TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Miastenia Gravis

Por:   •  14/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  922 Palavras (4 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 4

                         Universidade Presidente Antônio Carlos 

BIOMEDICINA

[pic 1]

        

                    FISIOLOGIA II

       

        

                                              JOÃO VITOR VALERIO

                                             LEOPOLDINA-MG

2017

 

 Miastenia Gravis

 A Miastenia Gravis é uma doença autoimune, sendo considerada uma patologia rara, atingindo qualquer raça, idade e sexo, possui um pico de incidência entre mulheres de 20 à 30 anos e homens entre 60 à 70 anos. Atingindo 1 pessoa a cada 10.000.

 Sua ocorrência e definida pelo surgimento de episódios de debilidade muscular, resultantes de uma anormalidade no funcionamento da junção neuromuscular, pelos ataques dos anticorpos aos receptores localizados na junção neuromuscular dos músculos voluntários.

 Sendo sua principal  características à  fraqueza dada ao seu portador decorrente dos receptores de acetilcolina nos músculos, interferindo na transmissão dos impulsos nervoso e provocando enfraquecimento dos muscular.

 Possui dois tipos possíveis de subdivisão, sendo eles á Miastenia congênita  e Miastenia adquirida. Na forma congênita o defeito acontece no contato  entre o nervo e o músculo. A causa pode ser a falta de uma proteína no nervo que não deixa liberar acetilcolina, ou um defeito na proteína do receptor da acetilcolina no músculo ou na enzima que retira o excesso desse neurotransmissor.

 Já na adquirida ou autoimune acomete geralmente mais as mulheres ao redor dos 20 anos, pessoas que até então eram absolutamente normais. Não se sabe por que, elas desenvolvem anticorpos contra o mecanismo da acetilcolina na região da fenda neuromuscular, que vão aderindo aos sítios receptores até que 98%, 99% se desestruturam e surgem os sintomas da doença.

Distúrbio Fisiológico.

 A fraqueza é a principal manifestação da doença, pois o sistema imunológico ataca a placa responsável pela conexão do nervo com o musculo. para entender melhor porque isso acontece, deve-se saber que para haver uma contração muscular normal, acontece a ativação de acetilcolina, que acaba induzindo um influxo de íons de sódio, que causam uma despolarização das células musculares. Com isso há liberação de íons de cálcio armazenados no reticulo  sarcoplasmático e a partir daí a contração muscular.  Indivíduos com predisposição genética ou com algum tipo de mutação relacionada a produção de anticorpos que são direcionados contra receptores de acetilcolina na placa motora terão Miastenia Grave, pois eles gerarão uma degradação destes receptores e consequentemente uma não comunicação.

Sintomas

 Os sintomas acabam sendo variados entre os pacientes portadores da doença, sendo que a mais simples e pequena atividade cotidiana como levantar da cama, tomar banho, lava louças. Podem estar comprometidos devido à fraqueza muscular.  São comuns os devidos sintomas.

 A queda de uma ou duas pálpebras (ptose), visão nublada ou dupla (diplopia) como resultado da fraqueza dos músculos que controlam os movimentos dos olhos.

 Dificuldade para engolir alimentos (sólidos: pela falta de força para mastigar e líquidos, como por exemplo a água, por conseguinte, a falta de força para engolir

 Perda do controle dos músculos faciais ligados às expressões, como sorrir, por exemplo.

 Fraqueza respiratória, esse sintoma e considerado o mais agressivo da doença.

Diagnóstico

 O diagnóstico clínico se baseia no histórico clinico do paciente e é complementado pelo exame de eletroneuromiografia com estimulação nervosa repetitiva e pela dosagem dos anticorpos contra os receptores da acetilcolina.  O uso de uma injeção de prostigmina, substância que ajuda a recuperar a força muscular por algum tempo, pode ser útil para confirmar a suspeita da enfermidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (151.1 Kb)   docx (67.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com