TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Organização Mundial da Saúde

Resenha: A Organização Mundial da Saúde. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/5/2013  •  Resenha  •  301 Palavras (2 Páginas)  •  310 Visualizações

Página 1 de 2

A problemática se desenvolve na perspectiva de que a população mundial está envelhecendo cada vez mais. Como consequência se tem o aumento de doenças que afetam principalmente idosos estão cada dia mais presentes, e a falta de investimentos na área da saúde acaba influenciando no tratamento e na dificuldade de cura de tais doenças. Analisar a real situação do envelhecimento populacional, tratamento de doenças em idosos e seus respectivos tratamentos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Levantar dados do envelhecimento populacional;

• Identificar quais são as doenças mais freqüentes;

• Entender o tratamento das doenças mais frequentes;

• Conhecer métodos de prevenção do envelhecimento.

A Organização Mundial da Saúde alerta para as várias consequências que estas chamadas transformações demográficas podem gerar para os sistemas de saúde publica, uma vez que com a evidente aumento da expectativa de vida acarretará também o aumento proporcional e natural de portadores de doenças crônicas como diabetes, hipertensão, Alzheimer. Dessa forma os sistemas de saúde deverão focar sua atenção aos cuidados primários de saúde da comunidade, preocupando-se portanto com a prevenção de tais problemas crônicos.

Sendo assim o estudo se justifica pela necessidade de se compreender que o caso da atenção à população idosa, as fronteiras se ampliam para além da rede de saúde. Outros nós nesta rede devem ser construídos na confluência de outras áreas de atenção, como a assistência social, esporte e lazer, educação, transportes etc. Situações de violência, isolamento social, instituições de cuidado de longo prazo, famílias disfuncionais são alguns exemplos os quais a saúde tem papel importante mas necessita de interação com outros setores no sentido de práticas integradas intersetorialmente.

METODOLOGIA

Com base em estudo bibliográfico em relação a assuntos referentes aos objetos: Centro de convivência do idoso, assistente social e qualidade de vida para idosos e famílias, buscando de conhecer e entender os impactos do envelhecimento populacional nas políticas públicas.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com