TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria Humanista da Enfermagem Josephine Paterson e Loretta Zderad

Tese: A Teoria Humanista da Enfermagem Josephine Paterson e Loretta Zderad. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/3/2014  •  Tese  •  282 Palavras (2 Páginas)  •  8.521 Visualizações

Página 1 de 2

Teoria da enfermagem humanística de Josephine Paterson e Loretta Zderad

Introdução

Paterson e Zderad elaboraram teoria na pratica de enfermagem humanistica em 1979, pela experiencia no cuidado em saude, motivados pelas decepções nesta area. As teorias de enfermagem oferecem uma maneira organizada e sistemática para expressar afirmações relacionadas a questões de enfermagem, possibilitam aos enfermeiros a oportunidade de descrever, prever, explicar e controlar fenômenos relacionados às suas práticas. As teorias de enfermagem humanística são baseadas na convicção de que os pacientes têm o potencial de auto-realização e podem progredir de uma forma saudável e criativa.

Objetivo

Os humanistas acreditam que há uma relação interação recíproca entre o enfermeiro e o paciente, com as ações de ambos influenciando os resultados. As teorias de enfermagem humanística enfatizam a singularidade de cada indivíduo e utilizam as descrições fenomenológicas de cada tipo de cuidado conforme o ponto de vista do enfermeiro, a resposta do paciente e a interação entre paciente e enfermeiro.

A enfermagem humanistica tem como objetivo de ajudar a si e ao proximo e o bem estar e o estar melhor. A teoria decorreu dos processos de questionamentos de reflexão e exploração, aos quais descrevem diferentes modos de cuidar e o olhar cientifico, já que as palavras são as principais formas de descrever e expressar o que se vivencia.

Benefícios

Por reconhecerem a singularidade dos indivíduos e as interações existentes entre paciente e enfermeiro, as teorias humanísticas ajudam os enfermeiros a envolver tanto a arte como a ciência em sua profissão. Elas enfatizam a importância do cuidado como um elemento chave na prática da enfermagem.

“Conheça todas as teorias, domine todas as tecnicas, mas ao tocar uma alma humana seja apenas outra alma humana” - Carl Jung

Referencia

http://www.facenf.uerj.br/v14n3/v14n3a21.pdf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com