TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias De Enfermagem

Trabalho Universitário: Teorias De Enfermagem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2013  •  1.446 Palavras (6 Páginas)  •  2.471 Visualizações

Página 1 de 6

TEORIA

Resultado de estudos científicos que através de varias informações podem servir como base e orientação para a execução de um procedimento pratico e conhecimentos.Teorias possibilitam um olhar para o mundo de forma sistemática e humanizada a fim de descrevê-lo, explicá-lo ou controlá-lo (hipótese)

Os quatro níveis de teoria na enfermagem:

I - ISOLAMENTO DE FATORES

II – RELACIONAMENTOD E FATORES

III – RELACIONAMENTO DE SITUAÇÕES

IV – PRODUTORA DE SITUAÇÕES (PRESCRITIVA)

As teorias de enfermagem devem direcionar as ações dos enfermeiros, de modo a responsabilizá-los pelos cuidados a prestar aos clientes, não mais executados de maneira empírica. Além disso, as teorias de enfermagem contêm elementos fundamentais que representam o conteúdo nuclear dessa disciplina: a enfermagem, a pessoa, o ambiente e a saúde, denominados metaparadigmas da enfermagem.

HIERAQUIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW

o Auto realização.

o Auto-estima

o Afetivo social

o Segurança

o Fisiológicas.

TEORISTA E SUAS TEORIAS

Florence Nigthinhgale : Teoria ambientalista do cuidado (12 de maio de 1820 a 13 de agosto de 1910)

A primeira mulher a receber Ordem ao Mérito. Criou uma escola de enfermagem com conceitos convencionais á época onde as as enfermeiras deveriam ser treinadas em hospitais associados com escolas médicas e organizadas para este propósito. As enfermeiras deveriam ser cuidadosamente selecionadas e deveriam residir em casas de enfermeiras que deveriam moldar e formar a disciplina e o caráter. Conceito básico mais característico nos trabalhos de Florence é o ambiente. Enfatizou o ambiente físico preponderantemente em relação ao meio psicológico e social. AMBIENTE FÍSICO: A higiene constitui uma noção inclusa, relacionada com todos os aspectos do ambiente físico em que se encontra o paciente. AMBIENTE PSICOLÓGICO: Um ambiente negativo poderia causar estresse físico, daí afetando o emocional do paciente. AMBIENTE SOCIAL: É visto como essencial na prevenção de doenças e refere-se especialmente à coleta de dados, na qual a enfermeira deve empregar todo seu poder de OBSERVAÇÃO.

Wanda Horta Teoria das Necessidades

Humanas Básicas (11 de agosto de 1926 a1981)

Horta introduz uma nova visão da enfermagem brasileira através de um conceito de sistematização. O ser humano é parte integrante do universo dinâmico, sujeito a todas as suas leis, em constante interação com o mesmo e essa dinâmica provoca no homem estados de equilíbrio e desequilíbrio. O ser humano é único, autêntico e individual. Os desequilíbrios geram no ser humano necessidades. A teoria se apóia e engloba leis gerais que regem os fenômenos universais, tais sejam, por exemplo: Lei do Equilíbrio; Lei da Adaptação e Lei do Holismo. A enfermagem é um serviço prestado ao ser humano. O ser humano como parte integrante do universo está sujeito a estados de equilíbrio e desequilíbrio no tempo e no espaço. O ser humano, como agente de mudança, é também a causa de equilíbrio e desequilíbrio em seu próprio dinamismo. Etapas do processo de enfermagem segundo Wanda: 1. Histórico de enfermagem 2. Diagnóstico de enfermagem 3. Plano assistencial 4. Plano de cuidados ou prescrição de enfermagem 5. Evolução da enfermagem 6. Prognóstico de enfermagem.

Dorothea Elizabeth Orem-Teoria do Autocuidado

Concluiu o curso de enfermagem em 1930 e o mestrado em 1939. Iniciou sua teoria em 1958.Teoria do Autocuidado O autocuidado, é a prática de atividades iniciadas e executadas pelos indivíduos em seu próprio benefício para a manutenção da vida e do bem-estar; Teoria do Déficit de Autocuidado ocorre quando as habilidades de autocuidado do indivíduo não são suficientes para satisfazer as suas demandas terapêuticas de autocuidado; Teoria dos Sistemas de Enfermagem Universal, Desenvolvimento, Desvio de Saúde. Foco: Autocuidado. Homem: Indivíduo que utiliza o autocuidado para manter a vida e a saúde, recupera-se da doença e consegue enfrentar seus defeitos. Saúde: Resultado das práticas aprendidas pelos indivíduos para manter a vida e o bem- estar. Ambiente: Os elementos externos com os quais o homem interage em sua luta para manter o autocuidado. Enfermagem: Auxilia o indivíduo a maximizar, progressivamente, seu potencial para o autocuidado.

Sister Callista Roy (14 de outubro de 1939) – Teoria da adaptação.

Desenvolveu o Modelo de Adaptação, em 1976. Reconhece a pessoa como "um ser biopsicossocial em constante interação com um ambiente em mudança”. Foco: Homem em adaptação. Homem: Ser social, mental, espiritual e físico afetado por estímulos do ambiente interno e externo. Saúde: Capacidade do indivíduo para adaptar-se a mudanças no ambiente. Ambiente: Forças internas e externas em um estado de contínua mudança. Enfermagem: Arte humanitária e ciência em expansão que manipula e modifica os estímulos de modo a promover e facilitar a capacidade adaptativa do homem.

Madeleine Leininger (1925) - Teoria do Cuidado Transcultural

Descreveu a teoria transcultural em 1978 e defendeu que a enfermagem deve considerar as crenças e os valores culturais das pessoas, dando a elas identificação singular, individual e pessoal. Conceitos: Cultura; Visão de mundo; Estrutura social. Formas de atuação: Preservação cultural do cuidado;Acomodação cultural do cuidado; Reestruturação Cultural do cuidado. O comportamento de cuidado transcultural, formas e processos tem ainda que ser verificado em diversas culturas, quando este corpo de conhecimento é obtido, tendo potencial para revolucionar a prática diária da enfermagem.

Hildegard Peplau - Teoria das Relações Interpessoais

Líder mundial em enfermagem, conhecida como a enfermeira do Século XX. Peplau é reconhecida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com