TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A história do núcleo de doenças endêmicas no Brasil

Trabalho acadêmico: A história do núcleo de doenças endêmicas no Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/5/2013  •  Trabalho acadêmico  •  2.695 Palavras (11 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 11

Este trabalho apresenta o histórico das principais doenças endêmicas do Brasil. Dentre as doenças endêmicas que mais preocupam a saúde pública estão: a malária; Leishmaniose; Esquistossomose; Febre Amarela; dengue, Tracoma Doença de Chagas; Hanseníase, Tuberculose ; Cólera e Gripe A.

MALÁRIA

A malária é também conhecida como paludismo, é uma doença potencialmente grave, ocasionada por parasitas do gênero Plasmodium, é transmitida pela picada do vetor Anopheles darlingi.

A malária em nível mundial é a mais séria e impactante das doenças transmissíveis, colocando em risco 40% da população dos trópicos

Quanto ao controle da doença no Brasil, pode-se afirmar que nos anos 50 houve a erradicação das transmissões dos casos infectantes graças á modelos de campanhas curtas e perfeitas.

LEISHMANIOSE

A leishmaniose é uma doença causada por parasita do gênero leishmania, os quais se espalham através da picada de mosquitos flebotomíneos, mais conhecido no Brasil como mosquito palha. Existem dois três de básicos de leishmaniose: a cutânea, a visceral e a mucocutânea.

A leishmaniose cutânea :(LTA) é uma doença infecciosa, não contagiosa de evolução crônica que acomete as estruturas da pele e cartilaginosas da nasofaringe de forma localizada e difusa, é considerada um grave problema de saúde pública.

No Brasil, a leishmaniose cutânea é uma das afecções dermatológicas que precisa de muita atenção devido á sua magnitude, assim como pelo risco de ocorrência de deformidades que pode causar no ser humano.

A doença ocorre em ambos os sexos e todas as faixas etárias, entretanto na média do país, predomina os maiores de 10 anos, representando 9% dos casos e o sexo masculino 74%.

A úlcera (ferida) típica de leishmaniose cutânea costuma localizar-se em áreas expostas da pele, tem formato arredondado ou ovalado com fundo avermelhado e com granulações grosseiras.

A leishmaniose mococutânea é uma variante da doença tegumentar e é causada pelo protozoário Leishmaniose brasiliensis.

A doença manifesta-se com o aparecimento de úlcera na mucosa nasal, com ou sem perfuração, perda de septo nasal, podendo atingir lábios, palato e nasofaringe.

Para evitar a transmissão é preciso algumas medidas preventivas. Segundo a Secretaria de Vigilância em saúde (2007)

A leishmaniose visceral: também conhecida como calazar, esplenomegalia tropical, é uma doença causada pelo protozoário Tripanossomatídeo Leishmania chagasi é uma doença crônica sistêmica, caracterizada por febre de longa duração e outras manifestações e quando não tratada pode levar ao óbito.

A leishmaniose visceral ocorre em todas as idades, mas na maior parte das aeras endêmicas 80% dos casos registrados ocorrem em crianças com menos de 10 anos. Em alguns focos urbanos a doença teve alta taxa de crescimento em jovens adultos.

A doença atinge principalmente as populações mais pobres dos países. Os países que apresentam 90% dos casos são: Índia, Bangladesh, Nepal, Sudão e Brasil. No Brasil o maior número de casos aprecem no Norte e Nordeste, onde a precariedade das condições sanitárias favorecem a propagação da doença.

Na década de 50 foi criado um programa de controle no Brasil com o objetivo de evitar a transmissão da doença na áreas de risco e colocar profissionais capacitados para diagnóstico e tratamento para controle da doença, visando assim diminuir a expansão da doença e mortalidade.

A prevenção para a doença pode ser feita com o uso de repelentes de insetos, e construção de moradias humanas a pelo menos 500 metros da mata silvestre.O tratamento é feito com o uso de compostos antimoniais, pentamidina, anfotericina ou miltefosina.

ESQUISTOSSOMOSE

É uma doença causada por um verme parasita da classe trematoda o Schitossoma Mansoni, essa doença é também conhecida como “barriga d’água”, “doença do caramujo” ou “xistose”.Essa doença ocorre em diversas partes do mundo de forma não controlada, por isso é considerada uma doença endêmica.

A esquistossomose é uma doença que ataca o fígado e o baço e que se não tratada a tempo pode levar ao óbito.

No Brasil ainda não existe nenhuma vacina contra a doença, o tratamento é feito com antiparasitários dose única. A prevenção ainda é o melhor remédio, e deve ser feita através de medidas de saneamento básico e alguns cuidados como:

• Evitar nadar em lagos, canis e rios em regiões onde a esquistossomose ocorre;

• Certifique-se que a água que bebe é tratada. Caso tenha dúvidas, ferva a água por 1 minuto ou a filtre.

• Em regiões com esquistossomose a água de banho deve ser aquecida por 5 minutos a 65ºC.

• Se houver exposição acidental rápida a água potencialmente contaminada, secar-se vigorosamente com toalha pode ajudar a prevenir que o parasita penetre na pele.

O diagnóstico da doença é feito através de exames de fezes, urina e sangue.

FEBRE AMARELA

A febre amarela é uma doença causada por um vírus chamado flavivírus, encontrado em primatas não-humanos que habitam regiões de florestas. Em áreas urbanas, o vetor da doença é o mosquito Aedes aegypti que também transmite a dengue.

Segundo o manual de vigilância epidemiológica de febre amarela (1999), a febre amarela foi o principal problema de saúde pública já enfrentado pelo Brasil, tanto pelo alto índice de letalidade da própria doença, como pelo desconhecimento da sua profilaxia e tratamento, na segunda metade do século passado, quando ela se instalou no litoral brasileiro e depois se alastrou pelo interior do país.

Existem dois tipos de febre amarela: a urbana e a silvestre.

A febre amarela urbana é quando o homem é o reservatório do vírus e fonte para a infecção do mosquito antropofólico mantendo o ciclo da virose. No Brasil, a febre amarela urbana estava erradicada desde 1942, quando foi registrado o último caso no Acre. Atualmente, surgiram casos em Minas Gerais.

Na febre amarela silvestre, o vírus se mantém na natureza circulando AM ambiente selvagem, transmitindo-se entre os macacos pela picada do mosquito zoófilos. Se uma pessoa penetra nesse ecossistema e é picado pelos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com