TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A viscosidade

Resenha: A viscosidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/7/2013  •  Resenha  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  519 Visualizações

Página 1 de 2

A viscosidade é uma propriedade característica dos líquidos, gases reais e newtonianos que se caracterizam pela medida da resistência ao escoamento que um fluído oferece quando se encontra sujeito a um esforço tangencial.

Graças à ação da viscosidade, quando um corpo se move num fluido, uma película do fluido adere a sua superfície e as forças viscosas entre as moléculas dessa película e as moléculas do fluido ao seu redor oferecem resistência ao movimento do corpo. Esta atividade se propõe a determinar o coeficiente de viscosidade de um líquido por um método que se baseia em medir as velocidades de queda de esferas no líquido sob ação da força viscosa retardadora.

A viscosidade é chamada de newtoniana quando a tensão de cisalhamento, τ, ou seja, a força F por unidade de área, aplicada paralelamente à direção do fluxo, necessária para iniciar o fluxo de uma camada molecular, for proporcionalao gradiente de velocidade dv/dx entre as camadas,

τ = η. dx

dv (equação de fluxo de Newton)

Onde η é o coeficiente de viscosidade.

A unidade de viscosidade é o Poise, definido como a força de cisalhamento requerida para produzir uma velocidade de 1 cm² s-¹ entre dois planos moleculares paralelos, de 1 cm² de área separados por uma distância de 1 cm.

Coeficiente de viscosidade de um líquido pode ser determinado através da velocidade de vazão do fluído por um tubo capilar. Neste caso, o coeficiente de viscosidade é dado pela equação de Hagen-Poiseuile,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com