TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquarios ,viscosidade Com Os Peixes E Seus Cuidados

Dissertações: Aquarios ,viscosidade Com Os Peixes E Seus Cuidados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2013  •  1.683 Palavras (7 Páginas)  •  966 Visualizações

Página 1 de 7

2. PARÂMETROS DE ÁGUA:

A) Para montar um aquário é necessário providenciar a água correta:

(A água da Companhia de Abastecimento vem com Cloro, Barrilha, Cloramina e Flúor, própria para seres humanos, mas, não para peixes ornamentais):

Nesta água adicionam BARRILHA (sulfato de alumínio e cal) para tirar a sujeira do fundo dos rios (areia, barro e etc); A barrilha é prejudicial à saúde dos peixes.

Também adicionam CLORO e/ou CLORAMINA, para eliminar BACTERIAS e COLIFORMES FECAIS. Estas substâncias na quantidade que vem na torneira são fatais para os peixes (causa a morte de peixes por irritação da MUCOSA – viscosidade dos peixes).

OBS: A MUCOSA dos peixes é o seu sistema imunológico, sem esta proteção (viscosidade) os peixes ficam vulneráveis a pegar doenças. No ser humano, nossa imunologia está em nosso sangue. Quando o peixe perde a mucosa, o “efeito sabonete”, se raspando ou por ter cloro ou cloramina na água, ele fica indefeso contra bactérias e doenças que queiram atacá-lo.

A título de curiosidade, o FLÚOR é adicionado à água para fortificar a dentição (dentes) dos humanos, é adicionado pelo Sistema de Abastecimento de água.

Então, sabendo-se disto, nenhum peixe pode ser colocado diretamente em ÁGUA DA TORNEIRA sem um tratamento prévio.

E água direto do meu filtro de água, pode?

2

Os filtros comuns não retiram “CLORAMINA”, por mais eficientes que sejam, então, não é correto. Somente o filtro de Reverse Osmose (filtro especial para aquariofilia, que gera água totalmente pura) é que se consegue retirar a Cloramina quando suas mídias estão novas.

Então o galão de água mineral, pode ser usado?

Como o próprio nome diz, água mineral é cheia de minerais e por este motivo de KH mais duro, não é própria para peixes tropicais, por exemplo.

*Qual a melhor água então?

Como a tecnologia facilita nossa vida, utilize água da torneira mesmo, mas, trate antes de introduzir no aquário com um produto chamado de “Condicionador de água”, que retira todas as substâncias impróprias, deixando a água correta para o aquário.

OBS: Só “anti-cloro” não resolve, já que não há somente o Cloro na água.

Normalmente, o condicionador de água é utilizado assim: 1 gota do produto por litro de água.

Ao adquirir um aquário, é necessário adquirir também um balde com cerca de 30% à 100% da litragem total do aquário, que será exclusivo do aquário (pois, não poderá ter resquícios de produtos químicos de limpeza). Neste balde será tratada toda a água que irá entrar no aquário e também será usado para retirar a água suja de descarte.

B) o Ph:

COR AMARELA = água ácida 6.0

COR VERDE = água neutra 7.0

COR AZUL = água alcalina 7.5

 pH

O pH refere-se à água ser um ácido, uma base, ou nenhum deles (neutra). Um pH de 7 diz-se neutro, um pH abaixo de 7 é "ácido" e um pH acima de 7 é "básico" ou "alcalino". Tal como a escala de Richter usada para medir terremotos, a escala do pH é logarítmica. Um pH de 5,5 é 10 vezes mais ácido do que água com um pH de 6,5. Assim, alterar um pouco o pH (de repente) é uma mudança mais química (e mais perturbadora para os peixes) do que poderia parecer.

3

Sabe-se que mudar o pH mais de 0,3 unidades por dia causa perturbação nos peixes. Assim, é importante que o pH do seu aquário permaneça constante e estável, sempre.

Lembra-se do Sistema de abastecimento de água que adicionava a Barrilha à água?

Então, o CAL é altamente ALCALINO, deixa nossa água de torneira SEMPRE próximo de 7.5 !!! Pois, a proliferação de bactérias em pH alcalino é menor do que no ácido.

A ÁGUA DA TORNEIRA É QUASE SEMPRE 7.5 ALCALINA

VEJA ABAIXO O TESTE LÍQUIDO QUE VOCÊ DEVERÁ FAZER

PELO MENOS UMA VEZ NA SEMANA:

Pingar 03 gotas no recipiente que veio com o teste e balançar – comparar a coloração na tabela que vem junto com o teste.

ATENÇÃO: Isto é um teste, a água tem que ser jogada fora – NUNCA JOGUE A ÁGUA DE TESTE NO AQUÁRIO. E jamais, pingar o teste diretamente no aquário.

C) A temperatura:

Para peixes tropicais geralmente de pH ácido a neutro, em aquários com plantas vivas (ou não), a temperatura correta é entre 25ºC a 28ºC.

Acarás-disco, mantemos sempre entre 28 a 32ºC, principalmente os filhotes e peixes jovens, pois, tem menor incidência de doenças ou falta de apetite.

Já para peixes de água fria manter entre 22 a 26ºC.

Aquários comunitários (onde há uma mistura de peixes de diferentes regiões do mundo) manter entre 25 a 28ºC.

4

A temperatura não deve variar, deve estar sempre constante para evitar doenças no aquário. A doença mais comum que se aproveita da variação de temperatura é Ictio.

Na natureza existem rios de água tropical, onde a temperatura é sempre alta, como há rios aonde a superfície da água chega a congelar com temperaturas abaixo de zero.

RIO TROPICAL - ÁCIDO

RIO CONGELANTE - ALCALINO

Temperatura da água sempre entre 27ºC e 32ºC

Temperatura ideal: 30ºC

Temperatura da água sempre entre 19ºC e 28ºC

Temperatura ideal: 25ºC

Mas, nos rios onde há o congelamento da superfície dos rios, como ficam os peixes?

A cada metro de profundidade que o lago tem; a água fica em média 4ºC graus mais altos que na superfície.

5

No aquário, pode se usar três tipos de equipamentos para aquecer a água do aquário:

1- Aquecedor (recomendação 0,5 watt por litro): ligado na energia aquece a água sem trégua, é necessário fazer um controle diário da temperatura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com