TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE SITUACIONAL/CONDIÇÕES DE SAÚDE

Por:   •  11/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  3.031 Palavras (13 Páginas)  •  198 Visualizações

Página 1 de 13

ATIVIDADE 3

 

ANÁLISE SITUACIONAL/CONDIÇÕES DE SAÚDE

 O município de Barra Longa tinha uma população estimada de aproximadamente 8.000 habitantes (IBGE, 2010). Porém, no decorrer dos últimos anos observou-se que esta população teve uma significativa queda do índice populacional.

A questão da área sanitária é bastante preocupante. Mais de 90% do esgoto canalizado são jogados nos córregos, riachos e rios. O Rio Carmo é o grande receptor dos esgotos, além de ter os córregos que desaqua no leito do rio que corta a cidade área do ESF 001, córrego este que tem como destino o esgoto. A cidade não possui rede de tratamento de esgoto, quando o acumulo de  chuvas  costumam transbordar invadindo as ruas. O município  foi atingido pela da Barragem de fundão causando mais trantorno ainda a cidade.

HÁBITOS E ESTILO DE VIDA

A Promoção da Saúde é uma das estratégias do setor de saúde que busca a melhoria da qualidade de vida da população.

A população tem pouca área de lazer  dentre outras, determinam nossa condição de saúde, com isso ficando ociosa causando assim um fator de risco mental e físico no que se refere à prevenção dos fatores de risco, podemos destacar ações voltadas para a prevenção do uso e abuso de drogas, combate ao tabagismo, gravidez na adolescência, prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, incluindo AIDS e prevenção de violência

A Unidades Básicas de Saúde e que são assistidas pelas Equipes de Saúde da Família 001 ,  do município realizam-se ações educativas que abordam temas como educação em saúde/mobilização social, alimentação saudável, saúde do trabalhador, promoção da cultura da paz, contra a violência, atividades físicas e prática corporal, entre outras

                                                    Descritivo das Ações

No plano serão descritas ações necessárias ao acompanhamento e monitoramento em saúde da população atingida direta e indiretamente no município de Barra longa. Para efetivação dessas ações, entende-se que o município precisa de empenho da equipe  e de uma boa  logística para dar suporte  assistência e monitoramento a saúde da população.  Para fazer necessária à execução dessas ações  previstas abaixo deverão ser reavaliadas periodicamente, podendo ser incluídas novas áreas e ações de acordo com as demandas e os indicadores relacionados às condições de saúde da população e as orientações e deliberações da equipe e gestores da saúde.Com o rompimento da barragem houve um aumento no numero de pessoas com doença mental, pois a população ficou muito abalada com o acontecimento,embora já tem acompanhamento com psiquiatra,elas ainda precisam ser acompanhada pela equipe de saúde por isso elaboramos um plano de ação junto com a equipe de saúde da família 001

                                            Estratégia de Saúde da Família:

Com o rompimento da Barragem de Fundão houve destruição de comunidade ocorrendo um remanejo temporário de pessoas para a sede do Município, aumentando o número de demanda para a Estratégia de Saúde da Família Urbano. Além dos funcionários que trabalham nas empresas para a reconstrução dos locais impactados, os mesmos procuram atendimentos médicos no centro assistencial de saúde aumentando nossa demanda. Tendo como necessidade aumentar o número de profissionais para dar suporte à equipe de Atenção Básica.

                                            Saúde Mental

Os cuidados primários para a saúde mental são um componente essencial de qualquer sistema de saúde que funcione adequadamente. No entanto, para serem totalmente eficazes e eficientes, os cuidados primários para a saúde mental têm que ser complementados por outros níveis de cuidados. Estes incluem componentes de cuidados secundários aos quais os profissionais de cuidados primários podem recorrer para referenciação, apoio e supervisão. Ligações com serviços informais e serviços baseados na comunidade são também necessárias. É crucial compreender e apreciar estas relações para compreender o papel dos cuidados primários integrados de saúde mental dentro do contexto do sistema geral de saúde. Barra Longa, conta com uma equipe do NASF para dar apoio a ESF com o objetivo de melhor acompanhamento  aos pacientes portadores de sofrimento mental, as equipes de saúde consideram  um  agravo  psicossocial  desses pacientes após  o Rompimento da Barragem de Fundão e aumento dos mesmos  por isso precisamos de um reforço na equipe atual do NASF.

 Faz necessário que seja feito monitoramento, acompanhamento, busca ativa dos usuários e planejamento de ações.

                                                                  Saúde do Idoso

Após observação pude também observar que a população de Barra Longa tem uma procedência mais para idosa , já que os jovens procuram outras cidade para estudar ou ate mesmo trabalhar, pois o município não oferece faculdade.

Segundo o IBGE, a população idosa brasileira é composta por 23 milhões de pessoas, totalizando 11,8% da população total do país. A expectativa de vida, para ambos os sexos, aumentou para 74 anos, sendo 77,7 anos para a mulher e 70,6 para o homem. Esse crescimento representa uma importante conquista social e resulta da melhoria das condições de vida, com ampliação do acesso a serviços médicos preventivos e curativos, avanço da tecnologia médica, ampliação da cobertura de saneamento básico, aumento da escolaridade e da renda, entre outros determinantes.

O perfil epidemiológico da população idosa é caracterizado pelo predomínio das condições crônicas, prevalência da elevada morbi-mortalidade por condições agudas decorrentes causas externas e das condições crônicas. A maioria dos idosos é portadora de doenças ou disfunções orgânicas, porém esse quadro remete necessariamente a limitações e restrição da participação social.

Em 2006, o Ministério da Saúde reformulou a Política Nacional de Saúde do Idoso, a partir de amplo debate e lançou a Portaria Nº 2.528 de 2006 que aprova a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Essa política tem como principais diretrizes: envelhecimento ativo e saudável, atenção integral e integrada à saúde da pessoa idosa, estimulo às ações intersetoriais, além do fortalecimento do controle social, garantia de orçamento, incentivo a estudos e pesquisas dentre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (362.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com