TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Química Geral

Trabalho Escolar: Química Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2013  •  856 Palavras (4 Páginas)  •  546 Visualizações

Página 1 de 4

I – Objetivo:

Verificar diferenças entre transformações físicas e transformações químicasatravés de procedimentos experimentais.

II – Introdução teórica.

Transformação significa modificação, mudança, alteração. O primeiro passoquando se estuda uma espécie de matéria com a finalidade de verificar se ela esta setransformando é isolá-la para podermos observá-la melhor.Para que possamos descrever uma transformação decorrida é necessário observá-la em dois momentos diferentes, um

estado inicial

e um

estado final

.Ao compararmos as propriedades especificas da matéria no

estado inicial

com as propriedades no

estado final

e percebemos alguma diferença, dizemos que ocorreu umatransformação na espécie de matéria observada.Transformação Física é aquele que não altera a estrutura das substâncias, ouseja, não altera sua composição química. Já transformação Química é aquele que alteraa estrutura das substâncias modificando a sua composição química.Enquanto na transformação física a identidade química da matéria envolvida e preservada, na transformação química a identidade química da matéria envolvida ecompletamente alterada.Preocupado em determinar a composição do ar atmosférico e explicar a reaçõesda combustão, o químico francês Antoine Laurent Lavoisier, no ano de 1777(sécXVIII), observou certa regularidade nas muitas reações por ele efetuadas.Em um relato do próprio Lavoisier a respeito de uma de suas experiência “Eutomei os 2,38g de Óxido vermelho de mercúrio que tinha obtido anteriormente e osintroduzi numa pequena retorta de vidro. Quando aqueci a retorta e esta se tornouincandescente, o material vermelho começou a perder pouco a pouco seu volume, e, emalguns minutos desapareceu completamente. Ao mesmo tempo surgiram 2,19g demercúrio e foi recolhido um gás que, uma vez pesado, forneceu uma massa igual a0,19g. Esse gás e melhor que o ar da atmosfera para a respiração dos animais e para aconservação da combustão”.Tal gás já havia sido descoberto, em 1744, pelos cientistas Scheele e Priestley, porém foi Lavoisier quem o denominou gás oxigênio, Em suas experiências Lavoisier se preocupava em medir as massas totais do sistema antes e depois de ocorrer à reação.O que nos introduz a uma das leis ponderais das reações, as massas dosreagentes, tanto em reações químicas quanto em reações físicas, são iguais as dos produtos obtidos.Em generalização ficou conhecida como a lei da conservação das Massas ou Leide Lavoisier, “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”.

.

III – Materiais Reagentes.

Sete tubos de ensaio

Água de cal, Ca(OH)2

Estante para tubos

Solução de iodeto de potássio, KI

Um bico de Bunsen, tripé e tela de amianto.

Solução de nitrato de chumbo, Pb(NO3)2

Uma pinça de madeira

Hidróxido de sódio, NaOH

Um béquer de 600 mL com vidro derelógio

Nitrito de sódio, NaNO2

Um béquer de 100 mL

Sulfato de cobre pentaidratado,CuSO4.5H2O

Uma Pipeta graduada

Fita de magnésio

Uma Pinça metálica

Espátulas

Um Fotômetro de chama qualitativo

Soluções de íons (Na+; K+; Ca2+; Sr2+;Cu2+; Li+)

IV – Procedimento experimental.IV.1 – Fusão e polimerização do enxofre

Em um tubo de ensaio seco, coloque uma espátula de enxofre sólido. Segure-ocom uma pinça de madeira, aqueça-o pouco a pouco, sacudindo-oconstantemente até que o enxofre se funda (como o enxofre possui baixacondutibilidade térmica, demora muito tempo para se fundir).

Rapidamente verta o tubo de ensaio sobre um béquer contendo água, deixandoo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com