TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

APS FISIOTERAPIA

Artigos Científicos: APS FISIOTERAPIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2013  •  8.373 Palavras (34 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 34

SUMARIO

Capa………………………………………………………….....………………………….……i

Folha de Rosto……………………………………………………………….……..…………ii

Sumário....……………………………………………………………………………………..iii

1 INTRODUÇÃO………………………………...……………………………….3

1.1 Objetivo....……………………………………...….…………………………..3

2 METODOS DIRETOS USADOS NA MASSAGEM MIOFASCIAL…..…..6

2.1 Técnicas Manuais Neuromusculares....................................................8

2.2 Técnicas que usam Alongamento com Resistência..........................10

2.3 Abordagem direta do Tecido Conjuntivo............................................10

2.4 Técnica direta profunda do tecido conjuntivo...................................14

3 METODOS INDIRETOS USADOS EM MASSAGEM MIOFASCIAL.....17

3.1 Abordagem Craniossacral................................................................…23

4 CONCLUSÃO................................................................................…......31

5 REFERENCIAL BIBLIOGRÁFICO……………..………………………….32

3

1 INTRODUÇAO

A liberação miofascial é uma técnica que uni a tração fascial não deslizante com quantidades variadas de alongamento ortopédico, com o intuito em produzir uma força tensional moderada e mantida sobre o músculo e sua fazia associada, o que resulta em alongamento visco elástico palpável e a desordem plástica da fascia. (ANDRADE, 2001)

A massagem miofascial é qualquer tipo de massagem que enfoca a unidade miofascial, incluindo músculos, tecido conjuntivo e a junção neuromuscular. Além disso, o tecido visado pode incluir áreas de ligação de tecido conjuntivo, onde acabam os músculos e as fibras de tecido conjuntivo formam tendões, ou ligamentos, como o tecido conjuntivo que conecta osso com osso. A massagem mio facial pode incluir também sugestões simples de cuidados próprios de alongamento, automassagem, uso de compressas frias e quentes e relaxamento para melhorar os efeitos da massagem. A palavra (mio) em mio facial refere-se aos músculos. (O prefixo deriva da palavra grega para músculo, wyós.) Os estudantes de massagem conhecem bem os músculos como os principais geradores de movimento e estabilizadores do corpo. Todas as funções que exigem movimento, dos batimentos cardíacos à expansão da caixa torácica para respirar, precisam de atividade muscular.

Os músculos são os maiores consumidores de energia no corpo humano. Músculos saudáveis respondem a sinais do sistema nervoso com movimentos coordenados e complexos. Fazia refere-se em geral a dois tipos específicos de tecido conjuntivo: o tecido conjuntivo frouxo (fascia superficial) e o tecido conjuntivo denso (fascia profunda). A fascia superficial (tecido conjuntivo frouxo) está ligada à camada interna da pele. Vasos capilares e linfáticos percorrem essa camada, assim como muitos nervos. A gordura subcutânea está ligada a ela. A fascia superficial tem um grande potencial de acumular excesso de liquido e de metabólitos, os produtos da quebra de hormônios, neurotransmissores e outras substâncias químicas do corpo. (DIXON, 2007) 4

A fascia profunda (tecido conjuntivo denso) é um material muito resistente e denso. Superfícies de fascia profunda grandes segmentos do corpo, como a cavidade abdominal. A fascia profunda também separa e limita músculos e órgãos. Os revestimentos em torno do coração (pericárdio) e da cavidade torácica (pleura) são formados por fascia profunda especializada.

A liberação miofascial está indicada em uma ampla gama de condições, nas quais o encurtamento fascial crônico restringe a limitação de a amplitude articular e da facilidade de movimento, como as condições posturais (lordose, cifose, escoliose, ombros elevados e anteriorização da cabeça), são situações no qual a liberação miofascial contribui para o alinhamento estrutural normalizado voltando a um estado de homeostase, equilíbrio da função muscular agonista e antagonista, qualidade e quantidade melhorada do movimento entre os segmentos corporais e através deles, diminuição da dor.

Uma mistura de técnicas e estilos inconsistentes compartilha o termo “miofascial”. Isso pode criar problemas para o futuro terapeuta miofascial. Por exemplo, um paciente pode ter sido tratado com sucesso no passado com terapia de ponto-gatilho miofascial, e pode esperar o mesmo tipo de tratamento todas às vezes. Ele pode ficar rapidamente desapontado com um novo terapeuta especializado em liberação miofascial porque o estilo é diferente, e não porque o tratamento é menos eficaz. É importante que os terapeutas tenham uma avaliação dos diferentes caminhos de especialização para explicar aos pacientes os que estão oferecendo.

Quando se procuram cursos avançados de terapias miofasciais, pode ser difícil perceber o que um determinado seminário tem a oferecer. A profissão de massagem como um todo e o campo parcial de massagem miofascial não tem uma terminologia clara e consistente para descrever métodos, enfoques, estilos e técnicas. Mesmo essas palavras são usadas às vezes de forma intercambiável. E até agora não foram definidas como consistência.

Em partes, a falta de clareza resulta de modalidades (i. é, estilos) com “nomes de marchas” que usam uma linguagem única, mas imprecisa para descrever o que pode ser abordagens, estilos ou técnicas comuns. 5

Alguns estilos de massagem miofascial com nomes diferentes podem ser em essência os mesmos (por exemplo, Rolfing e integração estrutural).

Além disso, a mesma técnica incluída em diferentes em diferentes estilos podem receber nomes diferentes (por exemplo, deslizamento effluerage profundo, escultura muscular, stripping e fricção longitudinal são em essência o mesmo; da pele é uma forma de pinçamento, ou pétrissage).

O estilo se refere a modalidades que se tornaram tão populares na cultura de massagem que são designadas com frequência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55.2 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com