TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADES AVALIATIVAS DE CITOLOGIA E HISTOLOGIA

Por:   •  20/1/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.099 Palavras (13 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

DANIEL EWERTON HERCULANO

ATIVIDADES AVALIATIVAS DE CITOLOGIA E HISTOLOGIA

SÃO LUÍS, 2016

DANIEL EWERTON HERCULANO

ATIVIDADES AVALIATIVAS DE CITOLOGIA E HISTOLOGIA

Atividades de Citologia e Histologia, das matérias de Citologia e Histologia ministradas pelo professor Vandilson Pinheiro Rodrigues, no curso de Medicina da Universidade Federal do Maranhão.

SÃO LUÍS, 2016


ATIVIDADE 1

Descreva morfologicamente e funcionalmente o tecido sanguíneo e identifique os achados da imagem de microscopia óptica corado por HE:

1.1. O tecido sanguíneo

O sangue é um tipo especializado de tecido conjuntivo, caracterizado pela sua fluidez, viscosidade e leve alcalinidade (pH, 7,4). Sua cor varia de vermelho-brilhante a vermelho-escuro e ele é formado por elementos figurados (hemácias, leucócitos e plaquetas) suspensos em um meio líquido (plasma).

O tecido sanguíneo corresponde a, aproximadamente, 7% do peso do corpo e, em um adulto, o volume total médio de sangue é de cerca de 5 litros.

Os componentes do sangue podem ser separados por centrifugação se o sangue for coletado na presença de anticoagulantes. Após essa segregação, a camada inferior de coloração vermelho escuro corresponde ao hematócrito que, por ser constituído pelas hemácias do sangue, pode ser usado como um importante indicativo da ocorrência de anemia. Os glóbulos vermelhos correspondem a cerca de 45% a 55% por cento do volume sanguíneo. A camada intermediária é a leucoplaquetária, sendo esta a mais fina e correspondendo a 1% do volume sanguíneo. Por fim, a camada transparente superior, com 55% a 60% do volume sanguíneo, corresponde ao plasma.

O estado fluido do tecido exige a existência de um mecanismo de proteção a fim de interromper o seu fluxo no caso de uma lesão vascular. Esse mecanismo é a coagulação, que é mediada pelas plaquetas e pelos fatores transportados pelo sangue, que fazem o sangue passar do estado de sol para o de gel.

O sangue, uma vez que circula por todo o corpo, é um veículo ideal para o transporte de materiais. Essa veiculação compreende as funções primárias do sangue, como o transporte de nutrientes do sistema gastrointestinal para todas as outras células do corpo e, consequentemente, o transporte dos produtos do catabolismo destas células para órgãos em que serão eliminados. Hormônios, moléculas sinalizadoras, metabólitos e eletrólitos também são levados pela corrente sanguínea para seu destino final.

A hemoglobina é uma proteína existente no interior das hemácias. É ela quem leva o oxigênio dos pulmões para as células do organismo, garantindo a oxigenação do nosso corpo. Essa proteína também transporta, juntamente com o componente fluido do plasma, o dióxido de carbono para ser eliminado nos pulmões.

O sangue também tem função reguladora. Ele ajuda a regular a temperatura do corpo e a manter o equilíbrio ácido-base e o equilíbrio osmótico dos fluidos do corpo.

Finalmente, o sangue age como uma via para a migração dos leucócitos entre os vários compartimentos do tecido conjuntivo do corpo durante a resposta inflamatória.

1.2. Os achados na imagem

São tipos de leucóticos que podemos encontrar no tecido sanguíneo, sendo eles:

a) Neutrófilos

b) Basófilos

c) Eosinófilo

d) Monócito

e) Linfócito

  1. Neutrófilos: migram para os sítios de infecção onde reconhecem e fagocitam bactérias. A migração e a ingestão necessitam de substâncias contidas nos grânulos citoplasmáticos.
  2. Basófilos: assim como os mastócitos no tecido conjuntivo, esses leucócitos expressam receptores para Imunoglobina E (um anticorpo) na sua superfície e liberam histamina (amina envolvida em processos de respostas imunológicas) para mediar reações alérgicas quando ativados pela ligação de antígenos. Um aumento no número de basófilos é chamado de basofilia e está relacionado a reações de hipersensibilidade aguda, infecções virais e doenças inflamatórias crônicas, como artrite reumatoide e colite ulcerativa.
  3. Eosinófilos: estas células são a primeira linha de defesa contra parasitas e também participam na deflagração do processo de asma brônquica.
  4. Monócitos: circulam no sangue por 12 a 100 horas e, em seguida, passam para o tecido conjuntivo, onde se diferenciam em macrófagos e se envolvem na fagocitose de bactérias, apresentação de antígenos e remoção de resíduos de células mortas. No tecido ósseo, os monócitos se diferenciam em osteoclastos, sob o controle de osteoblastos.
  5. Linfócitos: se dividem em linfócitos B, que são produzidos e amadurecem na medula óssea e são estimulados por antígenos que se diferenciam em plasmócitos secretos de anticorpos; em linfócitos T, que são produzidos na medula óssea, mas amadurecem no timo e participam da imunidade celular; e em uma classe menos abundante, os natural killers.

Obs: esses leucócitos se dividem em granulócitos (neutrófilos, basófilos e eosinófilos), que são as células fagocíticas que possuem um núcleo multilobulado e que medem de 12 a 15 cm de diâmetro; e em agranulócitos (mastócitos e linfócitos), que possuem um núcleo arredondado ou endentado e contêm apenas grânulos primários.

ATIVIDADE 2

Caracterize morfologicamente e funcionalmente os componentes citoplasmáticos e descreva patologia relacionada a cada componente:

  1. Caracterização dos componentes citoplasmáticos

Mitocôndria: geralmente são estruturas cilíndricas, podendo ser esféricas, ovoides e alongadas, possuindo aproximadamente 0,5 mm de diâmetro e vários micrômetros de comprimento. São móveis e localizam-se em sítios intracelulares onde existe maior necessidade de energia, pois sua função principal é a função de ATP. Possuem organização estrutural e composição lipoproteica características e um grande número de enzimas e coenzimas que participam das reações de transformação da energia celular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)   pdf (174.8 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com