TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acidente Vascular Cerebral

Ensaios: Acidente Vascular Cerebral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/1/2014  •  1.269 Palavras (6 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 6

1- ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

O AVC acontece quando o fluxo de sangue para uma parte do cérebro é interrompido porque um vaso sanguíneo no cérebro está bloqueado ou se rompe.

Se a circulação do sangue for interrompida por mais do que alguns segundos, o cérebro não consegue obter sangue e oxigênio. As células cerebrais podem morrer, causando danos permanentes.

Existem dois tipos principais de AVC: o isquêmico e o hemorrágico.

AVC ISQUÊMICO

Ocorre quando um vaso sanguíneo que fornece sangue ao cérebro é bloqueado por um coágulo de sangue. Isso pode ocorrer de duas maneiras: um coágulo pode se formar em uma artéria que já está muito estreita. Isso se chama trombo. Se ele bloquear completamente a artéria, é chamado de AVC trombótico; um coágulo pode se desprender de outro lugar nos vasos sanguíneos do cérebro ou alguma outra parte do corpo e se deslocar até o cérebro para bloquear uma artéria menor. Isso se chama embolia. Ele causa um AVC embólico.

AVCs isquêmicos podem resultar de artérias obstruídas, uma condição chamada arteriosclerose. Isso pode afetar as artérias dentro do cérebro ou as artérias no pescoço que levam sangue ao cérebro.

Gordura, colesterol ou outras substâncias se acumulam nas paredes das artérias, formando uma substância pegajosa chamada placa. Ao longo do tempo, a placa aumenta gradualmente. Ela freqüentemente dificulta que o sangue flua adequadamente, o que pode levar o sangue a coagular.

AVCs isquêmicos também podem ser causados por coágulos de sangue que se formam no coração ou em outras partes do corpo. Esses coágulos se deslocam com o sangue e podem ficar presos nas pequenas artérias do cérebro. Isso se chama embolia cerebral.

Determinadas drogas e condições médicas podem fazer com que o sangue tenha mais tendência a coagular e aumentar o risco de um AVC isquêmico.

Alguns AVCs isquêmicos começam sem qualquer hemorragia, então ocorre uma hemorragia na área afetada.

AVC HEMORRÁGICO

O AVC hemorrágico ocorre quando um vaso sanguíneo em parte do cérebro fica fraco e se rompe, fazendo com que o sangue vaze para o cérebro. Algumas pessoas têm imperfeições nos vasos sanguíneos do cérebro que resultam em mais chances de que isso ocorra. O fluxo de sangue que ocorre depois do vaso sanguíneo se romper danifica as células do cérebro.

2- SINAIS E SINTOMAS

Os sintomas de AVC dependem da parte do cérebro que é lesada. Em alguns casos, uma pessoa pode nem mesmo estar ciente de que teve um derrame.

Os sintomas geralmente se desenvolvem repentinamente e sem aviso, ou eles podem ocorrer ocasionalmente por um ou dois dias. Os sintomas geralmente são mais graves quando o AVC ocorre pela primeira vez, mas eles podem ficar piores aos poucos. Pode ocorrer uma dor de cabeça, especialmente se o AVC for causado por hemorragia no cérebro. A dor de cabeça: começa repentinamente e pode ser forte; ocorre quando está deitado; acorda do sono; piora quando muda de posição ou se curva, estica ou tosse.

Outros sintomas dependem da gravidade do AVC e de qual parte do cérebro é afetada. Os sintomas podem incluir: mudança na agilidade (inclusive sonolência, inconsciência e coma); mudanças na audição; mudanças no paladar; lentidão; confusão ou perda de memória; dificuldade para deglutir; dificuldade para escrever ou ler; tontura ou sensação anormal de movimento (vertigem); falta de controle sobre a bexiga ou intestinos; perda de equilíbrio; perda de coordenação; fraqueza nos músculos da face, do braço ou da perna (geralmente apenas em um lado); dormência ou formigamento em um lado do corpo; alterações de personalidade, humor ou emocionais; problemas com visão, inclusive visão reduzida, visão dupla ou perda total da visão; alterações na sensação do toque e na capacidade de sentir dor, pressão, temperaturas diferentes ou outros estímulos; dificuldade para falar ou compreender outros que estão falando; dificuldade para caminhar.

3- DIAGNÓSTICO

Um exame físico e neurológico completo deve ser realizado. O médico irá verificar se há problemas com visão, movimento, sensação, reflexos, compreensão e conversação; médico e enfermeiros repetirão este exame ao longo do tempo para ver se o AVC está ficando pior ou está melhorando; auscultar para verificar se há algum som anormal, chamado "bruit", quando usar um estetoscópio para auscultar as artérias carótidas no pescoço. Um bruit é causado por fluxo de sangue turbulento; verificar e avaliar a pressão sanguínea, que pode estar alta.

Os testes podem ajudar a determinar o tipo, o local e a causa do AVC e excluir outros distúrbios que possam ser responsáveis pelos sintomas: tomografia computadorizada (TC) do cérebro é feita freqüentemente logo depois de começarem os sintomas. Uma ressonância magnética (RM) do cérebro pode ser feita em vez disso ou depois;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com