TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrião Fitoterapico

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 3

Fitoterápico Agrião

Nomenclatura botânica oficial: Nastrurtium officinale

Família: Crucíferas

Parte utilizada: caules e folhas

Descrição

Intensamente cultivada no Brasil, esta planta vivaz aquática  tem talo estendido, grosso e carnoso, ramificado em sua parte superior, podendo atingir de 10 a 80 centímetros de altura. As folhas apresentam segmentos ovais ou oblongos, inteiros e ligeiramente sinuosos, com terminal geralmente maior. As flores, hermafroditas, regulares, brancas, miúdas, dispõem-se raminhos terminais. As sementes são muito finas e de cor amarelo-avermelhada. O agrião cresce, espontaneamente e em abundância, nos riachos, nas orlas dos rios, nas valas e nos charcos. Possui cheiro característico e levemente picante, o que o torna apreciado. Aconselha-se consumi-lo em grandes quantidades em saladas, pois contém um óleo essencial, iodo, ferro, fosfato e alguns sais.

 Pode ser plantado por sementes ou por pedaços de hastes fortes.

Prefere os meses mais amenos. Existem variedades de água e de terra seca, colhe-se 40 dias após a plantação, dando geralmente até quatro cortes espaçados de um mês.

Principais funções

O agrião possui um óleo levemente picante, chamado óleo de mostarda, que provoca um aumento de secreções da mucosa do nariz, da garganta e da traqueia, sendo benéfico nos casos de tosse seca persistente ou de expectoração purulenta, evitando problemas nos brônquios e nos pulmões; cura o raquitismo e a hidropisia, elimina os cálculos renais, produz aumento no funcionamento das glândulas e órgãos de secreção como o fígado e o pâncreas. Para aproveitar ao máximo as importantes propriedades deve ser utilizado fresco e verde.

Posologia

Infusão: 2 a 4g de planta fresca ou 2g de planta seca para uma xícara de água, duas a três vezes ao dia.

Pode ser usado em xarope com mel de abelha contra gripe, tosse e problemas pulmonares.

Decocção: 3 a 5g de folhas frescas, em 350 ml de água, durante três minutos em fogo brando, e tomar 2xícaras de chá ao dia.

Alimentação: o melhor é utilizar como salada ou suco.

Indicações

São indicados no tratamento de todas as enfermidades das vias urinárias, como cálculos renais, inflamações, insuficiência renal e vias respiratórias em geral.

É antigripal, combate asma, bronquite, traqueobronquite, hidropisia e escorbuto; é depurativo do sangue, estimula as glândulas de secreção e órgãos como fígado e pâncreas. Por ser um tônico gástrico, facilita a digestão, previne a gastrite, as úlceras gastroduodenais e atonia dos órgãos digestivos; aumenta a produção da bílis, combate as inflamações e hipertrofia da tireoide pela taxa elevada de iodo e baixa glicose que contém.

Uso externo: infecções dermatológicas, erupções, eczemas, acne, protege a pele contra o frio e o sol, queda de cabelo e caspa; usa-se massageando o couro cabeludo com o chá frio.

Contraindicações e Toxicidade

Não e aconselhado se a pessoa já é portadora de úlcera gastroduodenal, e a gestante no inicio da gestação deve usar com moderação pois pode causar aborto do feto.

 Agrião (Nasturtium officinale): Quando utilizada, a planta deve ser lavada cuidadosamente para evitar a infecção de ovos e larvas de parasitas, inclusive o vírus da hepatite do tipo A.

Em doses elevadas ou usadas de forma prolongadas, pode provocar irritação dos endotélios do estômago e do rim.

Os gliconastusídeo tem uma atividade bocigênica: inibem irreversivelmente a peroxidase tireoidiana, impedindo a oxidação de iodetos a iodo, assim como o sistema de transporte do iodo das células tireoidianas, diminuindo a produção de tiroxina. Fonte: PR VADEMECUM DE PRECRIPCIÓN DE PLANTAS MEDICINALES. 3ª edição. 1998

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com