TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agua Dura E Agua Mole

Trabalho Escolar: Agua Dura E Agua Mole. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/3/2014  •  700 Palavras (3 Páginas)  •  1.194 Visualizações

Página 1 de 3

Água de torneira, em muitas partes do país, contém certos minerais que interferem com a eficiência dos detergentes na limpeza. Água com esse comportamento é denominada de água dura. Tais detergentes deverão usar o que chamaremos de amolecedores de água.

Amolecedores de água removem esses minerais indesejáveis. Nesta experiência, você fará água dura de água destilada (água destilada não contém nenhum mineral e, por isso, pode ser denominada por água mole). Você poderá comparar a capacidade de espumar, de um detergente, usando água mole e dura.

Em depósitos subterrâneos, a água pode entrar em contato com certos materiais como o calcário (CaCO3) ou a dolomita (CaCO3 . MgCO3).

Dessa forma, passa a existir em sua composição uma quantidade excessiva de íons Ca2+ e Mg2+, na forma de bicarbonatos (HCO3-), nitratos (NO3-), cloretos (Cl-) e sulfatos (SO42-) o que a torna imprópria para consumo humano. A esse tipo de água chamamos água dura ( com teores acima de 150 mg/L), mole (com teores abaixo de 75 mg/L) ou moderada (com teores entre 75 e 150 mg/L).

Quando em contato com sabão, a água dura não faz espuma, pois os íons Ca2+ e Mg2+ reagem com o sabão e formam um precipitado.

O tratamento da água dura para a retirada de Ca2+ e Mg2+ é conhecido por abrandamento ou amolecimento e consiste em fazer a água atravessar uma resina que captura os íons Ca2+ e Mg2+, substituindo-os por íons não prejudiciais ao homem, tais como o Na+ e o H+. Esse procedimento é chamado de método da troca iônica. A remoção da dureza pode também ser efetuada por fervura ou pela adição de algumas substâncias amolecedoras, tais como: Hidróxido de Sódio (NaOH), Carbonato de Sódio (Na2CO3), Fosfato de Sódio (Na3PO4) e Sulfato de Alumínio (Al2(SO4)3).

De forma genérica, essa reação pode ser representada por:

2 R ─ COONa(s) + Ca2+(aq) → (R ─ COO)2Ca(ppt) + 2 Na+(aq)

sabão cátion sal de cálcio cátion

(sal de sódio) cálcio precipitado sódio

Um exemplo é o sabão estereato de sódio (C17H35COONa(s)), que é solúvel na água, produzindo o ânion estereato, como mostrado a seguir:

C17H35COONa(s) → Na+(aq) + C17H35COO1-(aq)

Mas, na água dura, esse ânion reage com o cátion cálcio e impede a ação do sabão:

C17H35COO1-(aq) + Ca2+(aq) → (C17H35 ─ COO)2Ca(ppt)

Esse tipo de problema levou ao desenvolvimento dos detergentes sintéticos.

A água dura não pode ser usada na indústria, pois pode haver o risco de acidentes como a explosão de caldeiras, também não é boa para cozinhar vegetais, pois eles endurecem em vez de ficarem mais moles.

É possível abrandar ou eliminar essa dureza da água, sendo que o método utilizado dependerá dos ânions que acompanham os cátions cálcio, magnésio e ferro II. Por exemplo, se o ânion for o bicarbonato, a dureza da água é temporária e pode ser eliminada com apenas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com