TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reutilização de evapotranspiração hidropônica de água com águas residuais tratadas

Projeto de pesquisa: Reutilização de evapotranspiração hidropônica de água com águas residuais tratadas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  701 Palavras (3 Páginas)  •  352 Visualizações

Página 1 de 3

Uso de algas para o tratamento da solução nutritiva descartável da hidropon1 Produção e indicadores fisiológicos de alface sob hidroponia com água salina. PAULUS D; DOURADO NETO D; FRIZZONE JA; SOARES TM. 2010.

O uso da agua salina na produção de hortaliças hidropônicas constitui no momento da atividade essencial, tendo em vista o aumento na demanda de agua doce, tanto pela atividade agrícola quanto pelo abastecimento urbano e industrial. Águas com alto conteúdo salino podem ser utilizadas em cultivos hidropônicos, porém as plantas que se desenvolvem nessas águas estão limitadas àquelas denominadas como tolerantes e moderadamente tolerantes a sais, tais como: tomates, pepinos e alface.

Os resultados obtidos em sistema de cultivo hidropônico podem indicar a possibilidade do uso da água salina como alternativa para produção de hortaliças para produtores que têm disponibilidade de água salina e restrita disponibilidade de água doce, embora com redução na produtividade.

4.2 Reúso de água evapotranspiração hidroponia com esgoto tratado.

Andrade Neto, Cícero Onofre de Souza, Anderson José Brilhante Faheina de Araújo, André Luis Calado.2008.

Nas regiões urbanas das grandes cidades verifica-se um maior problema de destino de efluentes das estações de tratamento devido à junção dos esgotos em grandes volumes. Desta forma o cultivo hidropônico torna-se importante, por sua característica intensiva, como alternativa de reúso de águas residuárias. como objetivo a otimização do balanço hídrico-nutricional do cultivo hidropônico de forragem verde utilizando esgoto tratado. Realizou-se a produção de forragem hidropônica de milho. O efluente tratado essencialmente doméstico teve origem de decanto-digestor de duas câmaras em série seguido de filtros anaeróbios afogados.

Obteve redução média máxima de 62,5 %, na quantidade de sais que entram no sistema em são absorvidos no cultivo. O cultivo FVH atuou reduzindo a carga microbiológica, apesar da relativa boa qualidade microbiológica do afluente do sistema Hidropônico. Percentuais significativos de redução foram alcançados, com até 90,23% de redução de Unidades Formadoras de Colônias (UFC), constituindo, assim, o Sistema Hidropônico como boa alternativa de tratamento de efluentes de Reatores de alta Eficiência.

4.3 Crescimento e produtividade do tomateiro em cultivo hidropônico NFT em função da concentração iônica da solução nutritiva. GENÚNCIO GC; MAJEROWICZ N; ZONTA E; SANTOS AM; GRACIA D; AHMED CRM; SILVA MG. 2006.

O cultivo hidropônico do tomateiro é uma técnica com a qual pode-se obter maior produtividade e melhoria no controle de diversos fatores durante o ciclo pro dutivo. Entretanto, essa técnica ainda requer aprimoramento em vários aspectos dentre eles, as doses de nutrientes na solução nutritiva com sistema hidropônico tipo fluxo contínuo de nutrientes (nutrient film technique; NFT). O entanto esse sistema ainda carece informações quanto aos aspectos de montagem e manutenção, exigindo a intensificação de pesquisas visando, principalmente, as condições locais. Dentre os fatores de produção, a nutrição mineral é essencial para elevar a produtividade e melhorar a qualidade do produto, todos os nutrientes essenciais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com