TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcoolismo: Habito Ou Necessidade?

Por:   •  28/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  3.829 Palavras (16 Páginas)  •  170 Visualizações

Página 1 de 16

CENTRO UNIVERSITÁRIO DOUTOR LEÃO SAMPAIO

CURSO DE GRADUAÇÃO EM BIOMEDICINA

“NOME DO ALUNO”

“TÍTULO DO PROJETO”

JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ.

2016

“NOME DO ALUNO”

“TÍTULO DO PROJETO”

Projeto de pesquisa       ao curso de Biomedicina da Centro Universitário Doutor Leão Sampaio - UNILEÃO, a coordenação do curso de Biomedicina sob orientação da professora Amanda Karine de Sousa, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel.

JUAZEIRO DO NORTE, CEARÁ.

2016


RESUMO


SUMÁRIO

  1. RESUMO

1        INTRODUÇÃO        5

1.1 HIPOTESE        5

2        JUSTIFICATIVA        6

3        OBJETIVOS        7

3.1 Objetivo Geral        7

3.2 Objetivos Específicos        7

4        REVISÃO DE LITERATURA        8

5        MATERIAL E MÉTODOS        14

5.1 Tipo e Local de Estudo        14

5.2 Amostra        14

5.3 Coleta e Análise dos Dados        14

5.4 Aspectos éticos        14

6        RESULTADOS ESPERADOS        15

7        CRONOGRAMA        16

8        ORÇAMENTO        17

REFERÊNCIAS        18

APÊNDICES        19

ANEXOS        22



  1. INTRODUÇÃO

No Brasil, o consumo abusivo de alcool constituti um crescente problema de ordem pública. O alcool é uma substancia utilizada com maior frequência entre os jovens, especificamente entre os universitários. (Garcia, de Freitas, 2015). No que diz respeito ao consumo de alcool entre universitários da area da saúde constitui um grupo que merece uma atenção especial em relação ao uso de bebeidas alcóolicas, pois são formados para trabalharem no futuro com questões de saúde coletiva.

Estudos apontam indices de prevalencia preocupante sobre o uso de acool entre estudantes de diferentes faculdades de saúde no Brasil. (IBGE, 2014). Com base em nossas observações empíricas, achamos necessário fazer também um levantamento sobre a nossa realidade local, para analisarmos a frequência de uso e o quanto o alcool tem afetado a comunidade acadêmica de uma faculdade de saúde da cidade de Juazeiro do Norte, no Estado do Ceará, Brasil.

Sobre o levantamento de evidências sobre o consumo de alcool de bebidas alcoolicas, o estudo considerará tanto os aspectos quantitativos quanto qualitativos da pesquisa.

A literatura mostra que a intervenção precoce dos fatores de risco pode ajudar a reduzir o risco de futuras e graves consequências de habilidades que, com maior frequencia, só chegam a se manifestar futuramente na vida profissional desses jovens (Bastos, 2008).

Estudantes que tem tendencia a apresentar problemas em sua profissão, como resultado negativo do uso abusivo de bebidas alcoolicas, na sua maioria, iniciam o consumo durante a formação acadêmica ou até mesmo antes de ingressarem na universidade, durante seus estudos secundários (BRASIL, 2014). E o nosso intutio é, com base nos resultados obtidos, alertar aos jovens universitários sobre os riscos que comprometerão dratiscamente a vida acadêmica e o futuro promissor de quem fizer uso abusivo de bebeidas alcoolicas.

Cresce a prevalencia do consumo de alcool entre os brasileiros e os dados motivaram o nosso interesse pelo presente trabalho, na tentativa de indentificar o padrão de consumo de alcool e as percepções sobre o consumo em convivas e suas interferencias sobre a vida acadêmica, em uma amostra de estudantes da area da saúde da região caririense.

1.1 HIPOTESE


  1. JUSTIFICATIVA

O álcool na vida de universitários é algo cada vez mais comum de ser vivenciado, o consumo extremamente exagerado de bebidas alcoólicas por estas pessoas destacam os grandes riscos e as grandes dificuldades que são consequentemente encontrados com o decorrer do tempo para estes jovens estudantes. Para Carpenter (2007). O alto consumo de bebidas alcoólicas para estes jovens universitários tem sido um grande alvo de pesquisas e investigações. Para muitos a experiência destes universitários com o álcool pode ocasionar o mau condicionamento resultado por este consumo.

Este é um processo que vem se agravando cada vez mais nos últimos anos, em que os universitários tomam suas próprias iniciativas, decidindo assim, por conta própria morar com amigos ou até mesmo sozinho, relatando que dessa forma há mais facilidade na sua forma de aprendizagem. Mais para Lordello (1998), isto ocorre a todo tempo, em todas as sociedades, mas que está se agravando tornando-se cada vez maior o consumo do álcool, não importando a idade e o nível socioeconômico para sua existência entre os estudantes.

Fato muito comum que ocorre em uma Universidade privada na Cidade de Juazeiro do Norte – CE principalmente com jovens que vem de outras localidades, cidades que se localizam longe da Universidade, e por conta disso os estudantes acusam cansaço por estarem sempre viajando e obtendo pouco tempo para dormir, ocasionando assim as dificuldades com os estudos. Segundo Vieira et al. (2008), os jovens caracterizam-se por mudanças biológicas, cognitivas, emocionais e sociais, onde constituem e proporcionam momentos importantes para a adoção de novas práticas no decorrer das fases em que vivem, com isso passando por comportamentos e ganho de autonomia.


  1. OBJETIVOS

3.1 Objetivo Geral

3.2 Objetivos Específicos


  1. REVISÃO DE LITERATURA

  1. DEFINIÇÃO DE ALCOOLISMO

Segundo GRINFELD, 2002  O álcool (etanol) é uma droga lícita de uso em quase todo o mundo. É consumido, há muitos séculos, por mulheres e homens em comerações, festividades entre outras ocasiões, mas seu uso pode causar dependência, depressão, estresse e sentimentos predispostos a motivações individuais para seu consumo.

Geneva: WHO, 2002,  afirma que o consumo de alcool tem crescido nos ultimos tempos, sendo que a maior parte desse aumento vem acontecendo em paises desenvolvidos ou em desenvolvimeto. Afirma ainda, que segundo literaturas o cosumo de álcool acontece de forma mais abusiva no sexo masculino. E que de acordo com estudos populacionais brasileiros, o alccolismo é negativamente associado com situações sociais, economicas, educação, ocupação e renda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25.8 Kb)   pdf (202.2 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com