TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguma Coisa

Dissertações: Alguma Coisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  298 Palavras (2 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 2

ntrodução

O texto que se apresenta é parte da reflexão inicial que as autoras estão realizando na pesquisa “Docência nos AVA – múltiplas visões”, da qual são bolsistas de Iniciação Científica. Este estudo possui 11 subprojetos que estão sendo desenvolvidos pelos professores e seus orientandos das instituições parceiras. Esta investigação pretende mapear densamente a docência nos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, não apenas caracterizando seus docentes, alunos, tutores, como ainda analisando os ambientes virtuais, a interação que proporcionam, a gestão de cursos a distância, a mediação pedagógica nos AVA, as condições de trabalho dos professores e tutores, como ainda pretende refletir sobre as possibilidades que os dispositivos móveis podem trazer a este tipo de educação.

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), ou também denominados AVEA – Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem, são espaços virtuais usados para ensinar a aprender em projetos formais de educação. São também chamados de sala de aula virtual, pois se destinam a ser espaço de realizar atividades educativas para desenvolvimento de cursos.

O conceito de virtual refere-se aquilo que existe em potencial, e não tem existência real, tal como conhecemos as salas de aula reais. O AVA é uma simulação usada em cursos a distância como se fosse uma sala de aula comum, para aulas presenciais. Só que essa condição dá ao AVA características muito singulares, em especial pelo espaço onde se localiza, o ciberespaço.

Ciberespaço é um espaço de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para criação de uma imagem anônima, que terá comunhão com os demais. Apesar da internet ser o principal ambiente do ciberespaço, devido a sua popularização e sua natureza de hipertexto, o ciberespaço também pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias: celular,.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com