TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Humana

Artigo: Anatomia Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2014  •  3.242 Palavras (13 Páginas)  •  985 Visualizações

Página 1 de 13

Estudo dirigido- Anatomia

1-Defina Anatomia.

Anatomia é a ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados. Anatomein, Ana= em partes, tomein= cortar. Refere-se ao estudo da estrutura e das relações entre essas estruturas.

2-Defina normal; variação anatômica; anomalia; monstruosidade.

Normalidade: padrão do corpo do indivíduo, que ocorre na maioria dos casos e é mais frequente estatisticamente.

Variação anatômica: se apresentam internamente e externamente sem prejuízo funcional ao individuo.

Anomalia: variações morfológicas que acarretam prejuízos funcionais.

Monstruosidade: anomalia acentuada incompatível com a vida.

3-Descreva a divisão do corpo humano.

Cabeça: crânio e face

Pescoço

Tronco: tórax, abdome e pélvis.

Membros (membros inferiores): quadril, coxa, perna e pé.

Membros (membros superiores): ombro, braço, antebraço e mão.

4-Descreva posição anatômica.

A posição anatômica é uma posição de referência, que dá significado aos termos direcionais utilizados na descrição nas partes e regiões do corpo.

O corpo está numa postura ereta (em pé, posição ortostática ou bípede) com os membros superiores estendidos ao lado do tronco e as palmas das mãos voltadas para frente. A cabeça e pés também estão apontados para frente e o olhar para o horizonte.

5-Defina planos de secção e delimitação.

Planos Seccionais: quatro planos são fundamentais:

Plano Mediano: plano vertical que passa longitudinalmente através do corpo, dividindo-o em metades direita e esquerda. Parassagital, usado pelos neuroanatomistas e neurologistas é desnecessário porque qualquer plano paralelo ao plano mediano é sagital por definição. Um plano próximo do mediano é um Plano Paramediano.

Planos Sagitais: são planos verticais que passam através do corpo, paralelos ao plano mediano.

Planos Frontais (Coronais): são plano verticais que passam através do corpo em ângulos retos com o plano mediano, dividindo-o em partes anterior (frente) e posterior (de trás).

Planos Transversos (Horizontais): são planos que passam através do corpo em ângulos retos com os planos coronais e mediano. Divide o corpo em partes superior e inferior.

Planos Tangenciais: suponhamos, agora, que o indivíduo, em posição anatômica, esteja dentro de um caixão de vidro. As seis paredes que constituem o caixão representariam os planos tangenciais:

Plano Superior: seria a parede que está por cima da cabeça

Plano Inferior: é o que se situa por baixo dos pés.

Plano Anterior: é o plano que passa pela frente do corpo.

Plano Posterior: é o que formaria o fundo do caixão, ou seja atrás das costas.

Planos Laterais: são as duas paredes laterais, que limitam os membros (superiores e inferiores), do lado direito e esquerdo.

6-Defina cavidade do corpo e suas divisões.

Dentro do corpo humano existem espaços que fazem mais do que separar os órgãos. Esses espaços também tem a função de proteger e promover sustentação. A estes espaços chamamos de cavidades do corpo.

Existem duas cavidades principais. São elas: cavidade dorsal do corpo e cavidade ventral do corpo. A primeira é formada pelos ossos do crânio, onde encontramos o encéfalo; e também pelo canal vertebral (coluna vertebral + medula espinal). A segunda está localizada na região do ventre e está subdividida, pelo diafragma, em cavidade torácica e abdominopélvica (onde se encontram as vísceras).

7-Defina esqueleto e cite 3 funções.

Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindo-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto.

- Sustentação do organismo (apoio para o corpo)

- Proteção de estruturas vitais (coração, pulmões, cérebro.

- Base mecânica para o movimento

- Armazenamento de sais (cálcio, por exemplo).

- Hematopoiética (suprimento contínuo de células sangüíneas novas)

8-Cite 3 diferenças do esqueleto entre o sexo feminino e masculino.

Nos homens os ombros são mais largos, o tórax é maior, a pelves é mais estreita, o sacro é mais longo e mais estreito, o comprimento das pernas equivale a 56% da altura em geral;

Nas mulheres os ombros são mais estreitos, o tórax é menor, a pelve é mais larga, o sacro é mais curto e mais largo, o comprimento das pernas equivale a 50% da altura em geral.

A pélvis é a porção anatómica que apresenta maiores diferenças sexuais, nas mulheres desenvolve-se no sentido da largura, com as asas ilíacas mais abertas e inclinadas para fora, os acetábulos e as tuberosidades isquiáticas mais distanciados e as paredes da pélvis menor mais verticais; nos homens desenvolve-se em altura, com os diâmetros da pélvis maior e da pélvis menor mais pequenos, e o ângulo púbico mais agudo. Alem disso, o canal superior é oval nas mulheres, enquanto nos homens tem forma de coração.

9-Cite e explique os tipos de ossos e exemplifique.

Ossos longos: é aquele que apresenta um comprimento consideravelmente maior que a largura e espessura. Ex: fêmur, tíbia, ulna, rádio, falanges, úmero, fíbula.

Ossos laminar: também chamado (impropriamente) plano, é o que apresenta comprimento e largura equivalentes, predominando sobre a espessura. Ex: ossos do crânio, como o parietal, frontal, occipital, escápula e o osso do quadril.

Ossos curtos: é aquele que apresenta equivalência das três dimensões.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com