TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Humana: Abdome/Pancreas

Pesquisas Acadêmicas: Anatomia Humana: Abdome/Pancreas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.208 Palavras (5 Páginas)  •  728 Visualizações

Página 1 de 5

FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS

CURSO DE ENFERMAGEM

Alex Santos da Silva

ANATOMIA HUMANA: ABDOME/PÂNCREAS

Santa Cruz de Cabrália

2012

Alex Santos da Silva

ANATOMIA HUMANA: ABDOME/PÂNCREAS.

Trabalho apresentado ao Curso de Enfermagem da Faculdade Ciências Médicas de Santa Cruz Cabrália-Ba, como requisito para a disciplina Anatomia Humana, sob a orientação do Profº. Nelson Pacobahyba.

Santa Cruz Cabralia

2012

Alex Santos da Silva

ANATOMIA HUMANA: ABDOME/PÂNCREAS

Trabalho apresentado ao Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Santa Cruz Cabrália, como requisito para a disciplina de Anatomia Humana, sob a orientação do Profº. Nelson Pacobahyba.

APROVAÇÃO: ___________________

BANCA EXAMINADORA

________________________________________

Examinador 1

________________________________________

Examinador 2

Santa Cruz Cabrália/BA

2012

SUMARIO

INTRODUÇÃO. 1

1. PROBLEMÁTICA. 2

2. OBJETIVO GERAL. 3

2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS. 3

3. REFERENCIAL TEÓRICO 4

3.1. ABDOME. 4

3.2. PÂNCREAS. 5

3.3 PÂNCREATITE AGUDA. 7

4. METODOLOGIA 8

5. REFERÊNCIA. 9

INTRODUÇÃO.

O corpo humano é constituído por elementos complexos que formam estruturas que se correlacionam, direta ou indiretamente, para manter o funcionamento do organismo humano.

Desta forma, para compreendermos a complexidade do corpo humano, é necessário o estudo de suas partes para dai obter entendimento do corpo como um todo. Surge então a Anatomia como ciência que estuda macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados (DANGELO e FATTINI, 2002, p. 1).

No estudo da Anatomia Humana, portanto, podemos observar o abdome que “é a parte do tronco que fica entre o tórax (acima) e a pelve (abaixo)” (ABRAHAMS, 2009, p. 98). De acordo com Drake, Vogl e Mitchell (2005, p. 220-221), o abdome, que é uma câmara cilíndrica, abriga e protege as vísceras abdominais, estando entre essas vísceras o Pâncreas.

1. PROBLEMÁTICA.

Desta forma, diante do conhecimento da Anatomia, surgem as seguintes questões: qual a posição anatômica do Pâncreas, sua função e o que é Pancreatite Aguda?

2. OBJETIVO GERAL.

Estudo do Pâncreas quanto a sua posição anatômica e sua fisiologia, e da Pancreatite Aguda.

2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS.

Estudar a anatomia do abdome.

Obter conhecimento sobre a anatomia do pâncreas.

Estudo sobre a fisiologia do pâncreas.

Estudo sobre Pancreatite Aguda.

3. REFERENCIAL TEÓRICO.

3.1. ABDOME.

“O abdome é uma câmara aproximadamente cilíndrica que se estende da margem inferior do tórax até a margem superior da pelve e do membro inferior” (DRAKE, VOGL E MITCHELL, 2004, p. 220).

De acordo com Nobeschi (2010, p. 7) o abdome possui uma das quatro cavidades do corpo humano que armazenam diversos órgãos, além da cavidade abdominal existem a craniana, torácica e pélvica.

A cavidade abdominal, segundo Dangelo e Fattini (2007, p.597) separa-se da torácica, superiormente, pelo diafragma e inferiormente tem continuidade com a cavidade pélvica, sendo considerado como limite entre a abdominal e a pélvica a cavidade superior da pelve.

Os órgãos contidos no abdome, como explica Abrahams (2009, p. 98), são sustentados pela parede abdominal e por uma estrutura óssea, essas vísceras são: trato gastrointestinal, fígado, baço, rins e o pâncreas, órgão que será estudado daqui em diante.

3.2. PÂNCREAS.

O pâncreas localiza-se posteriormente ao estômago, em uma posição retroperitoneal, estando fixada à parede abdominal posterior (DANGELO e FATTINI, 2007, p. 173).

Localiza-se entre o baço, à esquerda, e o duodeno, à direita, ficando assim estendido transversalmente na parede abdominal (DRAKE, VOGL e MITCHELL, 2005, p. 288). Localiza-se anteriormente à veia cava inferior, aorta, veia esplênica e glândula supra-renal esquerda (MALAQUIAS, 2008, p.16).

“O pâncreas começa como duas protrusões endodérmicas que têm origem nos lados dorsal e ventral do tubo duodenal embrionário” (RUBIN et all., 2006, p. 826).

De acordo com FTC (2007, p. 14), o pâncreas possui em média 15 cm de comprimento e de formato triangular, trata-se de uma glândula mista, e localiza-se transversalmente sobre a parede

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com