TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Sistemas E Eixos

Trabalho Universitário: Anatomia Sistemas E Eixos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/3/2014  •  947 Palavras (4 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A primeira e segunda etapa da atividade pratica supervisionada demonstrara os principais conceitos da literatura anatomica, da forma utilizada em questionamento e respostas de alunos , fazendo com o que surge a duvida e assim seje estudada a sua resposta essencial ao assunto estudado.Dentre os assuntos que serao interpretados e analisados estao as principais estruturas do organismo como a ossea , tugumentar e articular.E tambem o eixo de simetria e movimentos do corpo humano.

DESENVOLVIMENTO

Na primeira e segunda etapa da atividade pratica supervisionada (atps) hou-ve , assim como proposto na literatura da atividade, pesquisas realizadas que foram assim desenvolvidas e consequentemente respondidas com o intuído de estar mos-trando os resultados da pesquisa.

• ETAPA 2

Desenvolvimento de 5 questões com suas definitivas respostas sobre o tema pro-posto como o sistema tegumentar, sistema ósseo e sistema articular.

1 – O que é o sistema tegumentar , e quais sao suas principais funçoes ou atuações no organismo?

O tegumento ou pele cobre a superfície do corpo protegendo-o das influências ambientais danosas.Ela proporciona a proteção do corpo contra o meio ambiente, abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microorganismos invasores e tambem a regulação do calor através das glândulas sudoríparas e vasos sanguíneos.Há sensibilidade por meio dos nervos superficiais e suas terminações sensitivas no qual forma um envoltório para as estruturas do corpo e substâncias vitais (líquidos), formando assim o maior órgão do corpo.

2 – Fazendo parte do sistema tegumentar , Onde que se encontra a derme e a epiterne no organismo e quais suas principais atribuiçoes no corpo humano?

A epiderme não é vascularizada, sendo sobreposta sobre a camada papilar da derme, no qual contem espessuras diferentes. Em alguns lugares como na palma da mão e planta dos pés, ela é espessa, dura e de textura córnea. O epitélio estratificado da epiderme compõe-se de várias camadas denominadas de acordo com diversas categorias, tais como o aspecto das células, textura, composição e posição.A coloração da pele se deve aos pigmentos nas células da epiderme. Esse pigmento ,denominado de melanina, consiste em grânulos muito pequenos, marron-escuro ou pretos, intimamente agrupados, dentro das células.

Já a derme, cório, cútis verdadeira ou pele verdadeira é rija, flexível e elástica. É mais espessa na superfície dorsal do corpo que na ventral e na parte lateral mais que na medial dos membros. Nas pálpebras, escroto e pênis é excessivamente fina e delicada.A pele consiste em um tecido conjuntivo com quantidade variável de fibras elásticas e numerosos nervos, vasos sanguíneos e linfáticos. O tecido conjuntivo se dispõe em duas camadas: uma profunda ou reticular e a outra superficial ou papilar.A camada reticular consiste de tecido conjuntivo fibroelástico, composto sobretudo de feixes colágenos. As células desta camada são principalmente fibroblastos e histiócitos. Nas camadas mais profundas da camada reticular encontram-se glândulas sudoríparas, sebáceas, folículos do pêlo e pequenos acúmulos de células.

3- Qual o principal conceito dos ossos do organismo humano?

Ossos são órgãos esbranquiçados, muito duros, que unindos-se aos outros, por intermédio das junturas ou articulações constituem o esqueleto. O osso é um tecido vivo, complexo e dinâmico. Uma forma sólida de tecido conjuntivo, altamente especializado que forma a maior parte do esqueleto e é o principal tecido de apoio do corpo. O tecido ósseo participa de um contínuo processo de remodelamento dinâmico, produzindo osso novo e degradando osso velho. O osso é formado por vários tecidos diferentes: tecido ósseo,cartilaginoso, conjuntivo denso, epitelial, adiposo, nervoso e vários tecidos formadores de sangue.

4- Na literatura do sistema osseo , é observado a quantidade de 206 osoos em um corpo humano.Faça uma distribuição , associando as partes do sistema esqueletico com quantidades de ossos distribuidos por todo corpo.

Cabeça = 22

Crânio = 08

Face = 14

Pescoço = 8

Tórax = 37

24 costelas

12 vértebras

1 esterno

Abdômen = 7

5 vértebras lombares

1 sacro

1 cóccix

Membro Superior = 32

Cintura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com