TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Anatomia: Sistemas do Corpo Humano Doenças e a Atuação do Psicologo.

Por:   •  27/9/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.637 Palavras (11 Páginas)  •  1.079 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Trabalho de Anatomia: Sistemas do Corpo Humano Doenças e a Atuação do Psicologo.

Alunas:

RGM: 132.1112 e 132.1070

1º semestre de Psicologia.

Dourados,12 de junho de 2015.

Sistema Linfático:

Doença; Câncer

O câncer apesar a maioria das pessoas saberem que existe cura e tratamento para os diversos tipos de câncer, ele ainda é associado a morte, bom também não era pra tanto , muitas pessoas morrem hoje em dia por conta de um câncer , porem morrem aqueles que demoram procurar ajudar medica ou quando o câncer evolui rápido demais. O paciente sofre danos físicos e psicológicos durante todo o processo da doença, pois sua vida é totalmente modificada pela doença, traz medo, dor, preocupação em relação ao futuro.

O Câncer Infantil

Etiologia: O câncer é uma doença genética caracterizada pela divisão e proliferação desordenada de células que sofreram mutação em seu material genético. Ele ocorre em qualquer parte do organismo e é o acúmulo das células dá origem aos tumores. Os tumores são caracterizados pelo agrupamento de células anormais, que uma vez formadas serão destruídas pelo organismo, permanecerão como tumores benignos ou se transformarão em tumores malignos. Tudo dependerá do sistema imunológico do indivíduo, que será influenciado por diversos fatores de risco. (Associação Brasileira do Câncer [ABC], 2007)

O câncer é a principal doença causadora de morte em crianças com menos de 15 anos de idade. O que diferencia a manifestação do câncer infantil do adulto é que o primeiro geralmente afeta o sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação, já o segundo afeta as células do epitélio que recobre diferentes órgãos do corpo humano. 

Os tipos mais comuns de neoplasias infantis são as leucemias, os tumores do sistema nervoso central e os linfomas. As leucemias caracterizam-se pelo acúmulo de células imaturas anormais na medula óssea, sobrepondo-se ao número de células normais, que prejudicam a produção das células sanguíneas, já que, é na medula óssea que são produzidas as células que compõem o sangue. São elas: os eritrócitos (glóbulos vermelhos), que abastecem os tecidos com oxigênio retirado dos pulmões; os leucócitos (glóbulos brancos), que produzem anticorpos que protegem o organismo de infecções; e as plaquetas, que auxiliam a coagulação sanguínea. A leucemia é classificada como linfoide ou mielóide dependendo do tipo de célula sanguínea que tem sua produção reduzida ou impedida.

Os linfomas têm origem nos linfonodos. Estes localizam-se no sistema linfático, que é responsável pela produção de células responsáveis pela imunidade. Os linfonodos podem ser encontrados em todas as partes do corpo e produzem os linfócitos, que são células com funções importantes no combate a infecções. A transformação destas células de normais para anormais seguidas de crescimento e disseminação descontrolada (que pode causar metástase) é o que caracteriza os linfomas. Este tipo de câncer é classificado em linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin. O primeiro pode ocorrer em qualquer parte do corpo e seu diferencial está na presença de células denominadas Reed-Sternberg no tecido do paciente. Já o segundo só ocorre no pescoço, nas axilas e na virilha.

É importante que o diagnostico seja feito o quanto antes, os sintomas do câncer infantil podem ser facilmente confundidos com outros sintomas, onde os pais podem levar a pediatra e lá é descoberto, assim impedimos de a doença evoluir, pode –se utilizar a biopsia, punção ultrassonografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética, hemograma, mielograma. As condutas terapêuticas utilizadas no tratamento do câncer costumam ser a cirurgia, a quimioterapia, a radioterapia e o transplante de medula óssea no caso das leucemias.

Atuação do Psicólogo

A infância é um período crucial na vida de qualquer sujeito. É na infância, a partir das vivencias das relações familiares e sociais como um todo, que o indivíduo constrói sua relação com o próprio corpo, com o mundo externo, e a partir daí adquire uma estrutura de personalidade que vai ser a base de todas as suas experiências futuras.

A doença é um evento inesperável e indesejável, e o câncer , dependendo do tipo e da precocidade pode causar sequelas físicas e psíquicas que serão marcantes para a criança, além de ter sua rotina completamente alterada, impondo as vezes algumas limitações.

A reação da criança em relação ao diagnostico dependera da reação dos pais. E é por isso que os pais são os primeiros a necessitar de ajuda, pois visto que a criança desconhece a doença, são que vão transmitir ao filho todos os sentimentos provocados pela doença, e quando a família está bem orientada, os efeitos da doença são menos prejudiciais, pois os pais saberão manejar a situação da melhor maneira possível.

O psicólogo pode fazer muito pouco em relação a doença em si, este é o trabalho do médico, mas pode fazer muito no âmbito da relação do paciente com seu sintoma: esse sim é o trabalho do psicólogo.

Sistema Respiratório.

Asma:

A asma é causada pela contração espatica da musculatura lisa dos bronquíolos. A questão do asmático é a ventilação pulmonar, que se refere ao movimento da entrada e saída de ar entre a atmosfera e os alvéolos. Nesse processo, que podemos dividir em expansão e contração, estão envolvidos os pulmões, diafragma e as costelas.

Os músculos somente trabalham durante a inspiração, pois da expiração, há o processo de relaxamento. Na doença pulmonar, como a asma, a questão da resistência aflora e aumenta acentuadamente- daí o esforço para a ventilação. Estudos comprovam que pessoas com problemas pulmonares, tem muita dificuldade de interação social, para evitar crises muitos pacientes deixam de ir a certos lugares, isolando- se socialmente, também a questão da imagem corporal, alguns remédios provocam aumento de peso.

A psicologia tem uma certa importância nesse sentido, intervindo junto a equipe multiprofissional de modo que o paciente seja considerado de forma integral e que não se entre internações, remédios e isolamento, é importante também o trabalho junto a família, que também irá se adaptar a rotina, tudo visão a qualidade de vida e o bem-estar do sujeito asmático.

Sistema Nervoso

Esclerose Múltipla.

A esclerose múltipla é uma doença do sistema nervoso central considerada desmielizante pois causa danos na mielina que reveste as fibras nervosas destinas a medula espinhal e aos impulsos do cérebro e do nervo optico .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (252.8 Kb)   docx (60.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com