TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia Sitema Diestorio

Resenha: Anatomia Sitema Diestorio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  Resenha  •  315 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

• Diuréticos. A acção destes medicamentos provoca uma maior eliminação renal de água e sais, o que leva a uma diminuição do volume de sangue circulante e, por fim, da pressão arterial. Os medicamentos incluídos neste grupo são muito variados e actuam sobre várias partes do rim.

• Bloqueadores beta-adrenérgicos. Estes medicamentos evitam os estímulos provenientes do sistema nervoso autónomo. Entre outros efeitos, provocam, em primeiro lugar, a diminuição do débito cardíaco e, posteriormente, a dilatação das artérias de pequeno e médio calibre, o que acaba por contribuir para a descida da pressão arterial.

• Bloqueadores alfa-adrenérgicos. Estes produtos têm uma acção semelhante aos descritos anteriormente, mas como apenas actuam sobre as artérias, não diminuem o trabalho do coração e, por vezes, até podem aumentar a frequência cardíaca.

• Vasodilatadores. Estes medicamentos actuam directamente sobre as artérias de pequeno e médio calibre, provocando a sua dilatação e a consequente descida da pressão arterial. Normalmente, são ingeridos por via oral, mas também podem, em casos de crise hipertensiva que necessite da rápida redução dos valores da pressão, ser administrados por via endovenosa.

• Inibidores da enzima de conversão da angiotensina. Estes medicamentos baseiam a sua acção na inibição da actividade da angiotensina II, uma substância produzida quando a renina, uma hormona elaborada pelos rins, é estimulada. A angiotensina II apresenta um claro efeito hipertensor, na medida em que provoca uma intensa vasoconstrição periférica e estimula a produção de aldosterona, uma hormona que proporciona a retenção de água e sais nos rins. Por esta razão, sempre que se neutralize a actividade da angiotensina II, obtém-se um efeito hipotensor.

• Antagonistas do cálcio. São medicamentos que actuam sobre a musculatura das paredes das artérias de pequeno e médio calibre, bloqueando os canais de cálcio, cuja actividade é fundamental para a contracção muscular. Desta forma, evita-se a constrição das ditas artérias, o que permite uma vasodilatação periférica e a consequente descida da pressão art

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com