TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anatomia do plexo braquial

Tese: Anatomia do plexo braquial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Tese  •  2.808 Palavras (12 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 12

Anatomia do plexo braquial

O Plexo Braquial e a região do qual se origina toda a inervação dos membros superiores. Sua formação se origina da união de quatro nervos cervicais inferiores (C5, C6, C7 e C8) e por grande parte do primeiro nervo torácico (T1), e recebe auxilio do quarto nervo cervical (C4) e também do segundo torácico (T2). A união dos ramos C5 e C6 formam o tronco superior, o C7 origina o tronco médio e a união dos ramos C8 e T1 formam o tronco inferior. Cada tronco fornece uma divisão anterior e posterior. As divisões anteriores dos troncos superior e médio unem-se e formam o fascículo lateral. A divisão anterior do tronco inferior permanece isolada e forma o fascículo medial. As três divisões posteriores unem-se para formar o fascículo posterior. Do fascículo lateral origina-se o nervo músculo-cutâneo e a raiz lateral do nervo mediano; do fascículo medial, surge o nervo ulnar e a raiz medial do nervo mediano e; do fascículo posterior, os nervos axilar e o radial (SIQUEIRA RODRIGUES, 2006).

O plexo braquial tem localização lateral à coluna cervical e situa-se entre o músculo escaleno anterior e médio, posterior e lateralmente ao músculo esternocleidomastóideo. O plexo passa posteriormente à clavícula e acompanha a artéria axilar sob o músculo peitoral maior.

Em uma forma mais simplificada, dizemos que as raízes dos nervos C5 e C6 são responsáveis pela flexão do cotovelo e a movimentação dos ombros, já as raízes do nervo C7 é responsável pelo grupo de músculos extensor do cotovelo, punho e o extrínseco do polegar e dedos. As raízes dos nervos C8 e T1 são responsáveis pela grande parte da motricidade e capacidade apreensora das mãos.

O nervo torácico longo, é formado a partir das raízes de C5, C6 e C7 inervando parte da musculatura Inter escapular-vertebral dentre eles o músculo serrátil anterior, que mantém a escapula junto ao tórax. O nervo supraescapular é ramo direto do tronco superior, inerva os músculos supraespinhoso e infraespinhoso, tem importante função estabilizadora do ombro. (CARMO, 1998).

Nos traumatismos em que o ombro e forçado rapidamente para baixo (adução) e simultaneamente a cabeça e forçada em sentido contrario ao ombro, a porção alta do plexo braquial e comprometida. Já quando o membro superior (braços) e puxado por uma força exagerada, as raízes inferiores são mais afetadas podendo ocorrer alguma lesão. Se as lesões de baixa energia cinética (força, intensidade) podem causar lesões variáveis à estrutura do plexo sem muita gravidade, então se pode presumir, que as lesões de alta energia cinética (força, intensidade) pode causar lesões de maior gravidade podendo levar ate mesmo ao rompimento ou estiramento do nervo. (CARMO, 1998).

Inervação

O plexo braquial é formado pelos nervos espinhais que fazem conexão com a medula espinhal e são responsáveis pela inervação do tronco, dos membros superiores e da cabeça. São ao todo 31 pares sendo que: 8 são cervicais;12 torácicos; 5 lombares; 5 sacrais e 1coccígeo.

Os ramos do plexo braquial podem ser descritos como supra claviculares e infra claviculares.

Ramos supra claviculares:

Nervo para os músculos escalenos e longo do pescoço: Originam dos ramos ventrais dos nervos cervicais inferiores (C5, C6, C7, C8).

Nervo frênico: Associa-se de um ramo proveniente da (C5).

Nervo dorsal da escapula: Proveniente do ramo ventral (C5). Inerva o M. Levantador da Escápula e o M. Romboide.

Nervo torácico longo: Formados pelos ramos (C5, C6, C7). Inerva o M. Serrátil anterior.

Nervo do músculo subclávio: Junção do ramo (C5, C6). Inerva o M. Subclávio.

Nervo supra escapular: Origina-se ( C5, C6). Inerva os M. Supraespinhoso e M. Infraespinhoso.

Ramos infra claviculares:

Eles se ramificam a partir dos fascículos. Do fascículo lateral saem os seguintes nervos:

Nervo peitoral lateral: Proveniente dos ramos (C5, C6, C7). Inerva o M. Peitoral maior.

Nervo músculo cutâneo: Derivados dos ramos ventrais do (C5, C6, C7). Inerva o M. Braquial anterior e o Bíceps braquial. Impede a flexão do antebraço.

Raiz lateral do nervo mediano: Derivado dos ramos ventrais do (C5, C6, C7). Inerva o M. anterior do braço e o curto do polegar assim como a pele do lado anterior da mão.

Do fascículo medial saem os seguintes nervos:

Nervo peitoral medial: Derivado do oitavo cervical e do primeiro torácico (C8, T1). Inerva o M. Peitoral maior e menor.

Nervo cutâneo medial do antebraço: Derivado do oitavo cervical e do primeiro torácico (C8, T1). Inerva a pele sobre o bíceps até perto do cotovelo e dirige-se em direção ao lado ulnar do antebraço até o pulso.

Nervo cutâneo médio do braço: Origina-se dos ramos ventrais do (C8, T1). Inerva a parte medial do braço.

Nervo ulnar: Origina-se dos ramos ventrais do (C8, T1). Inerva os músculos flexores ulnar do carpo, flexor profundo dos dedos, adutor do polegar e parte profunda do flexor curto do polegar. Também inerva o dedo mínimo e metade do nervo anular.

Raiz medial do nervo mediano: Derivado do oitavo cervical e do primeiro torácico (C8, T1). Inerva os músculos da região anterior do braço e curtos do polegar e a pele lateral da mão.

Subescapular superior: Origina-se dos ramos (C5, C6). Inerva o M. Subescapular.

Nervo toracodorsal: Origina-se dos ramos (C6, C7, C8). Inerva o M. Latíssimo do dorso.

Nervo subescapular inferior: Origina-se dos ramos (C5, C6). Inerva o músculos subescapular e o redondo maior.

Nervo axilar: Origina-se dos ramos cervicais (C5, C6). Inerva os músculos deltoide e redondo menor. Não consegue fazer a abdução.

Nervo radial: Origina-se dos ramos do quinto ao oitavo cervical e do primeiro ramo torácico (C5, C6, C7, C8, T1). Inerva os músculos tríceps braquial, braquioradial, extensor radial longo e curto do carpo, supinador e todos os músculos da região posterior do antebraço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com