TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anemia em crianças menores de dois anos atendidas nas unidades básicas de saúde no Estado de São Paulo, Brasil

Artigo: Anemia em crianças menores de dois anos atendidas nas unidades básicas de saúde no Estado de São Paulo, Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  326 Palavras (2 Páginas)  •  430 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo APS

Tema: Anemia em crianças menores de dois anos atendidas nas unidades

básicas de saúde no Estado de São Paulo, Brasil

Anemia in children under two years in basic health care units in the state of S. Paulo, Brazil

O artigo trata de um estudo realizado em crianças menores de dois anos, atendidas em Unidades Básicas de Saúde de São Paulo , com o intuito de conhecer a prevalência de casos de anemia em crianças desta faixa etária, atendidas nas UBS de São Paulo , a coleta foi realizada em 160 unidades de saúde de 63 municípios das 5 Coordenações das Regiões de Saúde do Estado(CRS).

O estudo partiu do pressuposto do aumento dos índices de crianças atendidas com quadro de anemia, que vem aumentando , e a maior parte pela carência de ferro, tornando-se o principal agente etiológico, tornando – se importante determinar as diferenças existentes em cada uma das Coordenações de Regiões de Saúde (CRS).

Foram estudadas 2992 crianças , aproximadamente 600 por CRS , com idades compreendidas entre 6 e 23 meses, escolhidas aleatoriamente e após o questionário foi realizada coleta para dosagem da hemoglobina, através de punção venosa e a dosagem realizada pelo método da cianometa-hemoglobina.

Verificou-se que a anemia atinge mais as crianças do sexo masculino,propondo que esta diferença possa ser explicada pela maior velocidade de crescimento apresentada por eles, e mostrou a confirmação da prevalência da anemia por carência de ferro na população do Estado de São Paulo na população com menos de 2 anos, sendo que no interior , ás áreas economicamente mais desenvolvidas (CRS-4 CRS-3) registraram os maiores índices.

Podemos ressaltar neste artigo a relevância que a literatura coloca do recém –nascido de baixo peso , por desnutrição intra-uterina ou prematuridade , como um dos fatores predisponentes para a Carência de ferro.

Os dados apresentados neste estudo revelam a importÂncia deste assunto , e alerta para a prevenção e controle deste níveis , enquanto problema de de Saúde pùblica para evitar prejuízos irrevesíveis para gerações futuras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com