TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Arteriosclerose

Trabalho Universitário: Arteriosclerose. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/11/2013  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  1.120 Visualizações

Página 1 de 3

Arteriosclerose / REUSMO SLIDE

O QUE É?

A arteriosclerose é o estreitamento ou endurecimento das artérias. As artérias são tubos que levam sangue e oxigênio ao coração, cérebro e outras partes do corpo. A arteriosclerose pode começar na infância e progredir lentamente, na medida em que a pessoa cresce. Em algumas pessoas esta doença pode progredir mais rapidamente. Normalmente esta doença ocorre em pessoas maiores de 45 anos e é mais comum em homens. Depois da menopausa, as mulheres têm o mesmo risco que os homens.

A arteriosclerose é uma enfermidade que pode favorecer: AVCs, aneurismas da aorta; infarto cerebral; angina abdominal (dor) e infarto intestinal (coágulo sanguíneo nos intestinos); doença arterial coronária e arteriosclerose das extremidades.

Nas paredes das artérias doentes formam-se placas feitas de colesterol, células musculares, cálcio e tecido fibroso. Estas placas podem crescer tanto que obstruem a artéria e, como consequência diminui o fluxo sanguíneo. Estas placas também podem fragmentar-se e formar coágulos. Os coágulos podem bloquear o fluxo sanguíneo para outras áreas do organismo e causar sérios problemas.

CAUSAS: Embora muitas pessoas estão dispostas a ser afetados por esta doença através de fatores genéticos, é mais susceptível de afetar a você se você tem problemas de diabetes, tireoide, hipertensão e altos níveis de mau colesterol. Muitas vezes, as artérias que transportam sangue para o coração, cérebro e extremidades são afetados. Mesmo a aorta, a maior artéria do corpo, pode também ser afetada. Arteriosclerose é causada pelo consumo excessivo de alimentos que contenham gorduras saturadas e colesterol, bem como carboidratos, especialmente vindo de alimentos processados, que são ricos em gordura e açúcar. Algumas dietas são também susceptíveis de provocar um aumento do nível de colesterol no sangue, resultando em depósitos de gordura nas paredes das artérias, bem como provocando a coagulação do sangue a uma velocidade maior.

(NÃO ESTÁ NO SLIDE, MAS VAMOS FALAR BEM RAPIDAMENTE)PREVENÇÃO: A arteriosclerose não tem cura, mas sua progressão pode ser diminuída ou detida. Esta doença exige constante acompanhamento médico e mudanças no estilo de vida (remédios para diminuir o colesterol, modificação da dieta, perda de peso, abandonar o cigarro e aumento da atividade física).

Para prevenir a arteriosclerose é preciso não fumar, controlar os níveis de colesterol e de pressão arterial, praticar atividade física regularmente, adotar uma dieta rica em fibras e pobre em gordura, controlar o diabetes e manter peso adequado para a respectiva idade e altura.

SINTOMAS: Frequentemente os sintomas não aparecem até a doença estar em estágios avançados. Os sintomas dependem do local onde ocorre a diminuição do fluxo sanguíneo e da gravidade da doença. Podem acontecer cãibras musculares de ocorrem alterações nas artérias das pernas, um ataque cardíaco se houver danos nas artérias do coração, infarto cerebral ou ataques isquêmicos transitórios se houver alteração nas artérias do pescoço e cãibras abdominais se houver alteração das artérias do abdômen.

O risco de desenvolver esta doença aumenta com pressão alta, tabagismo, diabetes, obesidade, altos níveis de colesterol LDL (colesterol ruim),

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com