TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Aterosclerose e Arteriosclerose

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.214 Palavras (5 Páginas)  •  498 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

A nossa saúde é algo que devemos cuidar da melhor forma possível, pois está propensa a ter problemas quando não utilizamos de hábitos saudáveis. Nem sempre a população tem conhecimento geral de tal problema.

Este trabalho está estruturado para que haja mais simplicidade e possa ser exposto para a população, de forma que o assunto “ATEROSCLEROSE” não seja inibida do dicionário particular, conscientizando a população, que se preocupam muitas vezes só ouvindo seus nomes peculiares, cabendo ao profissional de enfermagem, acalmar e explicar ao paciente.

Todos os conceitos foram pesquisados e analisados com precisão com o intuito e transparecer de forma mais simples e completa possível, tendo como assunto principal a Aterosclerose, estabelecendo: definição, diferença entre aterosclerose e arteriosclerose, tipos de aterosclerose, causas, sinais e sintomas, diagnóstico , tratamento ,prevenção ,prognóstico e complicações.

ATEROSCLEROSE

Definição

A doença é causada pelo acumulo de gordura, colesterol e substâncias na parede das artérias, dificultando então, o fluxo sanguíneo e podendo desenvolver graves complicações dependo do local manifestado.

Aterosclerose e Arteriosclerose

Como mencionado anteriormente aterosclerose é uma condição causada pelo acúmulo de gordura e substâncias nas artérias e a arterioesclerose é quando vasos sanguíneos responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes do coração ao resto do corpo, tornando as artérias rígidas e espessas, dificultando o fluxo sanguíneo para tecidos e órgãos.

Tipos de Aterosclerose

A doença, tendo se manifestado em algumas partes do corpo podem ser fatal, mas a maioria pode desenvolver diversas doenças, podendo encontrar diversos comuns tipos e os mais comuns são:

• Doença da artéria coronária: ocorre quando as artérias do coração endurecem e acaba dificultando o fluxo de sangue ao coração;

• Doença da artéria periférica: ocorre quando as artérias endurecem, dificultando a circulação para os membros inferiores e superiores;

• Doença renal: os rins funcionam como filtro para o corpo e o mau funcionamento das artérias pode desenvolver insuficiência.

Causas

A aterosclerose é provocada pelo acúmulo de placas de gordura, colesterol e outras substâncias nas paredes arteriais, responsáveis por levar sangue e oxigênio ao corpo. Esse acúmulo causa o estreitamento das artérias, prejudicando o fluxo sanguíneo. Eventualmente, partes desses depósitos de gordura nas artérias podem se soltar e entrar na corrente sanguínea, espalhando-se pelo corpo. Isso pode acarretar na formação de um coágulo sanguíneo em qualquer parte do organismo, seja este fixo ou móvel, o que também prejudicará o fluxo do sangue para outros órgãos.

Fatores de risco

O endurecimento das artérias ocorre ao longo do tempo. Além do envelhecimento, fator de risco comum entre várias doenças cardíacas, outros fatores que aumentam as chances de uma pessoa desenvolver aterosclerose incluem:

• Pressão arterial elevada

• Colesterol alto

• Diabetes

• Obesidade

• Tabagismo

• História familiar de doença cardíaca

• Sedentarismo

• Doenças renais crônicas

Sintomas

Os sintomas da aterosclerose podem ser bastante evidentes, mas, em alguns casos, uma pessoa pode ter a doença e não apresentar nenhum sinal disso. Contudo a doença pode se manifestar em diferentes locais do corpo dificultando o funcionamento nas artérias e o fluxo sanguíneo, quando a condição se manifesta ela traz consigo alguns sintomas comuns que ajudam a identificar essa manifestação.

Alguns dos sintomas de aterosclerose são: dilatação dos vasos sanguíneos, dor no peito, profundas dores de cabeça, dores nos braços e pernas e cansaço, dormência súbita nos membros e dificuldade de falar, falta de ar e fadiga quando o indivíduo realiza esforço físico. Pode ocorrer também acidente vascular cerebral em casos de a doença manifestar na massa cerebral.

Dor no peito ou desconforto (angina) é um dos sintomas da aterosclerose nas coronárias. Ele aparece quando o coração não está recebendo sangue ou oxigênio suficientes. O grau da dor costuma variar de pessoa para pessoa. A dor também varia de acordo com o local em que acontece o estreitamento das artérias. Dores em pernas ao caminhar, que melhoram com repouso, queda de pelos nas pernas e pele fria e palidez nos dedos podem indicar comprometimento de artérias nestes locais.

Acidente vascular cerebral pode ser o primeiro sintoma de aterosclerose carotídea, que também pode apresentar fenômenos transitórios, como tonturas.

Mulheres, idosos e indivíduos com diabetes são mais propensos a apresentar esses sintomas, além de uma sensação de fraqueza também.

Diagnóstico

O diagnóstico se dá por meio de um exame físico e com perguntas sobre o histórico médico do paciente e de sua família e a realização de alguns exames. Existem muitos deles que podem ajudar a diagnosticar aterosclerose. Geralmente, o médico solicita mais de um exame para obter um diagnóstico preciso.

Os testes para aterosclerose podem incluir:

• Angiografia/arteriografia coronária, um exame invasivo que avalia as artérias coronárias em raios-X

• Ecocardiograma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (49.9 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com