TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VITAMINAS ANTIOXIDANTES E PREVENÇÃO DA ARTERIOSCLEROSE NA INFÂNCIA

Por:   •  31/10/2016  •  Artigo  •  812 Palavras (4 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

APS – ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA

OUTROBRO 2016

UNIP – Universidade Paulista

Campus Marquês

APS – Atividade Prática Supervisionada

VITAMINAS ANTIOXIDANTES E PREVENÇÃO DA ARTERIOSCLEROSE NA INFÂNCIA

Nomes:

Adriano Dutra                                                 RA C50DEA6

Ana Carolina Veiga                                        RA C542HD4

Katharina Fernanda Chalita Senciales          RA C3986A5

Lucas Oliveira                                                RA C66AFA1

Rodrigo Silva do Amaral                                RA C6426C-0

VITAMINAS ANTIOXIDANTES E PREVENÇÃO DA ARTERIOSCLEROSE NA INFÂNCIA

As dislipidemias, ou seja, lipídios/gordura no sangue tem sido algo marcante na infância e adolescência devido à má alimentação a falta de exercícios físicos e em fatores hereditários. Assim, as dislipidemias podem se iniciar na infância, neste artigo podemos observar e revisar os potenciais efeitos antioxidantes das vitaminas A, C e E na prevenção do desenvolvimento da arteriosclerose na infância, com ênfase na prevenção da dislipidemia.

Em uma pesquisa foi averiguado que cerca de 50% das crianças com um ano apresentam ateromatosas na aorta e a partir dos dez anos, 100% apresentam estrias gordurosas e no leito coronário relacionados aos níveis de LDL. O LDL é responsável pelo transporte do colesterol para as artérias, com o seu aumento ocorre à aterosclerose, infarto do miocárdio, ataque cardíaco e doença vasculares.

Vitaminas antioxidantes para a prevenção da arteriosclerose na infância são substâncias capazes de bloquear os efeitos da oxidação, inibindo no início a formação de radicais livres. A quantidade de antioxidantes na alimentação influência na formação de um indivíduo em desenvolver o estresse oxidativo, que é o excesso de radicais livres no nosso organismo, que pode ser causado pelo desequilíbrio nutricional devido à deficiência de antioxidantes e excessiva quantidade de pró-oxidantes. O efeito das vitaminas A, C e E pode ser medido por meio de observações da concentração de lipídeos e o consumo adequado de vitamina E que incide na diminuição das doenças crônicas.

 A vitamina E consiste em um grupo de oito compostos lipossolúveis, cada um com atividades específicas, sendo o α-tocoferol o mais potente e o mais abundante antioxidante lipossolúvel nos tecidos, e no LDL. O α-tocoferol e outras formas de vitamina E atuam por quebra de cadeia, pois previnem a oxidação por capturarem os radicais livres e promoverem a primeira linha de proteção contra a peroxidação lipídica que é a incorporação de um oxigênio molecular (radical livre) sobre os ácidos graxos da membrana celular, levando à destruição de sua estrutura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (113.5 Kb)   docx (39.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com