TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Articulação Do Ombro

Pesquisas Acadêmicas: Articulação Do Ombro. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2014  •  1.062 Palavras (5 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

TÍTULO : GINÁSTICA PARA TODOS – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FORMAS DE APLICAÇÃO

São Paulo

2014

RELATÓRIO DE ATIVIDADES PRÁTICA SUPERVISIONADA

TÍTULO : GINÁSTICA PARA TODOS – PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E FORMAS DE APLICAÇÃO

São Paulo

2014

1 . Introdução

A Ginástica para Todos ou Ginástica Geral é uma modalidade não competitiva da Ginástica. Seu principal objetivo é trazer benefícios a saúde dos praticantes , proporcionando alegria pela prática. É uma atividade que busca integrar porque trabalha o coletivo. A Ginástica para Todos não seleciona seus praticantes , não há limitações, podem variar sem sexo, idade, tamanho ,peso entre outros, diferentemente dos esportes competitivos e de alto rendimento Gostaria de ressaltar a importância da Ginástica como esporte que busca integrar, o modo como trabalha o coletivo, o respeito mútuo além dos benefícios físicos, e o quanto é importante trabalhar estes aspectos no ambiente escolar, com crianças que estão iniciando sua vivência no esporte assim como em diversas outras áreas .

2. DESENVOLVIMENTO

A Ginástica Geral ou para Todos , como é popularmente conhecida, é uma modalidade esportiva não competitiva. O pensamento deste tipo de modalidade é a ideia do prazer pela prática. Em 1953 houve a primeira edição do Festival Internacional de Ginástica que aconteceu em Roterdã. Após este acontecimento, os praticantes de tradição do meio pressionaram a FIG, para que se voltassem a modalidade do esporte não competitivo. “Vários representantes de diferentes países da faixa central da Europa, que tem muita tradição no campo de Ginástica, começaram a pressionar mais intensamente a FIG, a fim de que essa instituição voltasse a olhar com mais dedicação para a Ginástica fora do âmbito competitivo ( Ayoub, 2003, p. 44).

A Ginástica tem como objetivo promover lazer e saúde em sua totalidade, tanto seu bem estar físico, quanto psíquico e social. Por este motivo é dotada de fundamentos em atividades gímnicas das modalidades competitivas e outras manifestações sociais como danças e jogos, visando sempre a criatividade e a inovação. “ A Ginástica para Todos é uma modalidade bastante abrangente, fundamentada nas atividades ginásticas como Gin. Artística, Gin. Rítmica, Gin, Acrobática, Gin. Aeróbica e Gin. De Trampolim. Vale-se também de vários tipos de manifestações, tais como : danças, expressões folclóricas e jogos expressos através de atividades livres e criativas. Objetiva promover o lazer saudável , proporcionando bem estar físico, psíquico e social aos praticantes, favorecendo a performance coletiva, respeitando individualidades, em busca de auto –superação, sem qualquer tipo de limitação para sua prática, seja quando ás possibilidades de execução , sexo ou idade , ou ainda quanto ás utilização de elementos materiais ,musicais e coreográficos, havendo preocupação de apresentar neste contexto, aspectos da cultura nacional, sempre sem fins competitivos.” ( Confederação Brasileira de Ginástica, 2009).Esta modalidade da Ginástica que não é competitiva traz diversos benefícios aos seus praticantes, porque os envolve e não impõe nem restringe com biótipos ou diversos outros pré- requisitos como nos esportes competitivos de alto rendimento. Neste tipo de atividade é apenas necessária a vontade de praticar, o prazer pela prática como dito anteriormente. Todos podem participar independente de sexo, idade, peso ou tamanho, todos devem participar sempre respeitando as suas limitações, enquanto buscam alcançar suas metas individuais e coletivas. “ Desenvolve a saúde, a manutenção da forma física e a integração social. É uma contribuição para o bem estar físico e psíquico, é um fator social e cultural. Compreende, fundamentalmente, uma atividade com exercícios e jogos regularmente praticados e se realiza principalmente pela alegria de praticá-la . Esta atividade serve á manutenção e á melhora da capacidade pessoal de rendimento físico. Oferece experiências estéticas do movimento aos praticantes e aos espectadores.(Federação Internacional de Ginástica. 2002)

É interessante trabalhar este tipo de esporte sem fins competitivos com crianças, devido ao fato do trabalho em conjunto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com