TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Cientifico De Bioquimica

Artigo: Artigo Cientifico De Bioquimica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2014  •  453 Palavras (2 Páginas)  •  1.008 Visualizações

Página 1 de 2

Artigo Científico

Avaliação Bioquímica do estado nutricional de selênio em pacientes HIV positivo.

INTRODUÇÃO: O mineral selênio é essencial para a função imunológica e desempenha funções cruciais a nível celular e molecular. Este micronutriente tem sido avaliado em infectados pelo HIV e sua deficiência está associada à diminuição da função imunológica, aumento da viremia e maior susceptibilidade de doenças oportunistas. Entretanto, vários estudos têm evidenciado o papel importante do selênio na modulação da expressão viral, prevenção da replicação do HIV e em retardar a progressão da doença do vírus da imunodeficiência humana. OBJETIVOS: Investigar a ocorrência da deficiência de selênio em pacientes soropositivos para HIV em uso ou não da terapia antirretroviral. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo transversal, no qual participaram 50 homens adultos, soropositivos para HIV, com diferentes quantificações da carga viral e das células T CD4+, em tratamento ou não com a terapia antirretroviral (TARV). Realizou-se análise bioquímica do selênio sérico e avaliação das medidas antropométricas. Os participantes foram subdivididos segundo o uso ou não da TARV, sendo Grupo GC: 10 participantes virgens de tratamento; Grupo G>2: 20 participantes em tratamento com a TARV > 2 anos, Grupo G<2: 20 participantes em tratamento com TARV < 2 anos. RESULTADOS: Observou-se que o grupo com maior tempo de uso da TARV (Grupo G>2) demonstrou carga viral indetectável e maior contagem de células T CD4+: 593,1± 234,6 mm3. Em relação aos valores de selênio sérico (μg/L) apresentou o Grupo GC: 55,9 ± 11,9, Grupo G<2: 52,1 ± 10,5 e G>2: 66,9 ± 20,8 e houve diferença estatística entre os grupos (p<0,05). Os Grupos GC e G<2 apresentaram valores diminuídos, enquanto o Grupo G>2 apresentou valores normais. CONCLUSÃO: Na maioria dos homens estudados verificou-se deficiência de selênio, sendo mais acometidos os participantes que apresentaram viremia detectável e diminuição das células T CD4+. Portanto, a adequada concentração de selênio está associada ao melhor controle virológico e da função imunológica.

Resenha

Pesquisadores constataram que portadores de HIV positivo tem uma grande deficiência nutricional de selênio no organismo. Essa deficiência faz com que o sistema imunológico do paciente fique ainda mais debilitado, com isso o paciente fica propenso a adquirir outras doenças e, assim agravando o seu estado clínico.

A causa da falta de selênio no organismo de um portador de HIV positivo é pelo fato de seu sistema imunológico estar enfraquecido e por isso não absorve bem esse e outros nutrientes.

Testes afirmam que a ingestão nutricional adequada de selênio em pacientes HIV positivo fortalece o sistema imunológico, com isso ele reduz a replicação do vírus evitando a progressão da doença.

Conclui-se que a descoberta da importância nutricional de selênio em pacientes HIV positivo foi de grande valor para os portadores dessa doença, podendo melhorar a qualidade e as expectativas de vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com