TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Células Tronco

Por:   •  4/11/2021  •  Projeto de pesquisa  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 4

Celulas Tronco

Elas surgem no ser humano, ainda na fase embrionária, previamente ao nascimento. Após o nascimento, alguns órgãos ainda mantêm dentro de si uma pequena porção de células-tronco, que são responsáveis pela renovação constante desse órgão específico. E essas células têm duas características distintas:

conseguem se reproduzir, duplicando-se, gerando duas células iguais; conseguem diferenciar-se, por tanto se transformam em diversas outras células de seus mesmos tecidos e órgãos. Um exemplo delas é a célula-tronco hematopoética, que nos adultos se localiza na medula óssea vermelha. A medula óssea, ela é responsável pela geração de todo o sangue. Essa é uma célula que é substituída quando é feito um transplante de medula óssea.

Existem dois tipos de células-tronco: as que são extraídas de tecidos maduros, como o cordão umbilical ou na medula óssea, e dão origem a apenas alguns tipos de tecidos do corpo. Pesquisas realizadas com o uso dessas células têm demonstrado a sua eficácia no tratamento de diversas doenças, como a, leucemia, doenças cardíacas e doenças hematológicas.

Ja as células-tronco embrionárias, apresentam uma capacidade de formar qualquer tecido do corpo. O potencial dessas células ajudaria para o tratamento de diversas doenças graves, como, câncer, diabetes, doenças genéticas, lesões de medula espinhal, demências, doenças auto-imunes, entre outras.

.Segundo o SITE: ( https://bvsms.saude.gov.br/celulas-tronco/ ) ;

( Com  a aprovação da Lei de Biossegurança, a realização de pesquisas com células-tronco embrionárias passa a ser permitida no Brasil, todavia, a lei estabelece algumas restrições para pesquisas com células-tronco embrionárias, como:

… os embriões precisam estar congelados há pelo menos três anos; só podem ser usadas por meio de consentimento dos genitores; não será permitido o comércio de embriões, nem sua produção e manipulação genética, e ainda, são proibidas as clonagens terapêuticas, para aplicação em pesquisas e a reprodutiva. As terapias com o uso de células-tronco ainda estão em fase de pesquisa, podendo ser aplicadas somente de forma experimental por pesquisadores cujo projeto de pesquisa tenha sido aprovado previamente nos Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs). )

O que são as células-tronco embrionárias

São células chamadas de pluripotentes, pois têm a capacidade de se transformar em qualquer tipo de célula adulta. São encontradas no interior do embrião, quando ele está no estágio conhecido como blastocisto (4 a 5 dias após a fecundação).

No entanto, o estágio embrionário tenha duração de várias semanas, e só são consideradas células-tronco embrionárias com cerca de 4 a 5 dias de gestação. O embrião, em uma fase após ao embrião de 5 dias , já apresenta algumas estruturas mais complexas como o coração e o sistema nervoso em desenvolvimento, e por tanto, as suas células já se especializaram.

O corpo humano possui, aproximadamente, 216 tipos diferentes de células, e as células-tronco embrionárias podem se transformar em todas elas.

O que são as células-tronco adultas?

São células obtidas, principalmente, na medula óssea e no sangue do cordão umbilical, mas cada órgão do nosso corpo possui uma quantidade de células-tronco que é responsável pela renovação das nossas células ao longo de toda vida. Elas têm capacidade de se dividir e gerar tanto uma nova célula idêntica e com o mesmo potencial, como outra diferenciada. São chamadas de multipotentes por serem menos versáteis que as células-tronco embrionárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (52.4 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com