TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Dosagens bioquímicas em indivíduos ativos e sedentários

Por:   •  24/4/2017  •  Seminário  •  2.111 Palavras (9 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 9

Dosagens bioquímicas em indivíduos ativos e sedentários

Biochemical tests in active and sedentary individuals

Gabriel Burmann Barbosa¹; Isabelle Miranda Tavares¹; João Pedro Barbosa Carvalho¹; Rodolfo Augusto dos Santos Mendonça¹; Ana Soraya Lima Barbosa²

1 Discente de Medicina do Centro Universitário CESMAC, Maceió, AL, Brasil

² Docente do curso Medicina do Centro Ensino Universitário CESMAC, Maceió, AL, Brasil

E-mail: joaopedrobc2013@gmail.com

RESUMO

Esta revisão de literatura destaca a importância da realização de atividades físicas de forma regular, através da comparação dos perfis bioquímicos de indivíduos ativos e sedentários. Além disso, evidencia que estas atividades são essenciais para uma boa saúde com o avançar da idade, visto que o processo natural do envelhecimento provoca diversas alterações fisiológicas no organismo que envolve alterações anatômicas e funcionais, e que refletem diretamente na saúde desta população. Contatou-se, ainda, que somente a prática de exercícios não é suficiente para se ter uma boa saúde, devendo ser associada a uma alimentação saudável.

PALAVRAS-CHAVES: Perfil bioquímico. Exercícios. Envelhecimento, Sedentários.

ABSTRACT

This literature review highlights the importance of performing physical activities on a regular basis, by comparing the biochemical profiles of active and sedentary individuals. In addition, it shows that these activities are essential for good health with advancing age, since the natural aging process causes several physiological changes in the organism that involve anatomical and functional changes, and that directly reflect the health of this population. It was also contacted that only the practice of exercises is not enough to be in good health and should be associated with a healthy diet.

KEYWORDS: Biochemical profiles. Exercises. Aging. Sedentary.

1 INTRODUÇÃO

As dosagens bioquímicas são feitas através de testes laboratoriais que, no diagnóstico clínico é apenas um exame complementar.  Sua funcionalidade vai além disto, como: determinar o perfil bioquímico, que significa ter acesso a múltiplas determinações bioquímicas simultâneas para avaliar a função de um ou mais sistemas do organismo. Tais exames, quando relacionados à bioquímica sanguínea, compreendem as dosagens de metabólicos, minerais e enzimas (LINO, 2015).

Esses doseamentos podem ser realizados no soro ou no plasma, e essas amostras podem ficar refrigeradas de 3 dias ou congeladas por vários meses até sua análise, sem que haja prejuízo no resultado dos testes (REFUNDINI, 2015).

Ao explanar as funções secundárias dessas dosagens, que é determinar um perfil bioquímico e ter todas as suas consequências, vemos que com elas também podemos saber como está a saúde do indivíduo, pois ela está intimamente relacionada com as substâncias encontradas no sangue, como os hormônios por exemplo, e, é verificando a quantidade desses compostos que conseguimos saber se o indivíduo está saudável ou não (REFUNDINI, 2015)

Confirmado através de revisões literárias, evidencia-se que os hábitos diários – atividade física, alimentação e descanso - estão intrinsecamente relacionados à manutenção da nossa saúde. E é justamente por meio dessas análises que verificamos tal manutenção e essa é uma das grandes importâncias de dos exames serem feitos rotineiramente (LOPES, 2008).

Desta forma, o presente estudo tem por objetivo buscar comparações bioquímicas entre indivíduos ativos e sedentários. Com o objetivo de compreender como as diferenças entre os exames desses dois grupos apresentam consequências que refletem diretamente a vida desses indivíduos. Sendo assim as literaturas analisadas possuem grupos com faixas etárias diferentes, bem como estilos vida divergentes. Dentre as dosagens analisadas estão: a glicemia, o perfil lipídico (que é composta por: Triglicerídeo, Colesterol Total, HDL, LDL), taxa de creatinina. A partir disso foi possível traçar o perfil bioquímico dos indivíduos analisados (TEXEIRA, 2013).

2 METODOLOGIA

O estudo consiste de uma revisão de literatura, o qual foram utilizados os descritores: Dosagem, Bioquímica, Idoso, Perfil, Lipídios, Proteínas, Glicemia, associados com o operador booleano AND. Todos os descritores anteriormente citados são cadastrados nos Descritores em Ciência da Saúde – Decs/Biblioteca virtual de saúde.

Foram utilizadas as bases de dados Pubmed, Medline e Scielo para a localização dos trabalhos acadêmicos previamente requeridos. Os resultados obtidos pela pesquisa foram coletados no período compreendido entre os meses de outubro e novembro do presente ano, não havendo utilização de filtros quanto a faixa etária, gênero, idioma etc.

Desta forma, o presente estudo teve por objetivo comparar as dosagens bioquímicas entre indivíduos ativos e sedentários, além de relacioná-los em função da faixa etária.

3 REVISÃO DE LITERATURA E DISCUSSÃO

Caracteriza-se como atividade física qualquer movimento do corpo que envolva a contração muscular e em qualquer ambiente, seja em casa, no trabalho ou ao ar livre e alguns benefícios podem aparecer mesmo com pouco tempo de prática em indivíduos sedentários (ZAITUNE et al., 2010).

Já é evidente como essa prática está intimamente relacionada com o processo de transição epidemiológica [...] que indica que, após predominarem inicialmente, as doenças infecciosas e parasitárias cedem lugar, progressivamente as condições crônico-degenerativas, que passam a dominar o quadro nosológico (PEREIRA, 1995). Dessa forma, percebe-se a importância social dessas atividades, uma vez que programas governamentais de incentivo as essas práticas são cada vez mais comuns, pois estão ligadas a uma melhoria da saúde da população. (TEXEIRA, 2013)

Sendo assim, os benefícios gerados pelos exercícios físicos no corpo humano são perceptíveis na melhora da qualidade de vida e consequentemente uma menor probabilidade do aparecimento das doenças crônicas, [...] com a redução da adiposidade corporal, a queda da pressão arterial, a melhora do perfil lipídico e da sensibilidade à insulina, o aumento do gasto energético, da massa e da força muscular, da capacidade cardiorrespiratória, da flexibilidade e do equilíbrio (FERREIRA; GOBI, 2003).

Geralmente as alterações no estado nutricional do idoso influenciam especificamente em algumas doenças, o baixo peso, por exemplo, está em muitas vezes relacionado com doenças respiratórias e o excesso de peso relacionado com doenças cardiovasculares e o diabetes (NASCIMENTO et al., 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (752.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com