TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As células Procariontes Caracterizam

Dissertações: As células Procariontes Caracterizam. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/10/2014  •  1.530 Palavras (7 Páginas)  •  625 Visualizações

Página 1 de 7

Questão 1

As células procariontes caracterizam-se pela pobreza de membranas, célula primitiva, sem núcleo, o material genético fica espalhado, solto, pobre em organelas e consequentemente, em funções.

As células eucariontes são células ricas em organelas, com núcleo definido e carioteca. O material genético fica dentro do núcleo.

Água: de todas as biomoléculas, a água possui propriedades químicas que a tornam indispensável para os organismos vivos.

Função durante a atividade física: A desidratação é a doença que mais mata crianças com menos de 1 ano. Se houver a prática de atividade física, a necessidade de água aumenta para repor as perdas com a transpiração e com a respiração. Muito da água perdida vem do sangue, levando a uma diminuição do fluxo sanguíneo, podendo prejudicar a função cardiovascular. Por isso é importante beber água à vontade. Se o exercício for intenso, a reposição de líquidos deve ser frequente. Com o aumento da temperatura corporal, o suor entra em cena para dissipar o calor e manter a temperatura do corpo. A evaporação de 1g de suor remove 0,6 kcal. Assim em condições de temperatura ideais, o excesso de calor pode ser evaporado na forma de suor.

Carboidratos: Os carboidratos são as moléculas mais abundantes na natureza e podem ser considerados a principal fonte de energia celular (metabolismo celular). São, também, os constituintes estruturais da membrana celular e da matriz extracelular.

Função durante a atividade física: O carboidrato é um nutriente com a principal função de fornecer energia em nosso organismo, e fundamental para a contração do músculo esquelético durante um exercício prolongado.

Lipídios: Os lipídios são biomoléculas orgânicas constituídas por longas cadeias hidrocarbonadas apolares ou hidrofobias e, por esse motivo, são insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos (éter, benzeno, clorofórmio e álcool). Eles desempenham importantes funções para os seres vivos, como a de reserva energética e a estrutural, sendo o principal componente da membrana plasmática. Os lipídios de reserva energética são armazenados em células especializadas chamadas células adiposas ou adipócitos.

Função durante a atividade física: Durante a atividade física os principais substratos energéticos são os carboidratos e posteriormente os lipídios. A grande importância dos lípides (ampla variedade de produtos orgânicos compostos basicamente de C, H e O, que apresentam a característica comum de serem insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos) é devido ao comportamento exergônico dos ácidos graxos.

Em atividades de resistência, evidencia-se uma melhora no desempenho de humanos submetidos a treinamento. Esta resposta parece estar associada a uma adaptação metabólica durante o esforço, pois a regulação exercida no metabolismo dos lípides contribui com um balanço negativo no metabolismo dos carboidratos, ao mesmo tempo em que a depleção de glicogênio e sua baixa disponibilidade como reserva energética determina o aumento na oxidação dos ácidos graxos.

Proteínas: As proteínas são os constituintes essenciais de numerosos tecidos vivos e estruturas por eles produzidas, sejam vegetais ou animais, como a pele, os músculos, cabelos, seda, lã, etc., para além de terem um importante papel nos processos metabólicos. Ao contrário dos anteriores tipos de biomoléculas, cuja principal função era energética, as proteínas são essencialmente estruturais e enzimáticas.

Função durante a atividade física: são utilizadas para proporcionar os blocos formadores de aminoácidos para síntese tecidual, mas estudos demonstram que há aumento da concentração de ureia plasmática, o que está acoplado a uma elevação dramática da excreção de nitrogênio no suor, evidenciando o aumento da utilização de proteína durante o exercício.

Ácidos nucleicos: Os ácidos nucleicos são macromoléculas formadas por uma longa cadeia de nucleotídeos e são de grande importância biológica, uma vez que estão relacionados com o controle da atividade celular e com o armazenamento das informações genéticas. As duas formas de ácidos nucleicos encontrados nos seres vivos são o DNA (ácido desoxirribonucleico) e o RNA (ácido ribonucleico).

Função durante a atividade física: Comumente utilizado durante a atividade física como complemento para estimular a mediata produção de ATP pelas células musculares, permitindo aos músculos continuarem a trabalhar de forma otimizada.

Estudos mostram que as reservas de ATP podem decrescer de 60% a 70% durante exercícios exaustivos e podem levar mais de 72 horas para serem adequadamente repostas.

Questão 2

O sistema de endomembranas é um dos maiores entre os compartimentos celulares, está distribuído por todo o citoplasma e é composto por vários subcompartimentos (cisternas, sacos e túbulos) que se comunicam entre si. Em alguns locais, a comunicação é direta enquanto em outros é mediada por vesículas transportadoras. As vesículas nascem em um compartimento e são transferidas a outro por meio de processos que envolvem perda e ganho de membranas.

O retículo endoplasmático: é formado por um sistema de membranas intracelulares conectadas entre si, formando tubos ramificados que delimitam uma cavidade conhecida por lúmen.

O retículo endoplasmático liso: Suas funções básicas são o transporte e o armazenamento de substâncias, além de participar da síntese de lipídios (gordura).

O retículo endoplasmático rugoso: A principal função do ribossomo é sintetizar proteínas a partir de moléculas de RNA. Logo, podemos concluir que a principal atividade celular que ocorre no retículo endoplasmático rugoso é a síntese de proteínas.

Os ribossomos são os locais onde ocorre a síntese de proteína. Eles não são limitados por membranas e, portanto, estão presentes tanto em células procarióticas quanto em eucarióticas. Geralmente, aparecem unidos pelo RNA, formando o polirribossomo.

Complexo de Golgi, esse complexo ou aparelho membranoso é formado por vários sacos achatados e empilhados formando cisternas. Está relacionado com o retículo endoplasmático e com a membrana plasmática. Uma das principais características do complexo de Golgi é a presença de polaridade estrutural e funcional, ou seja, apresenta uma face côncava de entrada de moléculas, chamada face Cis, e uma face convexa de saída, chamada face Trans. Portanto, o trânsito de moléculas ocorre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com