TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As principais causas que causam aborto, dano e consequências para a saúde das mulheres.

Pesquisas Acadêmicas: As principais causas que causam aborto, dano e consequências para a saúde das mulheres.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.417 Palavras (14 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 14

1 INTRODUÇÃO

Considera-se o aborto como a interrupção da gravidez pela morte do feto ou embrião. O tema aborto envolve questões tanto políticas como religiosas, e sua discussão abre um leque de discussões que envolvem toda uma sociedade em relação à vida.

Diversas opiniões surgem em relação ao aborto, há quem diz que nos primeiros dias após a fecundação não existe vida, isso acaba se tornando uma justificativa para os que praticam o aborto.

Portanto, o estudo visa demonstrar os principais motivos que provocam o aborto, e os danos e conseqüências na saúde da mulher. Serão identificadas as principais características do aborto, os tipos, os métodos de se praticar o mesmo, e as complicações futuras.

1.1 JUSTIFICATIVA DO TEMA

A importância de discutir o tema aborto vem da necessidade de se defender o direito a vida, não somente a vida do feto, mas a da própria mulher que acaba sofrendo conseqüências muitas vezes irreversíveis.

Sendo assim, este estudo visa pautar a questão do aborto tendo uma visão do direito a vida, levando em consideração os direitos humanos e a ética.

1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA

Um dos principais problemas ocasionados pelo aborto está relacionado à saúde da mulher. Complicações como histerectomia (perca total do útero), perfuração do útero, hemorragia, perigo de lesão no intestino na bexiga ou nas trombas podem ocorrer derivadas do aborto.

Este trabalho possui o intuito de demonstrar as conseqüências geradas pelo aborto, tanto físicas como psicologicamente, caracterizando de forma geral o tema, abordando um contexto que envolve diversas opiniões tanto política como religiosa, possibilitando assim uma melhor compreensão do assunto.

Para uma abordagem mais abrangente do assunto e para obtenção de informações, será realizada uma entrevista com a coordenadora do Projeto Saúde da Mulher de Nova Venécia-ES, no dia 17/11/2010.

1.3 FORMULAÇÃO DO PROBLEMA

O objetivo deste trabalho esta relacionado às diversas questões que envolvem o aborto. Sendo assim, busca-se responder a seguinte questão: Quais as principais causas que levam a mulher a cometer o aborto, e as conseqüências geradas pelo mesmo?

1.4 OBJETIVOS

1.4.1 OBJETIVO GERAL

Caracterizar o aborto demonstrando os problemas que o mesmo pode causar na saúde da mulher e no decorrer de sua vida.

1.4.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Identificar as principais causas que levam a mulher a cometer o aborto;

• Identificar as conseqüências na saúde da mulher causadas pelo aborto;

• Levantar informações para caracterizar o aborto.

1.5 HIPOTESE

Diversos fatores contribuem para a ocorrência do aborto, o principal problema é psicológico e o medo, muitas vezes o medo de não ter a capacidade econômica de alimentar o filho. No desenvolver deste trabalho percebeu-se que são vários os motivos que levam uma mulher a abortar, e que também são inúmeras as conseqüências desse ato. Sendo assim, desenvolveu-se a seguinte hipótese:

Questões financeiras, ameaças do companheiro, preconceito da sociedade, o medo e a rejeição da família, são fatores que ocasionam o aborto. Além do fato de o aborto estar tirando uma vida, ele ainda causa problemas na saúde da mulher como laceração do colo uterino provocada pelo uso de dilatadores, perfuração do útero, hemorragias uterinas, inflamação do endométrio pós-aborto (infecção uterina secundária, decorrente do aborto), além de problemas psicológicos que podem durar a vida toda.

1.6 METODOLOGIA

1.6.1 CLASSIFICAÇÃO DA PESQUISA

Segundo Gil (2002, p. 41) “as pesquisas podem ser classificadas tendo como base seus objetivos gerais. Sendo assim, são divididas em três grandes grupos: exploratórias, descritivas e explicativas”. Segundo os objetivos da pesquisa utilizaram-se as pesquisas exploratórias e descritivas.

A escolha da pesquisa exploratória tem por objetivo proporcionar uma maior proximidade com o problema proposto e com o sistema de informação. Justifica-se a pesquisa como descritiva devido à aplicação de uma entrevista, com o intuito de coletar informação referente ao programa saúde da mulher com foco no aborto e as conseqüências geradas por ele.

Buscando constituir a relação entre os dados coletados e a pesquisa bibliográfica, a fim de elaborar um estudo de caso.

1.6.2 TÉCNICAS PARA COLETA DE DADOS

Nesta pesquisa foram utilizadas as seguintes técnicas para realizar a coleta de dados: bibliográfica e estudo de caso.

Para Gil (2002, p. 44):

a pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora quase em todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas.

Utilizou-se a pesquisa bibliográfica devido à quantidade de fontes de pesquisa disponíveis e a veracidade das informações, demonstrando assim uma maior segurança ao pesquisador.

O estudo de caso define-se segundo Gil (2002, p. 54) “no estudo profundo e exaustivo de um ou poucos objetivos, de maneira que permita seu amplo e detalhado conhecimento”.

Para a realização do estudo de caso foi utilizado uma entrevista junto à coordenadora do projeto saúde da mulher, com o objetivo de analisar as conseqüências que o aborto trás para a saúde física e psicológica da mulher.

1.6.3 FONTES PARA COLETA DE DADOS

Neste trabalho foram utilizadas as duas classificações das fontes de dados históricas, que são as fontes primarias e secundarias.

Segundo Andrade (2001, p. 43) “as fontes primarias englobam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com