TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Asma

Artigo: Asma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/8/2014  •  Artigo  •  3.118 Palavras (13 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 13

ASMA

Síndrome caracterizada por obstrução das vias aéreas, através de inflamação e/ou hipersensibilidade brônquica. Pode ser desencadeada por fatores adicionais: exercício físico, inalação de ar frio e seco, hiperventilação, fumaça de cigarro, estresse físico ou emocional, inalação de irritantes e agentes farmacológicos.

A confirmação do diagnóstico exige a demonstração da obstrução reversível do fluxo aéreo.

Atinge 5 % da população

Quadro clínico: dificuldade respiratória, rigidez torácica, tosse.

Tratamento: terapia anitiinflamatória de longo prazo com corcoesteróides, bronquiodilatadores e anticolinérgicos.

Manifestações clínicas: constrição de musculatura lisa, com concomitante inflamação das vias aéreas e produção de muco, provocando obstrução das vias aéreas, dificuldade respiratória e hipoxemia. A tosse é o primeiro sinal de broncoespasmo das crianças, seguida pela constrição torácica e pela dispneia.

Bibliografia: fundamentos da terapia respiratória de edgan, 7 edição, editora manole

O QUE É ASMA

A asma (também conhecida como "bronquite", "bronquite asmática" ou "bronquite alérgica") é uma doença crônica que atinge as vias respiratórias tornando-as hipersensíveis e hiperirritáveis. É muito freqüente (ocorre em cerca de 10% da população brasileira) e pode afetar tanto crianças, quanto adultos, mas é mais freqüente nas crianças.

A palavra asma vem do grego "asthma", que significa "sufocante", "arquejante". Esse termo é utilizado desde os primeiros escritos da medicina.

Mais do que uma simples doença, a asma é uma reação das vias aéreas à lesão causada por diversos agentes. A mucosa respiratória, uma vez agredida por um agente (poluição,cigarro,alérgenos,etc.) envia um sinal para a medula óssea para que esta produza células especiais de defesa. A medula interpreta este sinal como se o aparelho respiratório estivesse sendo invadido por parasitas e manda células especiais que provocarão um processo inflamatório nas vias aéreas (brônquios). Esse processo inflamatório é o responsável pelos sintomas de asma (tosse, falta de ar, cansaço, sensação de "aperto" e "chiados" no peito). Ele ocasiona edema (inchaço) da parede interna dos brônquios e diminuição da luz (orifício) dificultando a passagem do ar. Os músculos que circundam os brônquios ficam hipersensíveis contraindo-se a qualquer estímulo. A contração destes músculos (broncoespasmo) pode acentuar ainda mais a obstrução dos brônquios.

O conhecimento da doença e sobre a doença é caminho para o sucesso no controle e na terapia.

Cada pessoa apresenta a "sua" asma, ou seja, os sintomas e as crises variam de pessoa para pessoa, podendo inclusive variar num mesmo indivíduo em diferentes momentos e fases de sua vida.

Aqui serão respondidas as perguntas mais comuns e esclarecidas as principais dúvidas sobre asma, com o objetivo de despertar o gosto pelo conhecimento e a vontade em participar do tratamento.

Serão também apresentados, ao final de cada texto informações sobre mitos e verdades a respeito da asma, assim como curiosidades.

Se suspeitar que você ou seu filho (a) tem asma, procure o médico especialista. Ele pode identificar corretamente a doença.

ASMA: DA TEÓRIA A PRÁTICA

INTRODUÇÃO:

A asma é uma das doenças crônicas mais incidentes na infância. É causa importante de absenteísmo escolar e de limitações para esportes e outras atividades. Entre os adultos representam importante problema, pois freqüentemente seu controle é difícil e pode estar associada a outras condições de saúde, o que torna mais grave a situação clínica global do paciente. Nos últimos anos, houve enorme progresso não só pelo melhor entendimento dos mecanismos da asma como também pelo surgimento de novos recursos terapêuticos, principalmente nos grupos dos broncodilatadores e dos antiinflamatórios. No entanto, apesar desses progressos, não se observou impacto proporcional na mortalidade e na morbidez da doença.

No segmento escolar, o professor de educação física encontra crianças e adolescentes que apresentam insuficiência respiratória aguda e que é agravada por uma série de fatores.

Conceito:

Do ponto de vista clínico representa uma obstrução difusa de vias aéreas que é reversível espontaneamente ou com tratamento. Fisiologicamente é uma obstrução de vias aéreas associada à hiperinsuflação e farmacologicamente é uma reatividade exagerada das vias aéreas a estímulos específicos e inespecíficos (HOLGATE,1990).

Pela definição da AMERICAN THORACIC SOCIETY (1962), a asma é uma doença caracterizada pelo aumento da responsividade da traquéia e brônquios a vários estímulos, que se manifesta por estreitamento difuso das vias aéreas variando de severidade espontaneamente ou como resultado de terapia. E pela organização mundial de saúde asma é o estreitamento generalizado das vias brônquicas, cuja intensidade pode variar em curto espaço de tempo, seja espontaneamente, seja por efeito de tratamento e que não é causada por enfermidade cardiovascular.

Etiopatologia

Trata-se de doença de natureza complexa. Sua etiologia é multifatorial e caracterizada pela diversidade de seus sintomas, sendo as manifestações mais comuns em crianças, os problemas respiratórios recorrentes. Pode determinar um comprometimento funcional de repetição irregular que manifesta através de uma hiperreatividade das vias aéreas a diferentes estímulos, levando a crises de broncoespasmo (TEIXEIRA,1990). Na patogenia da asma aceita-se que o brônquio do asmático apresenta uma sensibilidade diferente da população em geral que o leva a reagir diante de determinados estímulos.

As alterações funcionais características da asma são, de um modo geral, devidas a espasmo da musculatura lisa dos brônquios, edema da mucosa e hipersecreção brônquica, provocando aumento da resistência das vias aéreas, distribuição irregular do ar inspirado, distúrbios na relação ventilação-perfusão e maior consumo energético durante o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com