TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Asma Superprodução De Lixo

Trabalho Escolar: Asma Superprodução De Lixo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2014  •  1.589 Palavras (7 Páginas)  •  698 Visualizações

Página 1 de 7

LIXO: UM ALIADO OCULTO

São Paulo

2014

Na natureza, os resíduos consequentes de um processo passam imediatamente a ser parte de um outro processo, formando um ciclo em que nada se perde, mas se transforma. Na cidade o mesmo não acontece. O ser humano em busca de seu conforto produz materiais que não se degradam de forma natural, precisando da intervenção do mesmo para serem reintegrados ao meio ambiente. No Brasil, é coletada diariamente a incrível quantia de 228.413,0 toneladas de lixo, segundo o IBGE. Deste lixo, apenas 5,4% são destinados à compostagem (geração de composto orgânico), reciclagem e à incineração. Podemos então chegar facilmente à conclusão de que o volume de lixo produzido é muito maior do que a sociedade poderia comportar de forma a não prejudicar o meio ambiente.

O desenvolvimento urbano tende a contaminar o ambiente à medida que as cidades se expandem, com o aumento da produção de sedimentos pelas alterações ambientais das superfícies, da produção de resíduos sólidos, da deterioração da qualidade da água pelo uso das atividades cotidianas e lançamento de lixo e esgoto em fundos de vale, margem de rios e monturos.

A cada ano os consumidores optam por escolher produtos industrializados ao invés de alimentos frescos, o que aumenta consideravelmente o descarte de material inorgânico, que não se degrada quando disposto no meio ambiente. No Brasil, aproximadamente um quinto do lixo é composto por embalagens. Isto, juntamente com a enorme quantidade de lixo orgânico, forma pilhas e pilhas de lixo sem destino algum.

Recentemente, foi descoberta uma gigantesca quantidade de lixo boiando no oceano pacífico com uma área equivalente ao dobro do território dos Estados Unidos. Obviamente, este depósito de entulho formou-se devido ao destino inadequado do lixo, que foi reunido devido à ação das corrente marítimas. Estima-se que lá estejam depositados 100 milhões de toneladas de detritos, sendo boa quantidade composta por embalagens e sacolas plásticas, estas que são responsáveis pela morte de aproximadamente 1 milhão de aves e outros 100mil mamíferos marinhos todo ano.

Na concepção do se humano, a lata de lixo pode ser comparada com um buraco negro: tudo que cai lá simplesmente desaparece. Após ser colocado em sacos plásticos e retirado de sua residência, o lixo deixa de ser der uma preocupação e entra no esquecimento. Só voltamos a nos lembrar dele quando passamos por uma rua que está alagada, damos um passeio à margem do rio Tietê, visitamos uma praia que está suja, ou passamos por um beco que é tão fedido que precisamos atravessar a rua, com nojo. Por esse motivo, vamos expor aqui alguns dos danos causados pelo lixo no meio ambiente que quase nunca são percebidos, já que não habitamos o leito de um rio, as profundezas de um oceano, nem uma floresta. São eles:

EFEITOS DA POLUIÇÃO NO SOLO

“Solo refere-se ao material particulado composto parte por rocha, parte por matéria orgânica parcialmente degradada que cobre grande parte da camada terrestre. Ele é considerado um corpo natural que recobre nosso planeta.”

A introdução de elementos não naturais no solo altera sua qualidade, causando alterações na sua densidade e consistência, o que modifica sua aptidão para a sua drenagem natural e o seu teor de matéria orgânica. Estes efeitos causam impactos diretos sobre os microrganismos do solo e a fauna e flora presentes sobre ele. Para a formação de uma camada de solo de apenas 30 cm se leva de mil a 10mil anos, ou seja, sua taxa de formação e regeneração é extremamente lenta, o que em curto prazo o torna um elemento FINITO, LIMITADO e NÃO RENOVÁVEL.

EFEITOS DA POLUIÇÃO NA ÁGUA

O planeta terra possui aproximadamente ¾ de sua superfície coberta por água, sendo que desta quantia, apenas 2,5% apresenta água doce. Já no corpo humano, a água representa 70 a 75% da constituição corporal. Tendo em vista apenas estes dados, já é possível ver que a água é simplesmente essencial para a manutenção da vida terrestre.

Milhões de anos foram necessários para que a bioesfera do planeta terra fosse formada e nela pudesse se desenvolver a vida e apenas centenas de anos foram necessários para que o ser humano começasse a destruí-la. Alguns dos fatores que põe em risco a saúde do nosso planeta são o consumo excessivo e a produção desenfreada de lixo. Diante da ameaça de desaparecimento acelerado da biodiversidade e da degradação do ambiente, eliminar estes fatores poluentes pode ser a salvação da vida no planeta Terra.

O lixo coletado e com disposição inadequada em aterros ou a céu aberto e em áreas alagadas gera problemas sanitários e de contaminação hídrica nos locais onde é depositado. Quando se trata de carga tóxica, geralmente de origem industrial ou agrícola, as conseqüências ambientais na saúde humana e na preservação da fauna e flora são mais danosas. O destino correto a esses materiais não só trará alívio ao meio ambiente como gerará renda, que pode ser convertida para investimentos em infraestrutura e bem estar para a população.

As atividades de reaproveitamento (reutilização e reciclagem) de sucatas reintroduzem grande parte do lixo urbano no processo produtivo, reduzindo a necessidade de expansão de aterros e a demanda por recursos naturais para a fabricação de novos produtos. A utilização destes materiais ainda permite que se economize nos gastos com outros insumos, tais como água e energia elétrica, o que traz ainda mais benefícios ao meio ambiente. A economia de energia elétrica da reciclagem do alumínio, por exemplo, chega a 95% do total requerido para a produção à partir de matéria-prima.

A coleta seletiva é uma das formas de melhorar a qualidade do lixo urbano para o reaproveitamento das embalagens, ao evitar a mistura entre os diversos componentes, através da separação dos materiais, que pode ser realizada nos domicílios e escritórios. Ela também abre oportunidade de trabalho e remuneração para a mão-de-obra pouco qualificada engajada na atividade de coleta de sucata.

Para os materiais orgânicos, um destino inteligente é a compostagem. O composto, resultado da decomposição do resíduo orgânico por compostagem é utilizado como adubo para hortas e pomares, obtendo-se ótimos resultados, já que constitui uma excelente fonte de matéria orgânica e nutriente para as plantas. O preço de comercialização deste produto orgânico em relação aos nutrientes que oferece é baixo, seus nutrientes se encontram em formas estáveis e assimiláveis

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com