TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Biologia

Artigos Científicos: Atividade De Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  467 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade:

Ver em qual categoria de proteção ambiental se enquadra o Pico do Itabira. Descrever as características da Unidade de Conservação. O que pode ser feito lá.

Nome completo da Unidade de Conservação: Parque Municipal do Pico do Itabira.

Localização: O Parque Municipal do Pico do Itabira fica situado no Município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo.

Ato de Criação Municipal: O Parque Municipal do Pico do Itabira foi criado em 1988. Em 2008, a região sofreu uma mudança de categoria, pela Lei Municipal nº 5.744, de 3 de outubro de 2005, passando a ser enquadrada na categoria Monumento Natural, do grupo de proteção integral, com a denominação de Monumento Natural do Itabira.

Categoria da Unidade de Conservação: Esta Unidade de Conservação é denominada de Monumento Natural. Esta é uma das categorias de Unidades de Conservação de Proteção Integral definida pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Neste tipo de categoria, a visitação pública está sujeita às condições e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade, às normas estabelecidas pelo órgão responsável por sua administração e àquelas previstas em regulamento.

Atividades Desenvolvidas na Unidade de Conservação: A encosta escarpada do Pico do Itabira é utilizada para alpinismo. As montanhas menores próximas ao pico são procuradas para caminhadas e banhos de cachoeira. O Itabira atrai adeptos de outro esporte, ou seja, mountain-bike. Para as pessoas que residem em Cachoeiro de Itapemirim e visitantes são realizadas visitas guiadas à trilha principal do Parque Municipal do Pico do Itabira para observação dos recursos naturais e uma melhor compreensão dos processos ecológicos e da importância de sua conservação.

Característica da Unidade de Conservação: O Pico do Itabira apresenta um formato que se assemelha a um dedo indicador apontado para o céu. Seu nome vem do tupi-guarani que significa “pedra empinada” ou “pedra brilhante”. Possui cerca de 715 metros de altitude em relação ao nível do mar e 1,63 Km². O Pico do Itabira é cercado por montanhas que formam o conglomerado do Itabira. O Itabira está a 6 Km do centro da cidade.

Objetivo da Criação do Parque Municipal do Pico do Itabira: Resguardar a beleza natural de seus monumentos rochosos, assim como conservar a vegetação natural de Mata Atlântica e as nascentes dos córregos Itabira e Urtiga.

Condições Atuais da Unidade de Conservação: A região do Parque Municipal do Pico do Itabira apresenta impactos ambientais que resultam em desequilíbrios do meio, ou seja, ocorre o desaparecimento de algumas espécies e o surgimento de espécies exóticas de plantas e animais. Nesta região, observa-se a prática de caça e o número de cães domésticos soltos na área são predadores das espécies nativas existentes, principalmente animais que são de pequeno porte como aves, roedores, anfíbios e répteis. A comunidade que fica ao redor do Parque Municipal do Pico do Itabira apresenta sérios problemas com o macaco prego, pois esses animais são atraídos para as residências devido ao hábito de alguns moradores darem alimento, gerando um grande aumento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com