TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade De Genética

Trabalho Escolar: Atividade De Genética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  712 Palavras (3 Páginas)  •  2.916 Visualizações

Página 1 de 3

1. (Uerj 2011) Um par de alelos regula a cor dos pelos nos porquinhos da Índia: o alelo dominante B produz a pelagem de cor preta e seu alelo recessivo b produz a pelagem de cor branca. Para determinar quantos tipos de gametas são produzidos por um desses animais, cujo genótipo homozigoto dominante tem o mesmo fenótipo do indivíduo heterozigoto, é necessário um cruzamento-teste.

Admita que os descendentes da primeira geração do cruzamento-teste de uma fêmea com pelagem preta apresentem tanto pelagem preta quanto pelagem branca.

Descreva o cruzamento-teste realizado e determine o genótipo da fêmea e os genótipos dos descendentes.

2. (Fuvest 2008) Na revista "Nature", em 11 de agosto de 2005, foi publicada uma carta em que os autores sugeriram que as histórias do jovem "bruxo" Harry Potter, escritas por J. K. Rowling, poderiam ser úteis no ensino da hereditariedade. Nessas histórias, os indivíduos podem ser "bruxos" ou "trouxas".

I. Harry Potter é filho único de um casal de "bruxos".

II. O amigo de Potter, Ron Weasley, é "bruxo" e tem pai e mãe "bruxos". Os irmãos de Ron, Fred e George, e sua irmã Gina também são "bruxos".

III. A jovem "bruxa" Hermione nasceu do casamento entre uma "trouxa" e um "trouxa".

IV. O "bruxo" Draco Malfoy, inimigo de Potter, tem pai e mãe "bruxos".

Com base nessas informações, responda:

a) Supondo que ser "bruxo" ou "trouxa" é um caráter hereditário monogênico, qual(quais) das famílias permite(m) concluir que o gene que determina tal característica não se localiza no cromossomo X? Justifique.

b) O "bruxo" Draco Malfoy despreza pessoas como Hermione, que têm pais "trouxas", pois se considera um "bruxo" de sangue puro. Se vierem a se casar com "bruxos", quem tem maior probabilidade de ter crianças "bruxas", Draco ou Hermione? Por quê?

3. (Ufrj 2004) Um pesquisador observou que uma certa espécie de planta apresentava uma grande variação de produtividade relacionada à altitude onde a planta se desenvolvia. Em grandes altitudes, a produtividade era muito baixa; à medida que a altitude se aproximava do nível do mar, a produtividade aumentava.

Ele, então, realizou um experimento em que sementes dessa espécie, coletadas em diversas altitudes, foram plantadas ao nível do mar em idênticas condições ambientais. Após algum tempo, a produtividade dessas plantas foi medida e apresentou os seguintes resultados:

Identifique se é o componente genético ou o componente ambiental que predomina no condicionamento da produtividade dessas plantas. Justifique sua resposta.

4. (Ufrj 2003) Um pesquisador teve sucesso na integração de uma cópia do gene que codifica o hormônio do crescimento de rato (HCR) em um dos cromossomos autossômicos de uma célula-ovo de camundongo. A célula-ovo transgênica se desenvolveu, dando origem a um camundongo macho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com