TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Evolução - EvoDots E Allele A1

Trabalho Universitário: Atividade Evolução - EvoDots E Allele A1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/12/2013  •  1.557 Palavras (7 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS – UNUCET

Curso de Graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura

ATIVIDADE – USO DOS SOFTWARES EVODOTS E ALLELE A1 PARA O ENSINO DE EVOLUÇÃO

Acadêmico: Vinícius C. Silva

Professor(a):Hélida Cunha

Anápolis

2013

Uso do Software EvoDots - modo Seleção Darwiniana

1. Será que a população evolui se as características dos dots são variáveis mas não hereditárias?

Conforme a Figura 1 as populações predadas (vermelho e laranja) após a reprodução continuam resistindo à predação e voltam à tona. Neste exemplo a seleção natural não vem exercendo influência e logo não ocorrerá a extinção mesmo com sucessivas predações.

A

B

C

D

E

Figura 1 – Etapas do Procedimento de Experimentação do EvoDots no modo Seleção Darwiniana. A – Seleção do modo Teoria Darwiniana e escolha de variação dos dots para tamanho; B – Característica variável selecionada e hereditariedade não selecionada; C – Ação da predação; D – Resultado da predação; E – Retorno dos alelos vermelhos e laranja à população pela ausência de hereditariedade.

2. Será que a população evolui se as características dos dots são variáveis e hereditárias, mas a sobrevivência é não seletiva?

Nesta experimentação há a seleção por meio da predação indiscriminadamente onde o próprio software seleciona as presas sem a escolha do predador. Observa-se pela sobrevivência de dots vermelhos e laranja, que seriam os mais propensos à serem “devorados” pelo predador por apresentarem maior tamanho, maior visibilidade e cores mais atrativas visto que conforme a Figura 1 A a variação selecionada foi em tamanho. O contrário ocorre com os dots na cor violeta que apresentam um tamanho pequeno, o que pela lógica seriam mais difíceis de serem predados, foram extintas (Figura 2).

Ao clicar em reprodução os dots violeta que haviam sido totalmente predados, foram extintos, devido ao fato de haver variação e hereditariedade atuantes. Este de apresentou diferentemente do ocorrido no exemplo anterior com presença de variação a ausência de hereditariedade.

A

B

Figura 2 – Acompanhamento de populações variáveis e hereditárias, mas com sobrevivência não seletiva. A – Desmarcação da opção sobrevivência seletiva no software; B – Resultado da população após reprodução.

3. Qual a diferença sobre a forma como a população evolui quando a sobrevivência é seletiva versus quando não é?

Com a sobrevivência seletiva o predador naturalmente selecionará as presas mais fáceis e visíveis (já que neste exemplo foi analisado o tamanho) e concomitantemente as presas mais difíceis e menos visíveis seriam selecionadas positivamente, sobrevivendo e sobrepondo as populações que sofreram maior ação de predação.

Quando a sobrevivência é não seletiva a seleção natural não se faz atuante e as presas são predadas indiscriminadamente sem a escolha do predador. Este fato contraria a regra da seleção natural.

Uso do software EvoDots – modo Regra de Mutação

1. Qual a diferença quanto à forma como a população evolui com e sem mutação?

Na ausência de mutação e com a ação de predação os dots mais fáceis de serem predados são eliminadas e ao longo das sucessivas reproduções há sobreposição dos menos predados e sem o surgimento de nenhum outro dot. Porém com a presença de mutação, mesmo com a predominância das populações menos predadas, há o surgimento de uma nova população resultante da mutação e caso não seja predada pode vir a se tornar predominante. Este procedimento vem comprovar o efeito da variabilidade genética na evolução.

A

B

C

D

Figura 3 – Distinções entre como a população evolui com e sem mutação. A – Resultado da predação com a opção with mutation marcada; B – Resultado após a reprodução com mutação evidenciando o surgimento de um novo tipo de dot; C - Resultado da predação com a opção with mutation desmarcada; D – Resultado da Current Population após a reprodução sem mutação.

2. Qual é a melhor estratégias para a evolução rápida de uma população de dots perfeitamente adaptada para a sobrevivência?

A melhor estratégia é se manter rápidos e que dificulte a ação de predação além de se reproduzir e diminuir a probabilidade de extinção.

a) É melhor começar com uma população grande ou pequena?

Se considerarmos os fatores predação e extinção é mais vantajoso para a população que ela seja grande, com o fim de garantir a sobrevivência da mesma pela ação da seleção natural.

b) É melhor matar um monte de dots de cada geração, ou apenas alguns? Porquê?

Ao longo das gerações os mais adaptados à fuga serão os que permanecerão caso um monte de dots sejam predados em cada geração. Se um monte de dots de cada geração forem mortos ao longo das reproduções os mais adaptados à fuga permacerão e isto não será muito vantajoso ao predador posteriormente pois terá maior dificuldade na captura de seu alimento.

3. Quando a sobrevivência não é seletiva, como uma nova mutação se torna comum na população?

Quando a sobrevivência é não seletiva as presas são selecionadas pelo software indiscriminadamente não seguindo a ordem da seleção natural, onde os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com