TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Prática Biologia

Trabalho Escolar: Atividade Prática Biologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/3/2015  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  804 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A natação é um esporte e uma forma de movimento que visa à sustentação e a propulsão sobre a água e se dá através da combinação rítmica entre membros superiores e inferiores. Inicialmente o homem dispunha desta atividade como meio de sobrevivência e a aprendeu não somente por instinto, como também observando os animais.

Designa-se por natação o conjunto de estilos Crawl, Costas, Peito e Borboleta. As grandes competições de natação são realizadas em piscinas de 50 metros, embora as piscinas de 25 metros começam a ganhar cada vez maior relevo a nível internacional.

A prática da natação regular, melhora todos os cinco componentes do condicionamento físico: condicionamento aeróbico, força muscular, resistência muscular, flexibilidade e composição corporal. Cada um destes componentes desempenha um papel vital na saúde do organismo.

No âmbito competitivo, com a evolução do treinamento esportivo, as provas de velocidade da natação vivenciaram frequentes quebras de recordes. Estes recordes desde que começaram a ser computados foram efetuados em sua totalidade por atletas brancos nas provas de natação. Pesquisas apontam que não podemos afirmar com exatidão que o desempenho de um atleta seja considerado apenas pela cor da pele. Diversos fatores podem influenciar para um bom desenvolvimento, levando em consideração que isso vale apenas para a competição de alto nível, onde cada segundo é crucial para a vitória ou para a derrota.

É importante observar os fundamentos biológicos, demonstrando a estrutura celular e como o processo advindo destas questões influi na prática e no rendimento da atividade física acima mencionada.

No entanto, a dúvida persiste: “Por que atletas negros tem um menor desempenho em relação aos atletas brancos nas provas de velocidade de natação?”

A CÉLULA

Sua constituição, funcionamento e participação na composição dos tecidos

A célula é constituída de 3 (três) elementos: a membrana plasmática, citoplasma e o núcleo. Podemos citar que elas estão ligadas diretamente com diversas funções do corpo humano, dentre elas: a nutrição, a reprodução e processos intrinsecamente ligados aos fundamentos biológicos e aspectos fisiológicos do corpo humano.

A atividade celular é imprescindível para gerir diversos sistemas do corpo humano, principalmente o sistema imunológico. Por esse motivo, fica evidenciado que a prática da atividade física se faz importante, pelo simples fato de fortalecer as atividades celulares e fazer uma relação orgânica entre o sistema nervoso, o sistema endócrino e o sistema imunológico, auxiliando o corpo humano a ter vida e saúde.

Na célula existem moléculas como água, carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos, sendo que estes são formadas por átomos de hidrogênio (H), carbono (C), oxigênio (O) e nitrogênio (N). Cada parte que compõe a célula é responsável por cumprir funções essenciais para a sobrevivência humana. A membrana plasmática é fundamental para a proteção e manutenção da célula, pois a permeabilidade das membranas decide quais substâncias entram e saem da célula, e estas substâncias são basilares para a manutenção dos processos vitais das células ou para a síntese de moléculas, onde a carioteca protege o material genético (DNA) (JUNQUEIRA, et al, 2004).

A proteína por sua vez é importante nos processos metabólicos celulares, e a sua síntese é responsável pela sua distribuição celular. A respiração celular é feita pelo mitocôndrio e esta se perfaz na produção de energia, utilizada na realização das atividades vitais da célula.

A mitose também tem sua importância na manutenção dos tecidos, atuando no crescimento, renovação e regeneração destes (SOBOTTA, 1995). Sendo assim é importante destacar que este tema merece atenção particular devido ao fato de que as células tem uma função primordial no corpo humano, pois são as partículas, que tem a função de se adequar as necessidades do corpo e podendo se transformar em células que compõem os tecidos.

A IMPORTÂNCIA DO METABOLISMO CELULAR

O metabolismo celular é compreendido pelo conjunto de transformações químicas que ocorrem nas células. Tais transformações são responsáveis pelos processos de síntese e degradação dos nutrientes na célula e que auxiliam no crescimento e reprodução das células. Nesse processo, as enzimas são catalisadas e regulam as vias metabólicas em resposta a mudanças no ambiente celular ou a sinais de outras células (SOBOTTA, 1995).

O metabolismo é dividido em anabolismo que compreende as reações anabólicas, onde há produção de nova matéria orgânica nos seres vivos. Sintetizando a partir de moléculas simples, outras moléculas mais complexas (JUNQUEIRA, et al, 2004), e catabolismo, que é o processo de reações catabólicas que produzem quantidades em massa de energia livre a partir da decomposição ou degradação de moléculas mais complexas. Estes processos devem estar em pleno equilíbrio, para que exista a homeostase e o organismo esteja saudável JUNQUEIRA, et al, 2004).

A FUNÇAO DOS TECIDOS NA NATAÇÃO

Os tecidos são importantíssimos, e as células do corpo humano têm funções diferenciadas, e estas tem funções determinadas para que ocasione o saudável funcionamento do corpo humano.

A natação é considerada uma atividade física que ajuda a manter o corpo humano saudável. Por meio de sua prática, movimenta-se praticamente todos os músculos e articulações do corpo humano, trazendo inclusive benefícios para o organismo, auxiliando na melhora da coordenação motora, sendo importante na ajuda de quadros de doenças respiratórias.

Em relação à função dos tecidos na natação, observa-se que estes são importantíssimos, uma vez que todos tecidos são formado por células, e por substâncias intercelulares e que são produzidas por ações das próprias células dentro do organismo humano (FRONTERA, et al, 2001). Podemos citar os tecidos epiteliais, conjuntivo, muscular e nervoso, e para uma atividade física saudável todos estes devem estar funcionando plenamente, por exemplo, o tecido epitelial ajuda na proteção do corpo, sendo responsável, pela eliminação do suor e absorção na pele de substâncias benéficas. Já o conjuntivo visa estabelecer e manter a forma do organismo, forma os tecidos adiposos, cartilaginosos, ósseos e sanguíneos dentro do nosso corpo humano. O tecido muscular, por sua vez possibilita a movimentação do corpo, e as células destes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com