TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Homeopatia

Pesquisas Acadêmicas: Atps Homeopatia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/3/2014  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

A importância desse trabalho é para aprendermos um pouco mais sobre os princípios ou fundamentos da homeopatia, onde a homeopatia se baseia: na lei dos semelhantes("que é qualquer substância capaz de produzir no organismo aparentemente sadio, porém sensível, um determinado quadro mórbido, é capaz de curar em doses adequadas, organismo sensibilizado por uma doença com quadro mórbido semelhante, executando-se, naturalmente, as lesões irreversíveis"), na experimentação no homem são (A "experientia in anima nobile" é o método fundamental da Homeopatia na Medicina para a pesquisa de substâncias para seu arsenal terapêutico. O conjunto do quadro mórbido provocado na experimentação por uma mesma substância é denominado de "patogenesia" desta mesma substância. Por sua vez, o conjunto das diversas patogenesias (que é aquele único medicamento capaz de curar várias doenças, sem precisar novas pesquisas) vai constituir a matéria médica homeopática.), doses mínimas e dinamizadas e medicamento único. Foi esses quatro princípios fundamentais que Hahnemann defendeu sua tese e fez todas as descobertas. Dentro da Homeopatia existem as escolas homeopáticas onde trabalham com cálculos para facilitar o trabalho do farmacêutico na hora da manipulação homeopática. Nesse trabalho iremos abordar esses cálculos, demonstrando o trabalho homeopático.

Desenvolvimento

Princípios ou fundamentos da Homeopatia – Etapa 1

A Homeopatia foi criada no final do século XVIII, por um médico alemão, chamado Samuel Hahnemann, que viveu mais de 88 anos - o que era extremamente raro nessa época. Ele nasceu em 1755 e faleceu em 1843, passou a maior parte deste tempo na Alemanha, que não era um país unificado, mas um amontoado de cidades-estados que frequentemente enfrentavam-se em disputas de poder, e que depois foram todas dominadas por Napoleão e seu exército. A homeopatia é uma especialidade médica que tem como objetivo a cura dos semelhantes, ela é capaz de tratar qualquer doença curável ou reduzir os efeitos colaterais dos tratamentos convencionais, como a quimioterapia e a radioterapia, aplicadas no caso do câncer. É um tratamento que pode ser adotado por pessoas de qualquer idade, sendo ideal para bebês, grávidas e idosos, pela baixíssima ocorrência de efeitos adversos.

O medicamento homeopático é qualquer substância submetida a processos de dinamizações, capaz de provocar tanto o surgimento de sintomas físicos e psíquicos no homem sadio como o desaparecimento destes mesmos sintomas numa pessoa doente. Esses medicamentos são preparados a partir de substâncias pertencentes aos três reinos da natureza: vegetal, animal e mineral. Sendo que o reino vegetal é o que mais colabora para a preparação desses medicamentos, correspondendo a cerca de 70%. A Homeopatia utiliza os vegetais, porém quase sempre transformados através da dinamização. Os medicamentos homeopáticos também podem ser obtidos a partir de animais, como secreções, venenos, animais inteiros ou de suas partes. Além disso, pode-se ainda confeccionar medicamentos a partir de minerais, como o Ferro, o grafite, cristais ou Enxofre. Os medicamentos homeopáticos são dinamizados, isto é, a substância original é diluída e agitada. Na dinamização, usamos uma solução de água e álcool com movimentos de batida contra um anteparo semi-rígido para agitação. Se uma substância é solúvel em água ou álcool, ela será dissolvida, na proporção de 1%, e agitada 100 vezes. Em seguida, nova diluição e 100 agitações. Este método é chamado de hahnemanniano, também chamado de ‘’frascos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com