TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Auto Cuidado

Artigo: Auto Cuidado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

Conceitos de auto cuidado

O AUTOCUIDADO é a atenção e a ação que se exerce sobre si mesmo para preservar e cultivar uma boa qualidade de vida de maneira responsável, autônoma e livre nas escolhas das ferramentas para sua realização.

AUTOCUIDADO não significa estar “bem” o tempo todo, mas sim acolher os confortos e desconfortos, ver as causas, e escolher agir ou não sobre elas. Mas AUTOCUIDADO não significa cuidar apenas do corpo. Sabemos que muitos dos desconfortos físicos são resultado de emoções exacerbadas como a raiva e a mágoa, entre outras, e é impossível separar o corpo, a mente e a emoção.

Cuidar de si é o melhor que se pode fazer pelo outro. Apesar de parecer uma proposta tradicional e bastante familiar para quem trabalha no campo da saúde - esta tarefa de educar o público para capacitá-lo a se responsabilizar por sua saúde -, o projeto da promoção da saúde se propõe a inovar. A inovação estaria centrada nas seguintes premissas:

(1) a saúde não pode mais ser entendida reduzidamente como ausência de doença, mas como qualidade de vida e um recurso para a vida;

(2) a saúde é resultado de múltiplos fatores, inclusive ambientais;

(3) ações promocionais em saúde devem investir paralelamente em mudanças de estilo de vida ;

(4) a educação pode promover saúde, e também, aumentar a consciência crítica dos sujeitos sobre sua realidade para que possam nela intervir para melhorá-la .

(5) nos empreendimentos educativos devem ser privilegiados espaços com dialogo e aprendizagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com