TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação das mudanças na composição corporal de atletas suplementados com extracto de GC

Pesquisas Acadêmicas: Avaliação das mudanças na composição corporal de atletas suplementados com extracto de GC. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.802 Palavras (20 Páginas)  •  377 Visualizações

Página 1 de 20

5

MURER, C. C. et al. / UNOPAR Cient., Ciênc. Biol. Saúde, Londrina, v. 10, n. 1, p. 5-11, abr. 2008

Efeitos da Suplementação com Garcinia Cambogia em Desportistas

Artigo Original / Original Article

Camila Cuculi Murer*

Elizandra Murari Machado Chagas*

Jamilla de Cássia Marson*

Letícia Raquel de Paiva*

Vanessa Cristina Custódio*

Veronica Cristina Gomes Soares*

* Universidade Paulista (UNIP).

Resumo

Atualmente a busca por padrões antropométricos adequados sem riscos à saúde faz com que alternativas no combate à obesidade e co-morbidades associadas sejam intensamente estudadas. O sedentarismo e maus hábitos alimentares praticados pela população levaram ao desenvolvimento de graus severos de obesidade em todas as faixas etárias. O extrato natural obtido a partir de frutos secos de Garcinia cambogia (GC) tem sido amplamente estudado e utilizado como suplemento para a perda de peso. O objetivo desse estudo foi avaliar alterações na composição corporal de desportistas suplementados com extrato de GC. No período de 8 semanas, voluntários, praticantes de atividade física regular, foram submetidos ao uso de GC, receberam orientações nutricionais e prescrição de dieta normocalórica. Ao final do estudo os indivíduos suplementados com GC apresentaram redução das dobras abdominais, no entanto, demonstraram valores não significativos para perda ponderal. Reduções na porcentagem de gordura e aumento de massa muscular foram significativas para o grupo não suplementado com GC. O estudo em questão revelou que a combinação dieta e atividade física como a mais indicada para alterações positivas na composição corporal.

Palavras-chave: Dieta. Atividade física. Garcinia cambogia (GC).

Abstract

The necessity to reach appropriate anthropometric standards without risk to health means that alternatives to combat obesity and associated co-morbidities are intensively studied. Sedentary lifestyle and bad eating habits practiced by the population led to the development of severe degrees of obesity in all age groups. Natural extract from the dried fruits of Garcinia cambogia (GC) is a popular supplement for weight management. GC has been widely studied and used as a supplement to weight loss. The aim of this study was to assess changes in body composition of practitioners supplemented with GC extract. In a period of 8 weeks, volunteers, practitioners of regular physical activity, were submitted to the use of GC, received nutritional guidelines and prescription of normal diet. At the end of the study individuals supplemented with GC showed reduction of abdominal folds, however, showed no significant values for weight loss. Reductions in the percentage of fat and increase in muscle mass were significant for the group without GC supplementation. The present study showed that the both diet and physical activity are the most indicated combination for positive alterations in the corporal composition.

Keywords: Diet. Physical activity. Garcinia cambogia (GC).

Efeitos da Suplementação com Garcinia Cambogia em Desportistas

Effects of the Supplementation with Garcinia Cambogia on Practitioners of Physical activity

1 Introdução

A prevenção da obesidade no Brasil praticamente inexiste, portanto, o país foi apontado, pela Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes, como um dos campeões mundiais em venda de medica-mentos anorexígenos (anfetaminas), fitoterápicos e suplementos alimentares para o controle de peso (JIFE, 2007). Buscando esse mercado promissor, as indústrias de alimentos e fármacos oferecem novas descobertas, algumas sem comprovação científica, visando à resolução desse problema, considerado interesse de saúde pública.

Talvez o problema nutricional mais sério e freqüente seja o consumo excessivo de energia. No entanto, rotular a obesidade como simplesmente um problema de excesso de consumo seria simplório. Comer demais desempenha um papel importante em muitos indivíduos, bem como exercícios inadequados. Uma característica clínica marcante de indivíduos acima do peso ideal é uma notável elevação, no soro, de ácidos graxos livres, colesterol e triacilgliceróis, independente da ingestão de gordura na dieta. Esse fato leva a uma pré-disposição a doenças cardiovasculares (HOPFER, 2005).

Um indivíduo obeso é considerado oneroso para a saúde pública, pois co-morbidades como dislipidemia, diabetes e hipertensão arterial estão associadas à obesidade (CUPPARI, 2002). Devido a esse contexto o tratamento da obesidade, como doença, é considerado um desafio para os profissionais da área de saúde.

6

MURER, C. C. et al. / UNOPAR Cient., Ciênc. Biol. Saúde, Londrina, v. 10, n. 1, p. 5-11, abr. 2008

Efeitos da Suplementação com Garcinia Cambogia em Desportistas

A comercialização, no Brasil, de suplementos dietéticos e medicamentos fitoterápicos é livre, sem necessidade de prescrição médica ou nutricional. Lojas especializadas em comercializar suplementos para praticantes de atividade física e as empresas fabricantes recomendam que o uso de suplementos emagrecedores seja concomitante à prática de exercícios físicos com intuito de catalisar a perda de peso (CONTE, 1993).

Modificações de hábitos alimentares de consumo, sem orientação, com introdução de suplementos, fitoterápicos ou através de dietas restritivas, não significam apenas alterar a rotina alimentar, mas podem ameaçar a segurança, competir com valores sociais ou romper o equilíbrio metabólico prejudicando a saúde do indivíduo.

O custo da manutenção de um tratamento com anorexígenos ou os novos lançamentos da indústria farmacêutica são os principais problemas relatados pelos pacientes obesos. Uma alternativa econômica tem sido a utilização de fitoterápicos como a Garcinia cambogia (GC) isenta de prescrição médica. A GC é comercializada pelas farmácias de manipulação, em forma farmacêutica de cápsula na dosagem de 500mg.

Garcínia cambogia é uma fruta exótica nativa do Sul da Índia usada, como tempero, para oferecer um sabor distinto aos pratos da cozinha indiana. Essa fruta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com