TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BIOSFEATURA E SEU VALOR NA SAÚDE

Trabalho acadêmico: BIOSFEATURA E SEU VALOR NA SAÚDE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  Trabalho acadêmico  •  761 Palavras (4 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 4

BIOSSEGURANÇA E SUA IMPORTÂNCIA NA ÁREA DA SAÚDE

INTRODUÇÃO

Essa palavra resume um problema do tamanho do mundo, que envolve desde um controle de uma ameaça séria como a gripe do frango, até o simples hábito de lavar as mãos. Em síntese, quando o tema é biossegurança , o que está em pauta são as análises dos riscos a que está sujeita a vida.

Existe uma necessidade de se criar uma cultura de biossegurança. Ela não está relacionada apenas à sistemas modernos de esterilização de ar de um laboratório ou câmaras de desinfecção de roupas de segurança. Ela diz respeito também a lavagem de mãos, diz respeito à profissionais de saúde que não tem uma higienização de mãos correta, fala abertamente dos mesmos profissionais que saem de dentro de um ambiente infectado com microorganismos e doenças graves, portando seus jalecos em áreas comuns, como uma padaria, supermercado, creches e escolas; diz respeito também ao lixo hospitalar descartado de maneira errada, não adianta uma equipe trabalhar corretamente dentro do laboratório e a equipe que cuida da limpeza do mesmo laboratório, não ter treinamento e conhecimento sobre as normas de segurança no ambiente.

O ponto central da biossegurança é a certeza de que a reflexão sobre a segurança de todos os processos é fundamental para garantir a vida das pessoas, seja num pequeno acidente com uma seringa utilizada e descartada erroneamente, ou numa epidemia desencadeada a partir de um hóspede com gripe aviária(Sars) em um hotel.

PROTEÇÃO DA VIDA

É importante considerar que, com o advento da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) em 1981 e o primeiro relato de contágio acidental ocupacional em profissionais da saúde em 1984, surgiu maior preocupação com a biossegurança. Em1987, foram instauradas as Precauções Universais como recomendaçõesdo CDC (Centers for Disease Control and Prevention), decorrente do desconhecimento sobre as medidas de biossegurança, que os profissionais deveriam tomar para prevenção da transmissão do HIV e do vírus da hepatite B(¹).

O primeiro conceito se refere às precauções recomendadas contra sangue e fluidos corporais, incluindo principalmente a manipulação cuidadosa de instrumentos perfurantes e cortantes contaminados com materiais biológicos, pois estes materiais biológicos seriam capazes de transmitir o HIV. O segundo foi publicado em 1996, com o objetivo de controlar a infecção hospitalar, e que orienta a prevenção do contato com todos os fluidos corporais, secreções, excreções, pele não-íntegra e mucosas de todos os pacientes, e não somente os fluidos corporais que pudessem transmitir o HIV.

Foi a partir dessa década que normas, leis e estudos mais aprofundados foram instaurados, isto no entanto, não é suficiente para garantir a proteção dos trabalhadores. Segundo Londono et al(²), com relativa freqüência, o pessoal que trabalha em uma instituição hospitalar entra na rotina e na suas atividades a tal ponto, que, sem se dar conta, vai aumentando sua confiança em relação a áreas, materiais ou pessoas que afluem ao hospital e facilmente omitem procedimentos elementares, como a lavagem das mãos e o uso de luvas, por exemplo.

A biossegurança nasceu a partir do recrudescimento das doenças transmissíveis e com a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com