TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacterias

Trabalho Universitário: Bacterias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  2.710 Palavras (11 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 11

Bactérias:

“Escherichia coli”

Reino: Monera

Filo: Proteobacteria

Ordem: Enterobacteriales

Família: Enterobacteriaceae

Gênero: Escherichia Coli

Espécie: E. coli

A Escherichia Coli (abrevia-se E. Coli) é um grupo de bactérias, tem forma de bastonete, gram negativo, é aeróbio anaeróbio facultativo. Seu habitat primário é o trato gastrintestinal de humanos e alguns animais endotérmicos (de sangue quente). A presença desta bactéria na água deve-se à contaminação de suas fezes, e por isso são também usadas como marcadores de contaminação na água e/ou alimentos.

Geralmente a bactéria em questão habita o intestino sem causar problemas de saúde. No entanto, ao se direcionar para a circulação sanguínea ou outras regiões do corpo, através do consumo de água ou alimentos contaminados e pelo contato de animais contaminados, é capaz de provocar gastroenterite, pneumonia, diarreia e infecções.

Nas mulheres a infecção urinaria pode ser causada pela E. Coli, pois elas migram do anus para a uretra devido à sua proximidade. Além disso, por algum problema de saúde, o próprio hospedeiro pode permitir que a bactéria desencadeasse a doença.

Os sintomas de infecção por Escherichia coli Shiga Toxigênicas (que produzem um ou mais tipos de toxina denominadas toxina Shiga 1 e 2) variam de pessoa para pessoa, mas frequentemente incluem cólicas estomacais severas, diarreia (muitas vezes com sangue), e vômito. Se houver febre, ela geralmente não é muito alta, menos de 38,5˚C. A maioria das pessoas fica melhor dentro de 5 a 7 dias. Algumas infecções são moderadas, porém outras são graves e até ameaçam a vida.

As Escherichia coli Shiga Toxigênicas vivem nos intestino de animais ruminantes. A principal fonte da doença em humanos é o gado. Outros tipos de animais, incluindo porcos e pássaros, algumas vezes pegam Escherichia coli no ambiente e podem espalhá-la.

“Staphylococcus aureus”

Reino: Monera

Filo: Firmicutes

Classe: Bacilli

Ordem: Bacillales

Família: Staphylococcaceae

Gênero: Staphylococcus

Espécie: S. aureus

O Staphylococcus aureus é uma bactéria esférica, aeróbia ou anaeróbia facultativa, gram positiva que cresce na forma de cachos de uva. Essa bactéria é considerada pelos médicos um problema, já que, além de provocar infecções, costumam ser encontradas na pele de até 15% dos seres humanos.

É comum termos em nosso organismo, como pele, boca, nariz, intestino, colônias de bactérias que não nos causam doenças, mas é importante frisar que essas bactérias não causam doenças somente enquanto permanecem restritas a esses locais, pois as colônias são verdadeiros reservatórios de bactérias prontas para invadir o corpo todas as vezes que o sistema imunológico estiver fragilizado.

As bactérias encontradas na pele ficam esperando apenas uma lesão para poderem entrar no corpo, e por isso é extremamente importante lavar bem as feridas, pois vários tipos de infecções no organismo são causados pelo Staphylococcus aureus, e o tipo mais comum é a infecção da pele, cuja porta de entrada pode ser até uma pequena mordida de inseto. O Staphylococcus aureus também é responsável por infecções como impetigo, terçol, furúnculo, foliculite, mastite puerperal entre outras.

O Staphylococcus aureus também pode invadir o nosso corpo através de alimentos contaminados com as toxinas da bactéria, provocando intensa infecção intestinal, vômitos e diarreia. Esses alimentos podem ser contaminados na hora de sua manipulação (por pessoas que estejam contaminadas com a bactéria em secreções nasofaríngeas, ou com ferimentos nas mãos, abscessos ou acnes). Produtos que não foram cozidos ou refrigerados adequadamente permitem a multiplicação da bactéria e a produção da toxina.

Uma vez no sangue, o S.aureus pode atingir qualquer órgão. A infecção das válvulas do coração, chamada de endocardite é uma temida complicação das infecções pelo Staphylococus aureus. Uma vez em nosso organismo, o Staphylococcus aureus pode não ficar restrito apenas à nossa pele. Se invadir a circulação sanguínea, poderá atingir qualquer órgão, desencadeando infecções graves, sepse e choque séptico. Uma das infecções mais temidas, provocadas pelo Staphylococcus aureus, é a endocardite, no coração, mas outras infecções possíveis são a pneumonia, a pielonefrite e osteomielite.

Infecções causadas por essa bactéria são tratadas com os derivados de penicilina, e nos casos mais graves é feita a internação hospitalar.

Protozoários:

“Giardia Lamblia”

Reino: Protista

Sub-reino: Protozoa

Filo: Sarcomastigophora

Subfilo: Mastigophora

Classe: Zoomastigophora

Ordem: Diplomonadida

Família: Hexamitidae

Gênero: Giardia

Espécie: G. lamblia

Giardia Lamblia, também conhecida como Giardia Intestinalis, é um protozoário microscópico que pode parasitar o ser humano, instalando-se na região dos intestinos.

É flagelado (se locomove através de flagelos), é um ser microscópico, medindo cerca de 0,017 milímetros. Só podem ser visualizados com uso de microscópios potentes. Existem em duas formas: cistos (ovos) e os trofozoítas (forma adulta). A alimentação ocorre na parede intestinal do hospedeiro, através da absorção dos alimentos. Sua reprodução não é sexual, mas na forma de divisão binária longitudinal.

A pessoa ingere os cistos de Giardia presentes nas fezes de seres humanos portadores do parasita. Esta ingestão pode ser direta (através das mãos) ou consumindo alimentos ou água. A Giardia Lamblia pode habitar o intestino humano Giardíase. Esta doença provoca dores abdominais e diarreias. É responsável também pela má absorção intestinal de nutrientes presentes nos alimentos.

O intervalo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com