TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biologia. Bactérias – Reprodução

Tese: Biologia. Bactérias – Reprodução. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/5/2013  •  Tese  •  2.584 Palavras (11 Páginas)  •  617 Visualizações

Página 1 de 11

Neste trabalho iremos entender a reprodução sobre Vírus, Bactérias, Bananeiras, Peixes, Anfíbios, Reptes, Aves e Mamíferos. Iremos descobrir como se reproduzem...

Vírus – Reprodução

Como já foi visto o vírus são formados por uma cápsula de proteína com o material genético dentro. E eles se reproduzem assim:

1.Um determinado vírus penetra uma célula ( animal ou vegetal) ou insere dentro dela o seu material genético. Por isso dizemos que os vírus são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, pois requerem uma célula para se multiplicarem.

2.Uma vez dentro da célula o vírus se “desmonta” e deixa na célula o seu material genético.

3.Então, ele usa todo o “maquinário” da célula para se reproduzir. As organelas e o DNA da célula hospedeira são usadas.

4.Assim, o vírus “desmontado” faz várias cópias de si mesmo. Os novos vírus rompem a membrana citoplasmática da célula e ficam livres para infectar novas células.

Neste processo alguns vírus deixam uma parte do seu material genético com as células do ser vivo hospedeiro. Acredita-se que , talvez , seja assim que se forme alguns tipos de câncer.

Os vírus também são usados como uma micro -seringa, para colocar o DNA modificado dos alimentos transgênicos de volta para a planta. Assim se modifica o DNA daquela planta – para ficar mais resistente as pragas ( por exemplo) . E se troca o material genético de um vírus ( que infecta a planta) pelo DNA modificado. Deixa-se o vírus infectar o vegetal e pronto… Teremos um vegetal modificado geneticamente.

Bactérias – Reprodução.

A reprodução mais comum nas bactérias é assexuada por bipartição ou cissiparidade. Ocorre a duplicação do DNA bacteriano e uma posterior divisão em duas células. As bactérias multiplicam-se por este processo muito rapidamente quando dispõem de condições favoráveis (duplica em 20 minutos).

A separação dos cromossomos irmãos conta com a participação dos mesos somos, pregas internas da membrana plasmática nas quais existem também as enzimas participantes da maior parte da respiração celular.

Esporulação

Algumas espécies de bactérias originam, sob certas condições ambientais, estruturas resistentes denominadas esporos. A célula que origina o esporo se desidrata, forma uma parede grossa e sua atividade metabólica torna-se muito reduzida. Certos esporos são capazes de se manter em estado de dormência por dezenas de anos. Ao encontrar um ambiente adequado, o esporo se reidrata e origina uma bactéria ativa, que passa a se reproduzir por divisão binária.

Os esporos são muito resistentes ao calor e, em geral, não morrem quando expostos à água em ebulição. Por isso os laboratórios, que necessitam trabalhar em condições de absoluta assepsia, costumam usar um processo especial, denominado autolavagem, para esterilizar líquidos e utensílios. O aparelho onde é feita a esterilização, a autoclave, utiliza vapor de água a temperaturas da ordem de 120ºC, sob uma pressão que é o dobro da atmosférica. Após 1 hora nessas condições, mesmo os esporos mais resistentes morrem.

A indústria de enlatados toma medidas rigorosas na esterilização dos alimentos para eliminar os esporos da bactéria Clostridium botulinum. Essa bactéria produz o botulismo, infecção frequentemente fatal.

Reprodução sexuada

Para as bactérias considera-se reprodução sexuada qualquer processo de transferência de fragmentos de DNA de uma célula para outra. Depois de transferido, o DNA da bactéria doadora se recombina com o da receptora, produzindo cromossomos com novas misturas de genes. Esses cromossomos recombinados serão transmitidos às células-filhas quando a bactéria se dividir.

A transferência de DNA de uma bactéria para outra pode ocorrer de três maneiras: por transformação, transdução e por conjugação.

Transformação

Na transformação, a bactéria absorve moléculas de DNA dispersas no meio e são incorporados à cromatina. Esse DNA pode ser proveniente, por exemplo, de bactérias mortas. Esse processo ocorre espontaneamente na natureza.

Os cientistas têm utilizado a transformação como uma técnica de Engenharia Genética, para introduzir genes de diferentes espécies em células bacterianas.

Transdução

Na transdução, moléculas de DNA são transferidas de uma bactéria a outra usando vírus como vetores (bacteriófagos). Estes, ao se montar dentro das bactérias, podem eventualmente incluir pedaços de DNA da bactéria que lhes serviu de hospedeira. Ao infectar outra bactéria, o vírus que leva o DNA bacteriano o transfere junto com o seu. Se a bactéria sobreviver à infecção viral, pode passar a incluir os genes de outra bactéria em seu genoma.

Conjugação

Na conjugação bacteriana, pedaços de DNA passam diretamente de uma bactéria doadora, o "macho", para uma receptora, a "fêmea". Isso acontece através de microscópicos tubos protéticos, chamados pilé, que as bactérias "macho" possuem em sua superfície.

O fragmento de DNA transferido se recombina com o cromossomo da bactéria "fêmea", produzindo novas misturas genéticas, que serão transmitidas às células-filhas na próxima divisão celular.

Bananeira – Reprodução

assexuada por brotamento , nasce uma nova planta partir do caule e não da raiz. raiz não tem gemas laterais e sem gemas ela não produz folha e morre você tem que plantar caule subterrâneo da bananeira este tem gemas laterais que bererê folhas e fara a o caule vingar e produzir uma nova bananeira mas não é tão fácil assim tem que saber onde cortar e como plantar da para plantar por mudas também e só compra em sítios ou floriculturas

Na realidade, as espécies que consumimos a banana prata, ouro, maçã etc. não possuem sementes, muitas pessoas se enganam com estes pequenos pontinhos.

Aqueles pontos pretos na polpa da banana são apenas óvulos não fecundados, as bananas que cultivamos são estéreis e se reproduzem assexuadamente.

Para plantar uma nova espécie de banana, basta cortar um pedaço do caule e plantá-la em outro local, alguns biólogos adotam o nome de “propagação vegetativa” esse tipo de reprodução das bananeiras. Apenas algumas espécies selvagens possuem sementes

Peixes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com