TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bacterias

Casos: Bacterias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  2.261 Palavras (10 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 10

INTRODUÇÃO A MICROBIOLOGIA

1-Fale sobre microorganismos.

São seres muito pequenos para serem vistos a olho nu importantes para a manutenção e equilíbrio ecológico da Terra. Alguns vivem em seres humanos ou em outros animais e são necessários para a manutenção da saúde destes, outros causam doenças.

2- Comente o trabalho de Louis Pasteur.

A teoria da "geração espontânea", na sua versão inicial, só foi refutada definitivamente no século XIX graças aos trabalhos de Louis Pasteur. Este médico francês, debruçando-se sobre uma doença que dizimava a criação do bicho-da-seda, demonstrou experimentalmente e de forma irrefutável, que germes microscópicos pululam em toda a parte e que as “gerações espontâneas” de microrganismos resultavam, na realidade, da contaminação dos meios de cultura por germes vindos do exterior, isto é, que a vida não surge espontaneamente, mas tem origem em outras formas de vida preexistentes.

3- Vacinação serve para:

Imunidade, que é conferida através da inoculação com uma vacina. Em 1798, Edward Jenner descobriu a vacina contra a varíola. Em torno de 1880, Pasteur descobriu a vacina contra cólera em aves.

4-O que são bactérias?

São seres unicelulares , ou seja, constituídos por uma só célula (procariótica: não possui uma membrana envolvendo os cromossomos).

5-O que justifica a resistência dos micróbios às drogas?

Eles multiplicam-se com rapidez, simplesmente se dividindo por fissão binária, em condições adequadas uma simples célula pode dividir-se a cada 20 min, dando origem a 5 bilhões de células em pouco menos de 11hs.

6-Quais são as 3 formas básicas das bactérias?

Bacilos, cocos e espirilos.

7-O que são fungos?

Organismos heterotróficos com células eucarioticas fundamentais para a ecologia do planeta, atuando lado a lado com as bactérias no processo de reciclagem da matéria e são muito importantes na fabricação de produtos muito consumidos por nós como queijos e pães.

8- Como os fungos obtêm nutrientes para sua sobrevivência?

Por meio da absorção de material orgânico do meio em que vivem, assim como os protozoários.

9-O que são protozoários, algas, vírus e helmintos?

Protozoários são seres eucariontes (núcleo delimitado por carioteca), unicelulares; as algas também são organismos eucariontes uni ou multicelulares, os vírus são entidades acelulares que parasitam as células e os helmintos são os vermes chatos e os redondos.

10- Qual a relação dos micróbios com o bem estar humano?

Eles promovem a reciclagem de elementos vitais, tratamento de detritos, biorremediação (conjunto de processos e estratégias que utiliza as enzimas produzidas por bactérias e fungos para promover a degradação de contaminantes presentes no solo ou nas águas subterrâneas.), controle biológico de pragas (consiste no emprego de um organismo (predador, parasita ou patógeno) que ataca outro que esteja causando danos econômicos às lavouras), biotecnologia moderna (conjunto de técnicas que permite à Indústria Farmacêutica cultivar microrganismos para produzir os antibióticos) e engenharia genética. A decomposição dos cadáveres de animais e plantas mortas depende das bactérias e dos fungos para poder reciclar os elementos para mais seres vivos poderem surgir. Também realizam a fermentação necessária para a fabricação de produtos como vinagres e queijos. Algumas realizam fotossíntese, a fixação do nitrogênio é exclusiva das bactérias dos gêneros Rhizobium e Bradirhizobium e é a única fonte de nitrogênio absorvível para todos os outros seres vivos.

11- O que é uma doença infecciosa?

Aquela na qual o patógeno invade o hospedeiro suscetível. Nesse processo, ao menos uma parte do ciclo vital do patógeno acontece dentro do hospedeiro e a doença freqüentemente ocorre.

12- O que são doenças infecciosas emergentes?

São as doenças identificadas, que surgiram recentemente ou que já existiam, mas que sofrem rápido aumento na incidência ou na extensão geográfica. Acometem tanto os humanos quanto os animais.

CRESCIMENTO MICROBIANO

1- Cite os fatores necessários para o crescimento microbiano.

Físicos: temperatura, PH e pressão osmótica

Químicos: água, fontes de carbono, nitrogênio, minerais, oxigênio e fatores orgânicos de crescimento.

2-Classifique os microorganismos de acordo com a temperatura, ph e pressão osmótica.

As bactérias podem crescem em uma variedade de temperaturas desde muito próximas do congelamento até próximas do ponto de ebulição da água. Aquelas que crescem melhor em temperaturas medianas neste espectro são denominadas mesófilas, as quais incluem todos os patógenos e oportunistas humanos. Aquelas que crescem melhor em temperaturas mais baixas ou mais altas são respectivamente denominadas psicrófilas e termófilas

PSICRÓFILOS: aqueles que têm temperatura de multiplicação entre 0°C e 20°C, com um ótimo entre 10°C e 15°C. multiplicam-se bem em ambientes refrigerados, sendo os principais agentes de deterioração de carnes, pescado, ovos, frangos e outros.

MESÓFILOS: aqueles que têm a temperatura ótima de multiplicação entre 25°C e 40°C, mínima entre 5°C e 25°C, e máxima entre 40°C e 50°C. Os microrganismos mesófilos correspondem à grande maioria daqueles de importância em alimentos, inclusive a maior parte dos patógenos de interesse.

TERMÓFILOS: aqueles que têm temperatura ótima de multiplicação entre 45°C e 65°C, mínima de 35°C e 45°C, e máxima entre 60°C e 90°C. A maioria das bactérias termófilas importantes em alimentos pertence aos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com