TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bactérias

Relatório de pesquisa: Bactérias. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  Relatório de pesquisa  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 2

BACTÉRIAS:

Bactérias são organismos unicelulares, procarióticos, que podem ser encontrados na forma isolada ou em colônias. São microorganismos constituídos por uma célula, sem núcleo celular nem organelos membranares. As bactérias são organismos extremamente adaptáveis e, por isso, extremamente capazes de viver em qualquer ambiente da Terra.

LODO ATIVADO:

O processo de tratamento por lodos ativados é estritamente biológico e aeróbio, no qual o esgoto bruto do afluente e o lodo ativado são misturados intimamente, agitados e aerados, após este procedimento, o lodo formado é enviado para o decantador secundário, onde a parte sólida é separada do esgoto tratado, sendo este último descartado.

O lodo ativado é formado, principalmente de bactérias, algas, fungos e protozoários, sendo as bactérias os microrganismos de maior importância, uma vez que são responsáveis pela deterioração da matéria orgânica e pela formação dos flocos.

CRESCIMENTO DAS BACTÉRIAS:

As bactérias crescem ou se multiplicam de forma assexual por fissão binária ou

cissiparidade. Sendo assim, cada célula, em um determinado intervalo de tempo (tempo de geração) originará duas células semelhantes à célula de origem. Ocorre alongamento da célula, replicação do DNA, invaginação da membrana e da parede celular formando um septo separador.

O tempo de geração (TG) corresponde o tempo necessário à multiplicação bacteriana. Esse tempo varia conforme a espécie em questão e a fase de crescimento ou divisão celular. A Escherichia coli, uma bactéria entérica, apresenta um TG de 20 minutos, enquanto Rhizobium sp., bactéria fixadora de nitrogênio, tem TG de 3-5 horas. A fase de maior crescimento é quando a bactéria está adaptada ao meio e dispõe de nutrientes e fatores ambientais necessários ao crescimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com