TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Banco De Sangue

Exames: Banco De Sangue. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2014  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  585 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução - Banco de Sangue

O Banco de Sangue é um setor de cadastramento de candidatos voluntários à doação de sangue, neste serviço são realizados a coleta e fracionamento de sangue, bem como, a preparação dos hemocomponentes para transfusão, enfim, todo o ciclo do sangue. Este serviço de Hemoterapia tem suas atividades regulamentadas pelos atos legais do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária(ANVISA) e supervisionada pela Vigilância Sanitária Estadual, que abrange até a transfusão. As normas determinadas pelos órgãos responsaveis, visam promover a proteção da saúde da população, com garantia de qualidade em todo o processo no ciclo do sangue. Os bancos de sangue vêm se desenvolvendo cada vez mais, com o objetivo de minimizar os riscos transfusionais. Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado.

No Brasil, qualquer pessoa poderá doar sangue, desde que sejam observadas algumas condições, a fim de garantir a segurança e a qualidade do procedimento: A coleta de sangue para doação consiste na retirada de cerca de 450ml de sangue, através do uso de material descartável, de uso único e estéril. O tempo de permanência do doador no Banco de Sangue, incluindo coleta e triagem, é de aproximadamente 12 minutos

Antes da doação, o candidato irá passar por uma entrevista de triagem clínica, na qual podem ser detectadas algumas condições. Os bancos de sangue procuram a maior semelhança possível do material doado através da compatibilização dos grupos sanguíneos. Outra parte, igualmente importante, é a qualidade sorológica (sorologia do sangue é a pesquisa através de exames laboratoriais de doenças passíveis de serem transmitidas pelo sangue) que possam impedir a doação. Após cada doação serão realizados os seguintes exames no sangue coletado:

 Testes para Hepatite B (anti-HBc, e HBsAg e NAT HBV);

 Hepatite C (anti-HCV e NAT HCV);

 Doença de Chagas (ELISA); Sífilis (ELISA);

 AIDS (anti-HIV 1/2 e NAT HIV);

 HTLV I/II (ELISA).

A rotulagem ocorre após os resultados dos testes. As bolsas reprovadas são descartadas e as aprovadas são identificadas com: nome e endereço do Banco de Sangue, tipagem, fator RH, testes realizados, observações técnicas e identificação que permitam a rastreabilidade do doador. Após, as bolsas liberadas passam para o estoque ficando disponível para transfusão e distribuição aos hospitais. O Banco de Sangue realiza um trabalho de vital importância e para tanto conta com uma equipe multiprofissional sob a coordenação de um médico hematologista conveniado conforme a necessidade e compatibilidade com cada paciente. O profissional legalmente habilitado nesta área poderá exercer todas as atividades inerentes a este campo, com exceção do ato transfusional. A responsabilidade técnica deve ficar a cargo de um médico especialista em Hemoterapia e/ou Hematologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com