TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Implantação do Hemograma banco de sangue

Por:   •  6/5/2015  •  Artigo  •  5.087 Palavras (21 Páginas)  •  393 Visualizações

Página 1 de 21

Nome da Revista[pic 1][pic 2]

Vol. xx , Nº. xx, Ano 2014

Anagessy Oliveira Pinho

Faculdade Anhanguera de Brasília

Ana.agop@gmail.com

Edgard Joab Duarte da Silva

Faculdade Anhanguera de Brasília

Edgardbiomedico@gmail.com

[pic 3]

IMPLANTAÇÃO DO HEMOGRAMA NO DEPARTAMENTO DE HEMOTERAPIA

RESUMO

O departamento de hemoterapia a cada ano tem uma necessidade de candidatos à doação de sangue, porém para ser um doador de sangue é necessária esta seguindo critérios estabelecidos pelo mesmo para se tornar um doador. É imprescindível que os candidatos passem pelos processos de triagem clínicos, para excluir candidatos que não estão aptos à doação de sangue. A triagem clínica consiste também em detectar a anemia com a dosagem de hematócrito e dosagem de hemoglobina. Com base em revisão da literatura o trabalho mostra que a implantação do hemograma no banco de sangue, usado como o método de triagem clínica nos candidatos a doação de sangue, é mais complexo seguro e eficaz, além de servir de dados para qual tipo de anemia acomete os doadores de sangue.

Palavras-Chave: Hematócrito; uso do Hematócrito no banco de sangue, anemia.

ABSTRACT

The transfusion department each year have a need for candidates for blood donation, but to be a blood donor is required is following the same criteria to become a donor. It is essential that candidates pass the clinical screening processes, to exclude candidates who are unable to donate blood. The clinical trial is also to detect anemia by serum hematocrit and hemoglobin levels. Based on literature review the work shows that the implementation of the CBC in the blood bank, used as the clinical screening method in the applicant blood donation, is more safe and effective complex, and serve data to which type of anemia affects blood donors.

Keywords: Hematocrit; use of hematocrit in the blood bank, anemia.


  1. INTRODUÇÃO

O sangue é um tecido conjuntivo que é formado por células e matriz extracelular (plasma). Este tecido circula pelo corpo no interior de vasos sanguíneos, funcionando como sistema circulatório fechado. O sistema circulatório é único graças à função do coração pelo movimento contrátil (TOMIAZZI, 2012).

Sendo que a constituição do sangue total apresentam elementos figurados, como os eritrócitos e leucócitos (neutrófilos, eosinófilo, basófilo, linfócitos e monócitos) e as plaquetas sendo estes representantes da parte sólida. Ainda há o plasma que representa à parte líquida do sangue onde se pode obter o soro, a diferença entre eles é que o plasma possui fatores de coagulação (SOARES et al, 2013).

Por este motivo que o sangue é muito importante, insubstituível, até os dias atuais não foi possível utilizar outro elemento, mesmo sintético, capaz de realizar as trocas gasosas, nutrir os tecidos, oferecer proteção por possuírem células específicas, por esta razão que o ato de doar é de fato uma forma única e importante para o aproveitamento dos hemoderivados e hemocomponentes (MOURA et al, 2006).

Com isso, o departamento de hemoterapia vem investindo mais na estrutura física e qualificações profissionais e principalmente aderindo ao sistema de qualidade como órgãos competentes para garantir segurança para doadores e receptores (NOVARETTI et al, 2009).

E para ser um doador de sangue é necessário apresentar um documento oficial com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação). Menor de idade entre 16 até 18 anos incompletos deverá ter o consentimento formal dos responsáveis. Podendo doar até 69 anos, 11 meses e 29 dias. Ter mais de 50 kg, jejum não necessário, porém deverá evitar alimentos gordurosos nas três horas antes da doação (CARVALHO, 2014).         

Porém para a seleção de doadores na possível doação de sangue, acontece primordialmente pela escolha dos doadores saudáveis. A escolha acontece por meio de triagem clínica com entrevista e exames que propiciam excluir candidatos que não estejam nos valores pré-estabelecidos para a doação de sangue (CARRAZZONE et al, 2004).

Sendo que um dos testes realizados é a pré-triagem que consiste em realizar testes laboratoriais, aferição da temperatura corpórea, pressão arterial, peso, frequência cardíaca e a detecção da anemia (hematócrito e dosagem de hemoglobina) (OLIVEIRA, 2008).

A realização do quando abaixo do normal é útil para detectar anemia sendo mais eficaz quando realizado juntamente com a dosagem de hemoglobina (RODRIGUES,2008), sendo assim a técnica do microhematócrito tem como vantagem utilizar uma pequena quantidade de sangue necessário para a sua avaliação e o curto tempo para seu resultado final (TARCITANO, 2010).

E os departamentos de hemoterapia realizam a dosagem do hematócrito ou de hemoglobina, porém estes podem não ser suficientes para detecção de anemia por deficiência de ferro sem ainda apresentar a anemia (CANÇADO et al, 2001).

 E com a implantação do hemograma na triagem clínica é bem mais útil por ter a capacidade de avaliar de forma quantitativa e qualitativa os elementos que compõem o sangue. Este exame irá analisar os glóbulos vermelhos, hematócrito, hemoglobina (eritrograma), também será realizada a análise dos glóbulos brancos (leucograma) e as plaquetas (plaquetograma) (FERNANDES, 2012).

Além de analisar os índices hematimétricos e a dosagem de hemoglobina que estão incluso no hemograma, que serão os primeiros indicadores para uma possível alteração do ferro no organismo (GROTTO, 2009).

 O objetivo deste estudo foi descrever os métodos de triagem empregados no departamento de hemoterapia, e desta forma apresentar novas metodologias que possam ser empregadas em conjunto como a implantação do hemograma na triagem clínica para os candidatos a doação de sangue.

  1. METODOLOGIA

Para desenvolver este projeto, optou-se por estudos com referências bibliográfica, sites, livros, revistas, artigos (SciELO, PubMed, MEDLINE) no período de 2000 a 2014, regulamento como ANVISA, regulamento interno de todos os departamentos de hemoterapias e biblioteca virtual, baseados em estudos que se buscou informações para elaboração do mesmo no intuito de ser revisado e avaliado para possíveis mudanças ou aproveitamento futuros. Foram utilizadas palavras-chave como: Hematócrito, triagem no banco de sangue, vantagens do hemograma.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.9 Kb)   pdf (350.9 Kb)   docx (748 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com