TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biofisica

Tese: Biofisica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2014  •  Tese  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  330 Visualizações

Página 1 de 2

o O que é hipertensão?

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença.

A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.

A hipertensão é por vezes chamada de “o assassino silencioso”, porque as pessoas que a têm mostram-se com freqüência, isentas de sintomas.

o O que significa a medida da pressão arterial?

Quando a pressão arterial é medida,dois números são anotados, o primeiro refere-se à pressão sistólica e o segundo à diastólica.

Considera-se normal a pressão sistólica menor que 140mmhg e a pressão diastólica menor que 90mmhg.Toda pressão maior ou igual a 140x90 é considerada alta e deve ser tratada adequadamente.

o O que acontece quando a pressão se eleva?

O aumento de pressão arterial indica que o coração está trabalhando mais do que o normal, ou seja, está fazendo mais força para bombear a mesma quantidade de sangue para o resto do corpo.

Portanto, os vasos sangüíneos estão também sofrendo maior pressão. Este aumento de esforço sobrecarrega o coração, que, o tempo, terá menor força para fazer o seu trabalho e fica dilatado. E quanto mais dilatado fica o coração, maior o esforço que ele tem para fazer bombear sangue suficiente para os sintomas de: falta de ar, cansaço e inchaço do corpo.

O aumento da pressão com que o coração bombeia o sangue danifica as artérias, que ficam endurecidas e machucadas. É sobre estas áreas machucadas que se formam as placas de gordura que entopem as artérias. Isso resulta que o coração precisa fazer ainda maior esforço,formando um ciclo vicioso.

o Que fatores podem estar relacionados com a pressão alta?

I. Histórico familiar: pessoas que tem familiares com pressão arterial elevada têm maior chance de serem hipertensos.

II. Sal: a ingestão excessiva de sal predispõe ao aumento da pressão arterial.

III. Obesidade: pessoas com excesso de peso têm maior probabilidade de desenvolver a hipertensão. O ideal é procurar saber qual é o seu peso normal em relação a sua idade, altura e sexo. Se você estiver acima deste peso, consulte seu médico sobre um programa de exercícios e dieta adequada para uma perda gradual de peso.

IV. Diabetes: pessoas com diabetes muitas vezes também sofrem de hipertensão. Esta combinação aumenta o risco de doenças cardiovasculares.

V. Abuso de álcool: estudos demonstram que o abuso de álcool pode estar associado à pressão alta.

VI. Vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com